Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Em Busca da Fé – Parte 3
Charles Haddon Spurgeon

Por C. H. Spurgeon

III- Continuando, nosso texto me parece SUGESTIVO TENDO EM VISTA A SUA PRÓPRIA FORMA.
Uma pergunta nos é apresentada – “Quando, pois, vier o Filho do Homem, porventura, encontrará féna terra?”
Eu creio que esta pergunta funciona como um aviso, para que não dogmatizemos sobre como serão os últimos dias. Jesus coloca uma questão. Ele encontrará fé na terra?
Se você disser “Não”, meu caro amigo, eu estarei inclinado a cordialmente defender a resposta afirmativa. Lembro-me de como Elias disse que apenas ele havia sido deixado, e ainda assim, o Senhor tinha reservado 7000 homens que não tinham dobrado os joelhos a Baal.
As nações que ainda não conhecem a Cristo correrão para Ele e os reis de Sebá ofertarão presentes.
Atrevo-me a pensar, que quando vier o Filho do Homem encontrará fé na terra – mas se você afirmar com veemência que isso seja verdade, me sentirei inclinado a acreditar que a resposta negativa possa se tornar uma realidade!
Quando nosso Senhor esteve aqui na terra, encontrou pouquíssima fé. Ele nos diz claramente, que quando vier pela segunda vez, os homens ainda serão como eram nos dias de Noé – “Comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca.”
Prefiro não tomar nenhum partido. Deixemos que fique a pergunta, da maneira que o Senhor a colocou!
Essa pergunta gera muito temor em relação à fé. Se nosso Senhor levanta a questão é porque ela tem que ser levantada. Dizem que somos velhos caretas, porque temos ciúmes do Senhor dos Exércitos. Dizem que ficamos nervosos e inquietos e que nossos medos são resultado de nossa idade avançada. Sim, aos 53 anos acho que tenho que ser considerado como quase que imbecil devido a minha idade! Se eu pensasse como eles creio que não achariam isso. Caímos no pessimismo – creio ser esse o termo que eles usam – não conheço muito esses termos.
Certamente, o Salvador não era nervoso! Ninguém se atreveria a acusá-Lo de ser um tolo ansioso. Mas, Ele coloca assim. “Quando, porém, vier o Filho do Homem, encontrará, por ventura, paz na terra?”
A meu ver, essa questão também deve provocar questionamento nas pessoas que não possuem dúvidas, pois existem muitos esquemas dedicados a destruição da fé. As Escrituras têm sido criticadas com uma naturalidade sem respeito à reverência, e sua base têm sido atacada por pessoas que se autodenominam Cristãs! Um posicionamento assustadoramente crítico tem tomado o lugar de uma confiança inocente, agradável e amorosa.
Como alguém já disse, “Não se pode ter um templo sem um santuário.” O mistério é descartado para que a razão possa reinar absoluta. Os homens comeram da árvore do Conhecimento do Bem e do Mal até que se sentiram como deuses!
A Verdade Revelada de Deus deixou de ser uma doutrina, para se tornar uma proposta a ser discutida! A mulher amorosa aos pés de Jesus é expulsa, para dar lugar ao traidor que beija a face de Cristo.
Como Belsazar, os homens de pensamento moderno estão bebendo dos cálices do santuário de Jeová em honra dos seus próprios deuses! A idéia de uma fé inocente e pura é ridicularizada, e ele é considerado como o homem mais honesto que pode duvidar e desprezar a autoridade da Divina Palavra de Deus!
Se isto continuar assim, poderemos nos perguntar, “Quando, porém, vier o Filho do Homem, porventura encontrará féna terra?” Em alguns lugares a maior fonte de infidelidade está no púlpito das igrejas cristãs! Se esse for o caso – e tenho certeza de que assim é – no que se tornarão as igrejas e o que acontecerácom o mundo? Jesus encontrará fé na terra quando voltar?
Além dos vários processos em ação para exterminar a fé, não há influências que a diminuem e se fazem passar por ela? Onde encontramos fé verdadeira? Onde é que se está pregando e ensinando com fé genuína naquilo que é ensinado e pregado? Não há sentido em incomodar outras pessoas – vamos ficar em nossa própria casa.
Meus Irmãos e Irmãs, onde está a fé de vocês? Parecia algo totalmente novo, quando foi divulgado há algum tempo, que o Sr. George Muller caminhava pela fé no que diz respeito às coisas temporais. Alimentar crianças pela fé parecia torná-lo uma aberração!
Encontramos-nos numa situação bem feia, quando não se pode confiar em Deus nas coisas mais simples. Abraão andou com Deus diariamente, mas hoje, se você encontra um homem que anda com Deus em seus negócios e confia em Deus para cada detalhe dos seus assuntos particulares, esse homem é visto com assombro e suspeitas! As pessoas pensam que ele possui a Graça em seu coração, mas também suspeitam que ele esteja meio maluco, ou não agiria dessa forma!
Ah, sim, acreditamos que temos fé, mas quando nos deparamos com a dura realidade da vida; onde é que fica a nossa fé?
Irmãos e Irmãs, por que vocês se preocupam tanto com as coisas mundanas? Por que são tão ansiosos se têm fé em Deus?
Por que demonstram nos assuntos do mundo, quase tanta desconfiança quanto os não crentes? Por que tanto medo? Essa murmuração? Essa preocupação?
Oh, meu Salvador, se o Senhor viesse agora não poderíamos nos defender por nossa miserável desconfiança, por nossa tola apreensão, nossa falta de confiança amorosa em Ti!
Nós não confiamos em Ti, como mereces que confiemos! E se esse for o caso entre aqueles que são tão devedores da Tua amorosa fidelidade, onde Tu encontrarás fé na terra?
Onde está a fé inabalável que se vale da oração prevalecente, e se eleva acima das misérias insignificantes do momento, e dos medos de um futuro ameaçador?
Vocês não acham que isso nos convida a uma intensa vigilância sobre nós mesmos? Vocês não acham que deveríamos nos examinar meticulosamente, da mesma maneira que o Senhor nos examinará quando voltar à terra?
Vocês têm procurado por muitas coisas em si mesmos - suplico que olhem para a vossa fé. E se o amor esfriar?
Desculpem-me pelo que vou dizer, mas o gelo deve ter começado pela fé de vocês. Vocês não têm estado tão ativos quanto antes. Isso é uma pena, mas o riacho está secando porque a fonte não está tão cheia quanto costumava estar - a sua fé está falhando.
Ah, se suas almas fossem alimentadas pelas realidades Divinas! Ah, se vocês tivessem uma consciência vívida da certeza da Presença e do Poder de Deus!
Quando a fé é forte, todas as outras Graças são fortes e vigorosas. Os ramos florescem quando a raiz se alimenta de nutrientes em abundância - e quando a fé está num estado saudável, todo o restante do homem espiritual também estará vigoroso. Irmãos e Irmãs guardem bem a sua fé!
Temo que, quando Cristo vier, se Ele demorar ainda muito tempo, encontrará a muitos de nós enfraquecidos por causa da nossa longa espera, e pelos desapontamentos que surgem por conta da lenta proclamação do Evangelho.
As nações continuam em descrença. Oh, Senhor, quanto tempo ainda?!
Por que não realizamos tudo o que deveríamos ter realizado, estamos sujeitos a nos sentir cansados. Ou talvez, quando Ele chegar, nos encontrará dormindo de tristeza, como os discípulos no jardim, quando Ele foi a eles três vezes, e os encontrou muito sonolentos. Pode ser que acabemos nos sentindo tão tristes, porque o Evangelho não conquista toda a humanidade, que poderemos cair num desmaio de tristeza, num torpor de desespero, e, portanto estaremos dormindo quando o Noivo chegar!
Temo, mais do que tudo, que quando Jesus chegar, Ele veja que o amor de muitos se esfriou, porque a iniquidade se tornou abundante. Cristãos compadecidos mantêm uns aos outros aquecidos, mas a frieza é algo contagioso. Quando o pecado é abundante, os santos podem ser capazes de se colocarem contra, mas, ainda assim, existe uma tendência a esfriar sua fé. Se o Mestre vier e nos encontrar mornos, será uma verdadeira calamidade!
A questão provoca uma angústia amarga em minha alma. Creio que o mesmo ocorre com vocês. É uma pergunta. Não consigo respondê-la, mas escancaro as portas do meu coração e deixo que ela entre e me provoque. Essa pergunta funciona como um sopro do Senhor que revolve toda a poeira. Essa pergunta varre para fora minha auto confiança, e me coloca no estado de vigiar e orar para que eu não caia na tentação de desistir da minha fé. Oro para que fiquemos firmes enquanto outros escorregam, para que quando o Senhor vier, possamos ser considerados aceitáveis perante Ele.

