Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
SOMOS SERES ESTRANHOS
DIRCEU DETROZ

No domingo que passou, tive o privilégio de assistir ao vivo o resgate da família soterrada no prédio que desabou em Aracaju. Digo privilégio, porque foram momentos de extrema emoção. Lembrou os mineiros do Chile.

Depois de trinta e cinco horas de trabalhos intensos e cuidadosos, os quatro membros da família foram retirados vivos. A menina, o pai, o bebê, e por fim a mãe. Eles eram os heróis, salvos pelas mãos de outros heróis. Todos anônimos. E tenho uma certeza. Ninguém estava ali para aparecer na televisão.

No mesmo domingo à noite, quando entrei na internet vi a notícia que o bebê infelizmente não resistiu. Ficou claro nas imagens do resgate, a insistência dos médicos em fazer massagem cardíaca na criança. E num momento de tanta alegria e energia positiva, ninguém queria ser o portador de uma notícia ruim.

As emoções não acabaram com o resgate. Os bombeiros que ali estavam, fizeram questão de cantar o Hino dos Bombeiros. Depois todos de mãos dadas, agradeceram aquele final feliz com orações.

Quando desliguei a televisão e fui tomar um pouco de sol, comecei a pensar no que acabara de acontecer. E de como nós, Seres Humanos somos estranhos. Só conseguimos demonstrar a intensidade das nossas emoções, e da nossa solidariedade nos momentos de tragédias.

Depois que esses momentos passam e são esquecidos, voltamos a destilar todo o veneno da nossa hipocrisia. Damos vazão a nossa cretinice. Voltamos a ser aquele tipo de pessoas que ninguém gostaria de ser. Estampamos a nossa arrogância na testa e saímos por aí, exibindo um nariz falso de superioridade. Até outra tragédia.

Um bom exemplo é a minha cidade. Em junho, Rio Negrinho sofreu novamente com as enchentes. Das três grandes, esta última teve um poder maior de destruição. Para onde se olhe a tragédia ainda está bem visível um mês depois.

E a solidariedade dos brasileiros, outra vez foi colocada à prova. E eles não decepcionaram. Chegou ajuda de todos os lugares. Com a impossibilidade de se controlar tudo o que veio e o que foi distribuído, o previsível aconteceu.

Alguns dos nossos vereadores, agora se acusam mutuamente de desviar as melhores doações em benefício próprio. Levaram para casa. Até a polícia foi chamada, para evitar que o bate-boca de transformasse em socos e pontapés.

Não somos um caso isolado. É difícil encontrar o rescaldo de alguma tragédia que não seja usada com fins próprios ou políticos. Alguns até rezam para elas acontecerem.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52820


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A pandemia do egoísmo DIRCEU DETROZ
Poesias Oceanos no centro da Terra DIRCEU DETROZ
Crônicas Da placenta ao Antropoceno DIRCEU DETROZ
Crônicas A garota dos coturnos voltou DIRCEU DETROZ
Crônicas Os ossos esquecidos DIRCEU DETROZ
Poesias MUROS DIRCEU DETROZ
Crônicas O monstro, a ciência e as reflexões DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa inteligência é ficção DIRCEU DETROZ
Crônicas Os biosferanos DIRCEU DETROZ
Crônicas Um desengonçado Daniel DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68995 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57910 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56744 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55820 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55075 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55006 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54882 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54867 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54774 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54737 Visitas

Páginas: Próxima Última