Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
ARREPENDIMENTOS
Arnaldo Agria Huss

Resumo:
Bronnie Ware, enfermeira australiana, que conviveu muito tempo com pacientes terminais escreveu um livro onde cita os cinco maiores arrependimentos das pessoas antes de morrerem. Neste texto você irá conhecê-los.

Tudo na nossa jornada é decorrente das escolhas que vamos fazendo ao longo da nossa passagem, e é sabido que toda e qualquer escolha leva a perdas e ganhos, isso é inevitável. Mas, mesmo não querendo admitir, nunca seremos sempre capazes de optar pelos caminhos apropriados e nos momentos certos. Além do que, por muitas vezes, o grande problema das escolhas é adiá-las indefinidamente, até chegar ao ponto de não realizarmos muitos dos nossos sonhos.

No final da vida o que fica? Pensando sobre esta dúvida fundamental ao ser humano, Bronnie Ware, uma enfermeira australiana que durante vários anos cuidou de pacientes terminais, escreveu o livro “The Top Five Regrets of the Dying – A Life Transformed by the Dearly Departing”, que, como o título diz, trata dos cinco arrependimentos mais comuns manifestados pelas pessoas antes de morrerem.

Vamos a eles, na ordem de importância descrita pelos próprios pacientes:

1º: “Eu gostaria de ter tido a coragem de viver a vida que eu quisesse, e não aquela que os outros esperavam de mim”.
2º: “Eu gostaria de não ter trabalhado tanto”.
3º: “Eu queria ter tido a coragem de expressar os meus sentimentos”.
4º: “Eu gostaria de ter ficado em contato com os meus amigos”.
5º: “Eu gostaria de ter me permitido ser mais feliz”.

Os cinco arrependimentos estão relacionados ao que as pessoas deixaram de fazer na vida – por vezes em função do trabalho –, aos sentimentos e afetos, às relações pessoais e a indefectível busca pela felicidade a que muitos não se dão ao direito, o que considero um suicídio precoce.

Um dos grandes absurdos que se comete hoje em dia na nossa sociedade utilitarista é não saber cultivar as amizades verdadeiras, por vezes em função do próprio orgulho macabro. As pessoas se isolam, não se telefonam, não enviam e-mail, não se convidam, enfim, parecem virar uns ermitães ou, ainda pior, verdadeiros nômades. Assim como não ser autêntico e esconder seus sentimentos como que querendo mostrar algo superior. Superior a quê, pergunto eu.

E sobre a felicidade, esse estado de ser maravilhoso, que sempre dizemos estar buscando, mas nem sabemos como? Talvez, por diversos motivos, nunca sejamos verdadeiramente felizes, embora isso seja a própria essência do viver.

A relação de Bronnie é dura e realista ao extremo. Vale a pena pensar e refletir muito sobre ela para que não acrescentemos mais um desgosto ao nos aproximarmos cada vez mais da morte.


******


Biografia:
Se as pessoas conhecem os meus textos, isso é o suficiente. Eles dizem tudo o que eu tenho a dizer, mesmo que as situações descritas não tenham acontecido diretamente comigo.
Número de vezes que este texto foi lido: 52862


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas MOMENTOS SEMPRE DIFÍCEIS Arnaldo Agria Huss
Crônicas RESERVA NO INFERNO Arnaldo Agria Huss
Crônicas A DOR DA VELHICE Arnaldo Agria Huss
Crônicas A SALA DE JANTAR Arnaldo Agria Huss
Artigos O FURINHO DA CANETA BIC Arnaldo Agria Huss
Crônicas VALORIZE-SE Arnaldo Agria Huss
Crônicas O ENTERRO E O CAMINHÃO DE MUDANÇA Arnaldo Agria Huss
Crônicas VELHOS SEM VERGONHA Arnaldo Agria Huss
Crônicas ARREPENDIMENTOS Arnaldo Agria Huss
Artigos JONGO TRIO - CAPÍTULO FINAL Arnaldo Agria Huss

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 50.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69005 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57916 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56753 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55827 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55092 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55032 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54917 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54880 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54799 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54776 Visitas

Páginas: Próxima Última