Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
PAC, RAABE, BEBEL,BEBÊS
Lasana Lukata


Junho… Os bebês que nasceram em janeiro estarão completando 6 meses de vida. Uns já engatinhando e sentando, outros ainda agarrados no colo da mãe ou do pai.
Um bebê que também está fazendo 6 meses e não quer largar o colo do pai é o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Esse é o segundo filho político de Lula. O primeiro, “Espetáculo do Crescimento”, todos vimos o bichinho morrer por falta de alimentação. Agora esse novo bebê... Acho que esse PAC foi trocado na maternidade. É mister uma pulseirinha eletrônica nesses bebês.
O PAC mal nasceu e no seu segundo mês de vida já levou umas palmadas do jornal britânico “Financial Times’ que não considera o Brasil um país emergente como a Rússia, Índia e China que vem tendo um crescimento significativo”. Embora grupos e jornais falem do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), para o jornal só existe o RIC porque do seu ponto de vista o Brasil parece mais uma “economia submersa” do que emergente. E submersas vivem as lulas gigantes, há pouco tempo capturamos uma de uns 12 metros. Se o “Financial times” não estivesse preso à linguagem jornalística, poderia dizer, literatura, que o Brasil é uma lula gigante no fundo do mar, mas de que adianta gigantes no fundo do mar? Sem ser anfíbio? É preciso emergir, continuar lula, porém, tornar-se outro tipo de lula, lula voadora, li nos livros, voa 45 metros sobre as águas, parecida com o avião Concorde que a França aposentou. Uma lula no fundo do mar, mesmo sendo gigante pela própria natureza não consegue escapar de todos os predadores: se escapa da inflação; da dívida externa, é dilacerada pelos muitos dentes dos cachalotes dos juros e enquanto nos outros países as luas se alternam, no céu brasileiro é sempre lua minguante porque o “Bolsa Família” é lua minguante.
Ainda hoje ouço dizer que rato depois de velho cria asas, vira morcego e muitos esperam que tartaruga vire coelho, mas talvez o Lula esteja na estratégia de Josué. Josué é o personagem bíblico que para derrubar as Muralhas de Jericó, recebeu a receita de um Anjo: Dar uma volta em torno de Jericó por 6 dias e no 7o dia dar 7 voltas e o povo gritar com grande grita, mais as buzinas... A estratégia funcionou, as muralhas caíram e só se salvou a prostituta Raabe.
Veja que o Anjo ensinou a começar tartaruga e terminar coelho, um rato com asas. Asa é símbolo de velocidade. Começa com pouco e depois aumenta. Lula vem trazendo aí 2 bilhões para o Rio de Janeiro, isso é só a primeira volta em torno da Muralha do Descaso; ainda faltam mais 5 dias de uma volta e o 7o dia com 7 voltas, totalizando 13, pode ser 13 bilhões, é pouco, mas ajuda. Se for assim a lula gigante pela própria natureza vai se deslocar do submerso “Financial Times” para a superfície e se tornar a tão sonhada Pátria lula voadora. Só tem que ter cuidado com os mísseis russos e norte-americanos e o aquecimento global pode ser outro.
Quem sabe não apareceu um Anjo desse em Brasília, aquela terra positiva, tão positivista, que, para pisar lá, temos que tirar as sandálias dos pés porque o lugar é Santo e assim o PAC esteja dando uma volta por dia? Uma volta em mim, outra volta em você... E no 7o, dia dará uma volta em todo mundo?!
Lembro que na minha cidade a principal praça foi reformada e na placa estava lá o valor da obra: 700 mil reais. O povo, principalmente as prostitutas, ficou rodeando a praça, curioso para ver o que dava para fazer 700 mil. O prefeito havia erguido uma muralha de tapumes e ninguém via nada. Um mistério, mas de tanto rodearmos a muralha caiu e o espanto foi geral porque nada havia mudado a não ser a tinta nova e o chafariz, doado pelo bonzinho Ronald’s Mcdonald’s, afirmavam as prostitutas. E aí a notícia de que o PAC da ciência vai liberar R$ 40 bi é para termos cuidados para a ciência não produzir um chafariz doado por um anjo. O anjo que apareceu a Josué era o Anjo do Senhor, mas o que tem aparecido em Brasília parece muito com o anjo do senhor das empreiteiras. Este anjo é quem faz a troca dos bebês nas Maternidades da Política.
Enquanto isso, a prostituta Bebel da vida real morre de inveja ao ouvir os crentes pregar romanticamente a história da prostituta Raabe e insiste na esperança de um dia aparecer em sua vida, um Josué que a salve do submerso calçadão com um PAC das prostitutas.


Biografia:
Lasana Lukata é poeta, escritor por usucapião, São João do Meriti, RJ.
Número de vezes que este texto foi lido: 52871


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas AS MOEDAS DE 25 CENTAVOS Lasana Lukata
Crônicas A SACOLA REGINALDA Lasana Lukata
Crônicas As Ferramentas do Escritor Lasana Lukata
Crônicas O DOM DA METAMORFOSE Lasana Lukata
Crônicas Doidonas Inversões Lasana Lukata
Crônicas Ocultação de Cadáver Lasana Lukata
Crônicas SÍSIFOS NOS INFERNOS Lasana Lukata
Crônicas A Guerra só vence por fora Lasana Lukata
Crônicas PRÊMIO BAIXADA 2007 Lasana Lukata
Crônicas TEM BOI NA LINHA Lasana Lukata

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 71 até 80 de um total de 88.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Minha mãe - Ivone Boechat 53535 Visitas
Mulheres - Ana Maria de Souza Mello 53535 Visitas
"Caminantes" - CRISTIANE GRANDO 53530 Visitas
Minha Amiga Ana - J. Miguel 53530 Visitas
A Mãe do Prefeito - José Ernesto Kappel 53526 Visitas
Espelho - Aline Fernandes 53520 Visitas
Opinião - valmir viana 53517 Visitas
QUEM É JESUS? ESTE DESCONHECIDO? - Henrique Pompilio de Araujo 53503 Visitas
"Fluxus" em espanhol - CRISTIANE GRANDO 53502 Visitas
Na areia - Ana Mello 53500 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última