Traduzido por: Maria Cristina Urdiales Moreira


Este texto é administrado por: Silvio Dutra
Número de vezes que este texto foi lido: 55547


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Toda Plenitude em Cristo – Parte 2 Charles Haddon Spurgeon
Artigos Toda Plenitude em Cristo – Parte 1 Charles Haddon Spurgeon
Artigos A Glória da Graça Charles Haddon Spurgeon
Artigos Boas Notícias para Você Charles Haddon Spurgeon
Artigos Alegres Transformações Charles Haddon Spurgeon
Poesias Uma Lei Imutável Charles Haddon Spurgeon
Artigos Ebenézer! Charles Haddon Spurgeon
Artigos Renovando a Força Charles Haddon Spurgeon
Artigos Eu te escolhi na fornalha da aflição.” (Isaías 48.10) Charles Haddon Spurgeon
Artigos Toda a Verdade e Nenhuma Mentira Charles Haddon Spurgeon

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 228.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Minha Amiga Ana - J. Miguel 63029 Visitas
O DESAFIO DA INCLUSÃO - Simone Viçoza 60720 Visitas
A Importância da Educação Digital no Ensino Fundamental - FERNANDO JUNIOR PEREIRA 60610 Visitas
Os Hackers, os Crackers e Nós - Max Bianchi Godoy 60453 Visitas
🔵 Noite sem fim - Rafael da Silva Claro 59347 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 59323 Visitas
🔵 Só se vive uma vez - Rafael da Silva Claro 59119 Visitas
Sete sugestões úteis para advogados: - Professor Jorge Trindade 59091 Visitas
🔴Madonna de areia - Rafael da Silva Claro 58884 Visitas
O CONTROLE É SEU - Vinicius Pereira Brito 58825 Visitas

Páginas: Próxima Última