Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
SOMOS SERES ESTRANHOS
DIRCEU DETROZ

No domingo que passou, tive o privilégio de assistir ao vivo o resgate da família soterrada no prédio que desabou em Aracaju. Digo privilégio, porque foram momentos de extrema emoção. Lembrou os mineiros do Chile.

Depois de trinta e cinco horas de trabalhos intensos e cuidadosos, os quatro membros da família foram retirados vivos. A menina, o pai, o bebê, e por fim a mãe. Eles eram os heróis, salvos pelas mãos de outros heróis. Todos anônimos. E tenho uma certeza. Ninguém estava ali para aparecer na televisão.

No mesmo domingo à noite, quando entrei na internet vi a notícia que o bebê infelizmente não resistiu. Ficou claro nas imagens do resgate, a insistência dos médicos em fazer massagem cardíaca na criança. E num momento de tanta alegria e energia positiva, ninguém queria ser o portador de uma notícia ruim.

As emoções não acabaram com o resgate. Os bombeiros que ali estavam, fizeram questão de cantar o Hino dos Bombeiros. Depois todos de mãos dadas, agradeceram aquele final feliz com orações.

Quando desliguei a televisão e fui tomar um pouco de sol, comecei a pensar no que acabara de acontecer. E de como nós, Seres Humanos somos estranhos. Só conseguimos demonstrar a intensidade das nossas emoções, e da nossa solidariedade nos momentos de tragédias.

Depois que esses momentos passam e são esquecidos, voltamos a destilar todo o veneno da nossa hipocrisia. Damos vazão a nossa cretinice. Voltamos a ser aquele tipo de pessoas que ninguém gostaria de ser. Estampamos a nossa arrogância na testa e saímos por aí, exibindo um nariz falso de superioridade. Até outra tragédia.

Um bom exemplo é a minha cidade. Em junho, Rio Negrinho sofreu novamente com as enchentes. Das três grandes, esta última teve um poder maior de destruição. Para onde se olhe a tragédia ainda está bem visível um mês depois.

E a solidariedade dos brasileiros, outra vez foi colocada à prova. E eles não decepcionaram. Chegou ajuda de todos os lugares. Com a impossibilidade de se controlar tudo o que veio e o que foi distribuído, o previsível aconteceu.

Alguns dos nossos vereadores, agora se acusam mutuamente de desviar as melhores doações em benefício próprio. Levaram para casa. Até a polícia foi chamada, para evitar que o bate-boca de transformasse em socos e pontapés.

Não somos um caso isolado. É difícil encontrar o rescaldo de alguma tragédia que não seja usada com fins próprios ou políticos. Alguns até rezam para elas acontecerem.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52826


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Os donos da nossa privacidade DIRCEU DETROZ
Crônicas Da felicidade ao necroceno DIRCEU DETROZ
Poesias DEVORADOS DIRCEU DETROZ
Poesias DESVIOS DIRCEU DETROZ
Crônicas Humanos demais DIRCEU DETROZ
Poesias BANDEJAS DIRCEU DETROZ
Crônicas As araucárias do sul DIRCEU DETROZ
Crônicas As teorias do charuto DIRCEU DETROZ
Poesias TEUS CABELOS DIRCEU DETROZ
Poesias INSÓLITO DIRCEU DETROZ

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54785 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54780 Visitas
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54639 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54540 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54497 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54487 Visitas
Amores! - 54481 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54444 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 54372 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54365 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última