Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Carnaval ou imitação da Páscoa?
Protóklitos

Há uma forte analogia entre a Páscoa e o Carnaval. Páscoa é pessach e quer dizer passagem, conquanto se diga que carnaval é festa da carne, quando se olha as escolas e o povo em fantasias, há uma passagem. O anjo da morte passou pelos egípcios e israelitas; os espíritos (Exus) passam pelo Carnaval; os israelitas atravessaram o mar vermelho, as escolas atravessam a Marquês de Sapucaí; Páscoa e Carnaval ambos têm a ideia de liberdade, guardadas as devidas diferenças.

Na Páscoa havia a colheita da cevada, no Carnaval há a colheita das almas. O povo vai brincar o carnaval crendo em divertimento, mas ali muitos serão colhidos, ceifados. Como? Nessa época os terreiros não funcionam como o de costume, dando consultas a que os procura por que os espíritos como Tranca-Rua das Almas não incorporam em seus médios ou cavalos, como eles mesmos chamam, para se concentrarem nesta festa a fim de colher o máximo de almas. Como sabemos disso?

Deu-se um caso de um homem vaidoso, filho de Tranca-Rua das Almas, chefe dos Exus, recusar pegar uma folhinha que lhe fora dada por um espírito, folha de árvore mesmo. O espírito passava com um alguidar cheio de pequenas folhas onde ele soprava a fumaça de seu charuto e dava uma folhinha a cada um no terreiro e dizia para colocar no bolso. Sem saber o que significava um filho vaidoso de Tranca-Rua, olhou a folhinha de árvore defumada com desprezo, ao recusar foi admoestado pelo exu: o que é que o senhor falou, moço? Que não precisa disso, não? Cuidado por que naquela festa (Carnaval) a gente vai passar por lá, o centro aqui vai fechar, nós não vamos dar atendimento durante esses dias, não, por que a gente vai lá Fazer a Colheita, essa festa é pra isso, e a gente pode passar e não conhecer o senhor e aí ser tarde demais, a gente leva mesmo, moço! Com essa folhinha no bolso a gente passa direto pelo senhor, moço! O homem vaidoso era um desviado da casa de Deus e lembrou-se da Páscoa em que as vergas das portas eram marcadas com sangue e nessas portas marcadas com sangue o anjo da morte passaria direto.

O Carnaval acontece perto da Páscoa e não é em vão, grande é a semelhança, embora com objetivos diferentes: enquanto a Páscoa é uma saída da escravidão para a liberdade, da morte para a vida, porque o escravo é um morto-vivo, o Carnaval faz o sentido inverso, sendo uma saída da vida para a morte. É uma festa onde ocorre todo o tipo de morte, desde a simbólica, morte da paz conjugal, à morte propriamente dita, e o cardápio é próprio folião. Carnaval é a festa da morte. Uma colheita feroz.   
Esse texto nada tem de profundo, mas é uma constatação, através da analogia, que muitos não percebem.


Este texto é administrado por: Protóklitos
Número de vezes que este texto foi lido: 52812


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Carnaval ou imitação da Páscoa? Protóklitos


Publicações de número 1 até 1 de um total de 1.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69003 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57914 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56752 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55825 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55088 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55030 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54909 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54880 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54794 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54766 Visitas

Páginas: Próxima Última