Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
MÁRCIO ALMEIDA: o desafio da crítica
Tânia Du Bois


     Crítica é o limite entre o não conseguir e o superar. Ela possibilita uma literatura mais ativa, por oferecer a visão e a qualidade da importância do livro.
     Acredito que a crítica me leva à curiosidade e, consequentemente, facilita a escolha pela obra e pelo autor; ajuda a questionar imagens e palavras em cada campo, que outros ângulos e nuances virão depois dos mais importantes. O objetivo é único: avaliar a obra e o novo, o que me parece ótimo desafio.
     O crítico literário é a voz e o tom do livro que transmite a energia necessária para o criticado buscar inspiração e assim continuar a produzir. Também sei que uma crítica pode me derrubar como escritora em sua leitura, causando-me desconforto enquanto tento um tempo para digerir e retomar o processo da arte de escrever, pensando em melhorar fugindo da acomodação, como provado na crítica, ou me empolgando ao me dar conta de que – ainda – é um desafio o compromisso (sério) literário.
     O livro fica marcado na minha vida e a crítica me ajuda a agregar valor ao trabalho de produção dos textos. Cabe-me avaliar o que significa a opinião com a qual tenho de conviver, pois ela equivale a uma declaração de amor ou um relato sincero sobre a minha obra.
     Faço questão de reconhecer o conhecimento, a opinião e a visão do crítico literário Márcio Almeida, pois é quem desafia com comprometimento em favor da literatura e, principalmente, com a cultura. Merece destaque por que é desse “desafio” que nós escritores precisamos: a crítica com competência, transparência e honestidade, marcando com argumentos, justificativas e amplo conhecimento em suas análises sobre as obras literárias. Ele é diferencial muito além da simples leitura. Ao criticar meu livro de crônicas, Amantes nas Entrelinhas, me proporciona uma experiência interativa que, com fundamento, engrandece a minha obra com seus conceitos e lapidações exclusivas. Guiado pelo saber, re(a)presenta o que seria a verdadeira alma das crônicas, em Amantes nas Entrelinhas, com o intuito de proporcionar visibilidade à beleza da obra; produz cultura e a desenvolve enquanto elabora a sua critica na narração de diversas emoções e formas, com palavras para serem lidas e contempladas com o coração aberto.
     Sou grata por ter Márcio Almeida em minha vida literária. Não, não vivo contos de fadas. Mas, é bom saber que não estou só no desafio diário pelos meus textos. Reconheço e valorizo suas palavras de construção em relação ao meu livro, como símbolo da busca da superação em mim mesma. Também sei, claro, que graças a sua opinião profissional, posso viver mais feliz.
     Sinto-me à vontade e tenho o prazer em divulgar as palavras do crítico sobre meu livro:
“PREZADA TÂNIA,
MUITO GRATO PELO ENVIO DE "AMANTES NAS ENTRELINHAS."
SUAS CRÔNICAS-RELATOS TÊM ANTES DE TUDO A MARCA DA LEVEZA, COMUNICANDO-SE DE MODO INSTANTÂNEO COM O LEITOR.
HÁ NO TEOR DO SEU LIVRO UM CERTO REALISMO DOCE, PORTANTO POÉTICO, QUE SE ESPALHA PELA DIVERSIDADE DE ASSUNTOS, COM PREDOMINÂNCIA DA URBANIDADE E DA INTERATIVIDADE DE GRUPOS HUMANOS.
APRECIEI SOBREMANEIRA A BATEIA DE EXEMPLOS MUITO FELIZES COM QUE VOCÊ CONSTITUI COMO QUE UM CORPUS CULTURAL A INDICAR MUITA VIVÊNCIA DE LEITORA DE VIDA.
ALÉM DE SEREM VÁRIAS AS REFERÊNCIAS EM QUE CONFESSA AMOR À NATUREZA, ÀS ARTES, ÀS PESSOAS QUE TÊM A CULTURA COMO UM REFLEXO POSITIVO DA PRÓPRIA VIDA.
SEU LIVRO MERECE PLENA VISIBILIDADE, PORQUANTO ENRIQUECERÁ A VIDA DE TODOS QUE TIRAREM PROVEITO DE SUA LEITURA. CONGRATULAÇÕES POR OFERECER UM LIVRO DE MUITO BOM NÍVEL.
RESPEITOSAMENTE
Márcio Almeida “



Biografia:
Pedagoga. Articulista e cronista. Textos publicados em sites e blogs.Participante e colaboradora do Projeto Passo Fundo. Autora dos livros: Amantes nas Entrelinhas, O Exercício das Vozes, Autópsia do Invisível, Comércio de Ilusões, O Eco dos Objetos - cabides da memória , Arte em Movimento, Vidas Desamarradas, Entrelaços,Eles em Diferentes Dias e A Linguagem da Diferença.
Número de vezes que este texto foi lido: 61631


Outros títulos do mesmo autor

Artigos CONVITE à REFLEXÃO Tânia Du Bois
Artigos PLURAL de LEITURAS Tânia Du Bois
Artigos A arte da Escolha Tânia Du Bois
Artigos O TOM da IMPRESSÃO Tânia Du Bois
Artigos ATRÁS DA NOITE Tânia Du Bois
Artigos OPINIÃO:PÚBLICA ou PUBLICADA Tânia Du Bois
Artigos MENTES BRILHANTES Tânia Du Bois
Artigos AVESSO A MÁS NOTÍCIAS Tânia Du Bois
Artigos CONVERSAR com o TEMPO Tânia Du Bois
Artigos ARTE: VOCAÇÃO E PAIXÃO Tânia Du Bois

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 340.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Resumo - Direito da Criança e do Adolescente - Isadora Welzel 62709 Visitas
A SEMIOSE NA SEMIÓTICA DE PEIRCE - ELVAIR GROSSI 62669 Visitas
Mistério - Flávio Villa-Lobos 62532 Visitas
A Aia - Eça de Queiroz 62523 Visitas
O pseudodemocrático prêmio literário Portugal Telecom - R.Roldan-Roldan 62507 Visitas
Legibilidade (Configurando) - Luiz Paulo Santana 62504 Visitas
Minha Amiga Ana - J. Miguel 62483 Visitas
MEDUSA - Lívia Santana 62462 Visitas
Parada para Pensar - Nilton Salvador 62460 Visitas
RODOVIA RÉGIS BITTENCOURT - BR 116 - Arnaldo Agria Huss 62460 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última