Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
PAIS ANTIGOS X PAIS MODERNOS
Lairce Cardoso

Sou católica por tradição familiar e, para mim, domingo sem macarrão e sem missa não é domingo.
Hoje, no dia dos pais, em sua homilia, o padre emocionou-me com sua fala tão iluminada: “Os pais modernos, na ânsia de dar aos filhos tudo o que não tiveram, se esquecem de dar tudo o que tiverem: o respeito aos mais velhos, a obediência e a renúncia ao supérfluo em sinal de gratidão pelo trabalho de seus pais. Mais que ensinar, esquece de vivenciar com seus filhos atitudes que promovam o amor na família e o valor aos princípios morais que formam o caráter do indivíduo.”
Lembrei-me de meus pais, pessoas muito simples, mas plenamente iluminadas e sábias. Com poucos recursos e estudo, conseguiram educar seus filhos, e olha que são muitos, construindo uma família com bons preceitos e muito amor.
Meu pai dizia que velho é o diabo, a gente só amadurece, e que só alcançaríamos o nosso amadurecimento quando tivéssemos a capacidade de educar filhos. Hoje, entendo muito bem o que dizia.
Educar exige muito desprendimento e abnegação, principalmente quando queremos que nossas atitudes sejam exemplos dignos de serem imitados.
Sem sombra de dúvidas, tenho pelos meus pais muita admiração pela firmeza com que conduziram as questões da família, porém, senti muito a falta do colo gostoso que hoje os netos desfrutam com tanta naturalidade e do espaço para uma boa conversa.
Comparando as minhas experiências com os amigos que são pais, percebo que vivemos num verdadeiro conflito de gerações. Por vezes, nos espelhamos nos pais que queríamos ter e vamos de um extremo ao outro, do oito ao oitenta, buscando alternativas de acertos.
Por vezes, somos mais delicados com os filhos, tolerantes e cordatos, mas, por outro lado, muito mais inseguros e, em alguns momentos, sinto até que somos os pais mais tolos de toda a história.
Assim como eu, praticamente todos os pais da minha geração vivenciaram a mesma situação e, de verdade, sinto que somos a última geração de filhos que obedeceram aos seus pais e a primeira geração de pais que obedecem a seus filhos. A última geração que sentiu medo dos pais e a primeira a temer os filhos.
A última geração que respeitava e obedecia prontamente os pais, seja por admiração ou medo, e os primeiros a ser permissivos à falta de respeito e de obediência dos nossos filhos.
É certo que hoje, mais do que nunca, lidamos com crianças muito mais espertas, ousadas, agressivas e poderosas.
Isso explica o esforço de muitos pais em serem, antes de tudo, “amigos”, e dar tudo a seus filhos. Meu pai não tinha o menor temor em repetir, incessantemente, “não sou seu amigo, sou seu pai”. E ele era.
Não tenho dúvidas de que o grande desafio para os pais é ter a capacidade de guiar seus rebentos enquanto não sabem para onde vão. É preciso estar à frente liderando-os e não atrás, carregando-os e rendidos às suas vontades.
A fórmula para isso? Estou aprendendo ao longo de minha caminhada, mas procuro apenas dar ao meu filho a oportunidade de confiar em minha integridade para orientá-lo enquanto necessário.
Aprendi com o tempo que limite é a direção que meu filho necessita para trilhar um bom caminho, que liberdade excessiva só o torna caprichoso. Aprendi que ele é como pedra bruta e das minhas mãos virá parte da lapidação que o transformará em jóia rara.
Rezo para que as novas gerações dêem mais créditos à instituição familiar e parem de se afogar no desamor e no descontrole como está acontecendo atualmente, vivendo à deriva, sem parâmetros nem destino.


Biografia:
Lairce Aniceto Cardoso da Silva nascida na cidade de Paranapuã-SP, em 15 de Julho de 1963 , filha de Libero Aniceto Cardoso e Lindaura Rosa Cardoso ,casada com Alcir Rodrigues da Silva e mãe do Lucas Otávio Cardoso da Silva. Coordenadora de Recursos Humanos e amo escrever. Todos os meus textos são histórias a partir da minha experiência pessoal na vida, de interpretações de textos de autores que admiro ou de pesquisas. Escrevi "Coisas Corriqueiras" que espero ter a oportunidade de promover o lançamento ao público.
Número de vezes que este texto foi lido: 52809


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A CULPA É DOS OUTROS Lairce Cardoso
Crônicas PAIS ANTIGOS X PAIS MODERNOS Lairce Cardoso
Crônicas A CULPA É DOS OUTROS Lairce Cardoso


Publicações de número 1 até 3 de um total de 3.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68978 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57900 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56722 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55801 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55057 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54980 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54856 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54848 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54749 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54719 Visitas

Páginas: Próxima Última