Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A Fonte de Água que Salta para a Vida Eterna
John Owen

Onde não existe o hábito da santidade pela presença da nova natureza recebida do Espírito Santo, não há qualquer dever de santidade, senão, onde somente haja uma disposição em um coração santificado voltado para isto.
Há um respeito a todos os mandamentos de Deus. Alguns deles podem ser mais contrários às nossas inclinações naturais do que outros, alguns mais avessos aos nossos interesses seculares, alguns são cumpridos com mais dificuldades e desvantagens do que os outros; e alguns podem ser ​​muito perigosos pelas circunstâncias de tempos e épocas em que vivamos. Todavia, se há um gracioso princípio em nossos corações, isto igualmente nos inclinará e disporá a cada um dos mandamentos em seu devido lugar e época.
E a razão disto é, porque sendo uma nova natureza, ela igualmente nos inclina a tudo o que pertence a ela, assim como a praticar todos os atos de santa obediência. Porque cada natureza tem uma igual propensão a todas as suas operações naturais. Daí o nosso Salvador provou o jovem rico, que fez um relato dos seus deveres e justiça, como alguém que estava ligado à satisfação dos seus interesses seculares e mundanos. Isto imediatamente o extraviou, e evidenciou que tudo o que ele tinha feito, não provinha de um princípio interno da vida espiritual divina. Qualquer outro princípio ou causa de deveres e obediência, dará lugar a uma reserva habitual de uma coisa ou outra que é contrária ao mesmo. Isto admitirá em qualquer caso a omissão de alguns deveres, ou a comissão de algum pecado, ou a retenção de alguma luxúria. Então Naamã, que jurou obediência em sua convicção do poder do Deus de Israel, não obstante, mediante a pressão de seu interesse mundano, teve uma reserva para se encurvar na casa do falso deus Rimom. Assim, omissões de deveres que são perigosos, numa forma de profissão, ou reserva de alguns afetos corrompidos, o amor do mundo, a soberba da vida, serão admitidos em qualquer outro princípio de obediência, e isto habitualmente. Pois, mesmo aqueles que têm este princípio espiritual real da santidade, podem ser surpreendidos em omissão de deveres, comissão de pecados, e numa indulgência temporária aos afetos corrompidos. Mas habitualmente, eles não podem ser assim. Uma reserva habitual para qualquer coisa que é pecaminosa ou moralmente má, é eternamente inconsistente com este princípio da santidade. Luz e escuridão, fogo e água não podem ser reconciliados. E nisto o princípio de santidade é diferenciado de todos os outros princípios, razões, ou causas, sobre as quais os homens podem exercer deveres de obediência em relação a Deus.
Assim, este princípio da nova natureza dispõe o coração aos deveres de santidade constante e uniformemente. Aquele em quem isto está sempre presente, terá sempre o temor do Senhor todos os dias. Em todos os casos, em todas as ocasiões, estará igualmente disposto aos atos e a uma mente de santa obediência. É verdade, que os atos da graça que procedem a partir dele, estão em nós, por vezes, mais intensos e vigorosos do que em outras épocas. É assim também, que somos às vezes mais vigilantes e diligentes do que nós somos, em algumas outras ocasiões. Além disso, há épocas especiais em que nos reunimos com maiores dificuldades e obstáculos de nossas paixões e tentações que o normal, em que esta santa disposição é interceptada, e impedida, mas, não obstante, todas estas coisas, que são contrários a ela, e obstrutivas de suas operações, em si mesma e em sua própria natureza, isto estará atuando constante e uniformemente, inclinando a alma em todos os momentos e em todas as ocasiões, aos deveres de santidade. O que quer que falhe é acidental a ela. Esta disposição é como um fluxo que se levanta igualmente de uma fonte viva, assim como nosso Salvador o expressa em João 4.14. “fonte de água viva que salta para a vida eterna." Este fluxo passando em seu curso pode se encontrar com as oposições, que tanto podem pará-lo ou desviá-lo por uma temporada; mas suas águas ainda avançam continuamente. Com isto a alma sempre permanece diante de Deus, e caminha continuamente sob Sua visão.

Texto extraído do tratado de John Owen, intitulado A Obra Positiva do Espírito na Santificação dos Crentes, traduzido e adaptado pelo Pr Silvio Dutra.


Este texto é administrado por: Silvio Dutra
Número de vezes que este texto foi lido: 52810


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Hebreus 3 - Versos 1 e 2 – P4 John Owen
Artigos Hebreus 3 - Versos 1 e 2 – P3 John Owen
Artigos Hebreus 3 - Versos 1 e 2 – P2 John Owen
Artigos Hebreus 3 - Versos 1 e 2 – P1 John Owen
Artigos Santificação, um Trabalho Progressivo – Parte 2 John Owen
Artigos Santificação, um Trabalho Progressivo – Parte 1 John Owen
Artigos Hebreus 2 - Versos 5 a 9 – P3 John Owen
Artigos Hebreus 2 - Versos 5 a 9 – P2 John Owen
Artigos Hebreus 2 - Versos 5 a 9 – P1 John Owen
Artigos Hebreus 2 - Versos 2 a 4 – P4 John Owen

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 105.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68976 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57896 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56718 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55794 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55051 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54972 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54850 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54843 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54746 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54713 Visitas

Páginas: Próxima Última