RODA DE LEITURA OLIVIA SERRANO
Para que o aluno seja um ser ativo e participativo na construção da sua aprendizagem, é necessária que o professor esteja sempre do seu lado auxiliando, a roda de leitura são uns dos recursos valiosos para se aplicar em sala de aula, é um completo e apoio ás lições das diferentes disciplinas, ministradas e suas interligações e afinidades que pode ser trabalhada de forma interdisciplinar.
A roda de leitura bem aplicada amplia o repertório interativo do aluno aumentando sua capacidade de interferir de forma ativa e construtiva no ambiente escolar e sócio social para formar cidadãos, autônomos, solidários e participativos, È necessário o professor saber escolher os livros que serão manuseados pelos os alunos, que o professor esteja atento aos conteúdos moral e ético das leituras escolhidas, que poderá ser trabalhada de forma proveitosa.
Como animador fundamental nas rodas de leitura, o professor deverá ter alguns conhecimentos da situação que será analisado, apresentar dinâmica para trabalhar em grupo ou individual, empenhar-se para que o aluno não desamine e nem desvie dos objetivos propostos na leitura, ajudando a identificar a situações problemas percebidas no texto e chance de pensar e falar livremente. Essas são algumas maneiras de ajudar a trabalhar com os alunos a roda de leitura que irá contribuir para que hoje é considerado um problema e transforme-se amanha em solução.
Encarar esse desafio é preparar o cidadão desde infância para pensar e enfrentar individual ou coletivo os problemas resultantes da diversidade da cultura....
.
|