Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Lançamento da 3ª Edição do Projeto A Hora das Letras
Livro Antologia Juvenil
Helio Teixeira Leite

Resumo:
Importância da leitura, da produção textual. Projeto A Hora das Letras, Livro Antologia Juvenil.

Senhoras e senhores, boa noite.

Quero registrar a satisfação com que participo do lançamento da 3ª Edição do Livro A Hora das Letras.
Não muito longe, nas brumas do tempo, uma equipe de técnicos do Viva Cidadão era designada para construção de uma nova cartela de serviços para o Viva Cidadão. Naquela época começava a surgir o Centro de Fomento ao Desenvolvimento Social, Econômico e Cultura da Baixada Maranhense. O Viva Cidadão já recolhido pela população como um órgão de emissão de documentação básica, como o Centro de Fomento, passou a desenvolver ações de fomento ao desenvolvimento local. Preciso foi o desenho e efetivação de uma teia de parceria que somando esforços de vários órgãos governamentais e não governamentais deu inicio a um conjunto de atividades.
O núcleo de Desenvolvimento Social e Econômico que tem a finalidade de fomentar a geração de renda e o desenvolvimento econômico local e o Núcleo de Desenvolvimento Cultural que desenvolve atividades voltadas para a cultura, são partes integrantes, desse Centro de Fomento.
A criação do Centro de Fomento é ideia de uma das mais ilustres filhas das terras de São Bento Velho, Graça de Maria Pinheiro dos Santos Jacintho que é Gerente do Viva Cidadão. Miriam Leocádia Pinheiro Angelim, outra ilustre filha dessas veredas, também contribui – de forma criativa – com o desenvolvimento das ações do Núcleo Cultural do Centro de Fomento.
Ideias para si tornarem obras palpáveis precisam de homens e mulheres competentes, comprometidas na construção do novo, na edificação de um trabalho diferenciado. Renan de Jesus Rodrigues, Neuba dos Remédios Pereira, Josivane Pereira Mendonça, Carlos Bruno Moraes Melo, Tatiane Silva Cruz, Ione de Jesus Costa Amorim, Maria Odilene de Almeida Mendes e Eloise Ribeiro Viegas Silva, foram e alguns continuam sido esses homens e mulheres empenhados na consubstanciação dessas ideias.
Além dessas ilustres personalidades, já citadas, que contribuíram e fazem acontecer o Centro de Fomento, uma merece – por mim – um agradecimento especial. Elvys Rivelino de Jesus Barros Melo, que durante mais de 04 anos foi o Chefe do Centro de Fomento, atualmente ele é o Coordenador da Unidade do Viva Cidadão de São Bento, esse gestor tem contribuído de forma competente, no desenvolvimento das ações de fomento ao desenvolvimento social, econômico e cultural de São Bento. Ele é homem trabalhador, dedicado, afeito a enfrentar desafios.
Ao longo dos 04 anos de funcionamento do Centro de Fomento, foram realizados Seminários de sensibilização no Povoado Polo da Conceição, Sororoca, São Jeronimo, Guarapiranga, São Roque, São Miguel, Outeiro de Maria Justina, dentre outras localidades. Parceria com o SEBRAE-MA oportunizou a realização do Curso de Meliponicultura e Aprender a Empreender. O SENAR-MA, Prefeitura de São Bento, Patronato da Sagrada Família, UEMA (Polo de São Bento) foram parceiros que contribuíram para a realização dos cursos de Agricultura Orgânica, Aproveitamento de Fibra de Buriti, Fibra de Bananeira, Doces e Salgados, Transformação de Mandioca, Piscicultura, Cerâmica Artística, Culinária do Mel, Saúde da Mulher, Artesanato em Garrafa Peti, Aplique e bordado, corte e costura, dentre outros cursos de capacitação profissional.
Implantados, oficialmente em 2011, Os projetos A HORA DAS LETRAS e Chá Literário, trazem como objetivo o estimulo ao desenvolvimento da leitura e produção textual, nas escolas públicos e filantrópicas do município. Como estratégia de sustentação e desenvolvimento do alunado, foram realizadas oficinas de português e produção textual, ministradas por técnicos do Viva Cidadão e pelos professores da rede estadual e municipal. Ainda como atividades do Núcleo de Desenvolvimento Cultural, tivemos as oficinas de Contares de Historia e Se a Escola Fosse Minha. Seminário sobre Combate a Exploração Sexual de Menores, Seminários e Exposições sobre a Obra de Josué Montello, Projeto Cine Escola Itinerante, Projeto Serenata da Prosperidade, Projeto Vídeo de Bolso, Formação Teatral, Percussão de Tambor de Crioula, Formação de Grupo de Tambor de Crioula. Projeto Mil Livros (este em parceria com a Academia São-bentuense – outra grande parceira do Centro de Fomento).
