Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O Que é a Metáfora Não Apagar o Espírito?
Calvino

Por João Calvino

“Não apagueis o Espírito.” (I Tessalonicenses 5.19)

“Não extingais o Espírito”. Essa metáfora é derivada do poder e natureza do Espírito; porque, como é o próprio ofício do Espírito iluminar o entendimento dos homens, e como ele é por causa disso chamado a nossa luz, é com propriedade que nos é dito que nós o extinguimos, quando fazemos nula a sua graça. Há alguns que pensam que é a mesma coisa que é dita nesta cláusula e a que a sucede. Assim, de acordo com eles, extinguir o Espírito é precisamente o mesmo que desprezar as profecias. Como, porém, o Espírito é apagado de várias maneiras, eu faço uma distinção entre essas duas coisas - que temos uma declaração geral, e uma particular. Pois, embora o desprezo de profecias é uma forma de apagar o Espírito, mas também extinguem o Espírito aqueles que, em vez de aumentarem, como deveriam, cada vez mais, pelo progresso diário, as faíscas que Deus acendeu neles, pela sua negligência, anulam os dons de Deus. Esta advertência, portanto, para não extinguir o Espírito, tem uma extensão mais ampla de significado do que aquele que o aplica apenas a não desprezar profecias. O significado do primeiro é: "Ser iluminado pelo Espírito de Deus. Veja que você não perca a luz através de sua ingratidão." Esta é uma advertência extremamente útil, pois vemos que aqueles que uma vez foram iluminados (Hebreus 6.4) quando rejeitam tão precioso dom de Deus, ou, fechando seus olhos, se deixam conduzir seguindo a vaidade do mundo, são atingidos com uma cegueira terrível, de modo a se tornarem um exemplo para os outros. Devemos, portanto, estar em guarda contra a indolência, pela qual a luz de Deus é sufocada em nós.
Aqueles, porém, que inferem a partir disso que se trata da opção do homem, apagar ou acalentar a luz que lhe é apresentada, detratam, deste modo, a eficácia da graça, e exaltam os poderes do livre arbítrio, baseando-se em falsos fundamentos. Pois, embora Deus trabalhe eficazmente em seus eleitos, e não se limita a apresentar a luz a eles, senão que faz com que eles vejam, abrindo os olhos do seu coração, e os mantendo abertos, todavia, como a carne é sempre inclinada à indolência, tem necessidade de ser agitada por exortações. Mas o que Deus manda pela boca de Paulo, ele realiza interiormente. Nesse meio tempo, é nossa parte pedir ao Senhor, que ele forneça óleo para as lâmpadas que ele acendeu, para que ele possa manter o pavio puro, e até aumentá-lo.

Traduzido e adaptado por Silvio Dutra.


Este texto é administrado por: Silvio Dutra
Número de vezes que este texto foi lido: 59423


Outros títulos do mesmo autor

Artigos O Amor Fraternal Calvino
Artigos A Bíblia é a Palavra de Deus Calvino
Artigos Chamados para a Santificação Calvino
Artigos Crescendo no Amor Mútuo Calvino
Artigos Orando Muito Dia e Noite Calvino
Artigos O Sentido da Vida Calvino
Artigos Testemunho da Fé e do Amor Calvino
Artigos Ordenados para Vencer as Tribulações Calvino
Artigos O Cuidado Pastoral de Paulo Calvino
Artigos A Preocupação de Paulo com as Igrejas Calvino

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 215.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
RECORDE ESTAS PALAVRAS... - MARCO AURÉLIO BICALHO DE ABREU CHAGAS 61660 Visitas
Fragmento-me - Condorcet Aranha 61608 Visitas
RODOVIA RÉGIS BITTENCOURT - BR 116 - Arnaldo Agria Huss 61492 Visitas
🔵 SP 470 — Edifício Itália - Rafael da Silva Claro 61072 Visitas
O Banquete - Anderson F. Morales 59992 Visitas
ABSTINENCIA POÉTICA - JANIA MARIA SOUZA DA SILVA 59987 Visitas
a historia de que me lembro - cristina 59972 Visitas
Meu desamor por mim mesmo - Alexandre Engel 59958 Visitas
Colunista social português assassinado por suposto namorado - Carlos Rogério Lima da Mota 59927 Visitas
O tempo todo tempo - André Francisco Gil 59884 Visitas

Páginas: Próxima Última