Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A CULPA É DOS OUTROS
Lairce Cardoso


“A culpa é minha e eu a boto em quem eu quiser.” Assim muitos pensam e agem.
Recentemente, li um artigo sobre “a danada da culpa” escrito por um psicólogo e, na sua concepção errar é humano, botar a culpa nos outros é estratégico.
Será? Mas o autor concluiu seu artigo esclarecendo que a culpa é inerente ao humano e colocá-la no outro também. Tudo teve início com a criação da humanidade, lá em Gênesis, no Jardim do Éden, e perpetua até os dias atuais.
Aí achei interessante, porque, na verdade Adão colocou a culpa em Eva. Esta, por sua vez, culpou a serpente, que se pudesse, provavelmente, teria culpado o Criador. Hoje, culpamos a mãe, o pai, o professor, o governo, o médico, o cônjuge, o chefe ou quem estiver disponível no momento.
Desde muito cedo aprendemos a escolher um culpado para nossas falhas. Quando criança é quase automático apontar o dedinho inquisidor para a outra: “Foi ela quem começou!”
Millôr Fernandes disse que "errar é humano, colocar a culpa nos outros é mais ainda." Infelizmente isso é verdade. Muitos não perdem uma oportunidade para colocar a culpa nos outros, desde as coisas mais corriqueiras até ações que poderão provocar desdobramentos absurdos.
Afinal de contas, apontar um culpado é muito mais fácil; custoso mesmo é assumir a danada da besteira feita, sustentar o erro e admitir sua culpa.
Todos erram; no entanto, admitir o erro e ter a coragem de corrigi-lo não é nada vergonhoso, pelo contrário, demonstra sinal de aprendizado, de amadurecimento e de fibra. Colocar a culpa nos outros é indecente e evidencia a incompetência, egoísmo e imaturidade da pessoa.
“Um rapaz, que estava dirigindo alcoolizado, morreu ao ultrapassar um sinal fechado e bater em um poste. Seu pai, muito triste, e ao mesmo tempo revoltado, disse à esposa que iria descobrir o local onde o filho esteve bebendo na noite do acidente, pois iria processar o dono do estabelecimento. Ao abrir o armário para pegar seu casaco, o homem encontrou um bilhete do filho, que dizia: “Pai, peguei algumas bebidas da sua adega para comemorar a vitória do nosso time. Espero que o senhor não fique bravo comigo. Até mais tarde!”
Principalmente quando causa dor, a caça ao culpado torna-se mais evidente, e comumente esquecemos-nos de analisar se o nosso comportamento não contribuiu para aquela situação. Antes de culpar alguém, é necessário tomar muito cuidado para não ser injusto.
De outro lado, existem os que passam a vida se chicoteando, batendo no peito e repetindo a máxima “minha culpa, minha tão grande culpa”, e vivem arrastando-se como se todos os problemas do mundo acontecessem pelo simples motivo de sua existência.
Se pudesse voltaria ao passado para remediar as bobagens cometidas no presente. É uma pena, mas isto é possível apenas nas produções cinematográficas. Na verdade, revirar o passado em busca de alternativas parece que livrará do fardo que faz perder o sono, mas isso é mera ilusão, porque provavelmente teria que retornar ao passado do passado para resolver outras questões, e assim sucessivamente.   
Como isso não é possível, o melhor é cuidar do que nos resta: a oportunidade de aprendizado, porque erros fazem parte da vida e errar não é sinônimo de fraqueza, ao contrário, assumir seus erros e aprender com cada desacerto ainda que não seja seu, torna-o bravo.
Ficar martelando dia e noite a procura de culpados ou de justificativas que expliquem seu equívoco, não trará nenhum conforto; pelo contrário, a loucura, cedo ou tarde, baterá à sua porta.
“A culpa se senta como um urubu nos ombros de todos nós" − disse o psicólogo. − "Ninguém está livre de sentir culpa, ela é inerente a nossa vida.”

Muito bem, se não podemos nos livrar dela, também não precisamos nos crucificar por causa dela. Mesmo porque, com culpa ou sem culpa, a necessidade faz o sapo pular, então, aproveite a ocasião para converter a danada da culpa em algo mais construtivo, como a responsabilidade, por exemplo


Biografia:
Lairce Aniceto Cardoso da Silva nascida na cidade de Paranapuã-SP, em 15 de Julho de 1963 , filha de Libero Aniceto Cardoso e Lindaura Rosa Cardoso ,casada com Alcir Rodrigues da Silva e mãe do Lucas Otávio Cardoso da Silva. Coordenadora de Recursos Humanos e amo escrever. Todos os meus textos são histórias a partir da minha experiência pessoal na vida, de interpretações de textos de autores que admiro ou de pesquisas. Escrevi "Coisas Corriqueiras" que espero ter a oportunidade de promover o lançamento ao público.
Número de vezes que este texto foi lido: 52807


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A CULPA É DOS OUTROS Lairce Cardoso
Crônicas PAIS ANTIGOS X PAIS MODERNOS Lairce Cardoso
Crônicas A CULPA É DOS OUTROS Lairce Cardoso


Publicações de número 1 até 3 de um total de 3.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68977 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57898 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56720 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55799 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55054 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54978 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54856 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54845 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54747 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54717 Visitas

Páginas: Próxima Última