Hoje, senhoras e senhores, estamos aqui reunidos para o lançamento de mais uma obra do Projeto A Hora das Letras. Em 2011, lançamos o livro São Bento de Peris: eu conto a tua historia. Em 2012, foi a vez de S.O.S: salve o que é nosso. Antologia Juvenil – livro hoje publicado – teve 180 textos concorrendo, sendo selecionados 78 textos, trás como a arte da capa trabalho da artista pública Rita de Cássia. A Escola Técnica de São Bento, Escola Antônio Dias, Escola Dom Luís de Brito, CEMP Newton Belo, Escola Dom Francisco, Escola Benedito Moniz, Complexo Educacional João Piamarta, são as entidades estudantis que tiveram textos selecionados de seus respectivos alunos.
Nossos agradecimentos aos diretores, professores e servidores essas escolas que contribuíram para o sucesso do projeto A Hora das Letras e em especial para a produção do livro Antologia Juvenil.
Senhores e senhoras escritores do livro Antologia Juvenil: ler e ampliar a visão para além de muitas fronteiras no mundo do homem, no mundo mental e no espiritual. Quem ler fundamenta o pensar, sabe fala e agir. Quem ler tem poder de domina à escrita Tem o poder de fazer, de mudar, de construir, de inovar. Quem escreve eterniza ideias, ações, conquistas, desafios. Desejo que vocês escritores possam continuar trilhando nas veredas da leitura e da escrita e assim, possam ser filhos ilustres dessa terra sagrada e consagrada a literatura e demais formas de arte. Possam contribuir para uma São Bento, para um Maranhão e para um Brasil cada vez melhor mais justo, mais digno, que tem a honestidade, a moral e a ética como fundamentos de sustentabilidade.
Senhores e senhora, não irei mais me alonga nas palavras, entretanto, preciso registrar que este momento é impar para minha vida profissional. Estou findando um ciclo como gestor do Viva Cidadão, muito aprendi, contribui para o serviço público com qualidade e humanizado. Conhece pessoas excepcionais como ser humano, como profissionais. O amanhã está sendo tecido pelo Criador, sigo em frente, levo sementes do Viva Cidadão para serem semeadas em outros campos do serviço público, porque sou – por excelência um servidor público.
A todos meus votos de Paz, Saúde, Amor, Prosperidade, Alegrias no ano que se avizinhas.
Boa Noite.


Biografia:
Artista Plástico, Engenheiro Agronomo, Bacharel em Direito,poeta, Especialista em Administração Pública, Especialista em Gestão Estratégica de Serviços.
Número de vezes que este texto foi lido: 52851


Outros títulos do mesmo autor

Cartas TRIBUTO AOS MORTOS Helio Teixeira Leite
Contos A VAIDADE VESTIDA DE VIRTUDES Helio Teixeira Leite
Contos A INVEJA Helio Teixeira Leite
Poesias ENTRE O RUMOR DAS SELVAS SECULARES Helio Teixeira Leite
Cartas A SECA DO SUL E DO NORTE Helio Teixeira Leite
Discursos Lançamento da 3ª Edição do Projeto A Hora das Letras Helio Teixeira Leite
Discursos GUERRA E PAZ - a luta entre Hades e Hélio Helio Teixeira Leite
Crônicas CIVILIZADO - eu sou. Helio Teixeira Leite
Artigos ALCÂNTARA DO MARANHÃO Helio Teixeira Leite
Cartas SOU UMA ESTRELA Helio Teixeira Leite

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 19.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69005 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57916 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56753 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55827 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55095 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55035 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54920 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54881 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54799 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54776 Visitas

Páginas: Próxima Última