Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O PERIGO DOS MITOS
DIRCEU DETROZ

Por duas semanas só se ouviu falar de Nelson Mandela. A sua morte foi um dos acontecimentos marcantes de 2013. No seu trajeto da prisão a presidente da África do Sul, Mandela transformou-se num mito. Mitos geralmente são intocáveis.

Infelizmente o mundo não pode viver de mitos. Creio que muito ainda ouviremos falar da África do Sul sem Mandela. E não serão coisas boas. A primeira delas nós já ouvimos. Antes mesmo de o morto ser enterrado, a família já brigava pelo seu espólio.

O legado de Nelson Mandela, talvez o único, foi o racial. Depois de dez dias de cantorias, a ficha devagar começa a cair, e se os sul-africanos ainda não chegaram neste estágio, o mundo já se pergunta: E agora?

Nelson Mandela sempre foi mais mito do que político. No seu governo, o país atolou-se na corrupção. E para o resto do mundo, a África do Sul sempre foi o confronto de negros contra brancos. Uma grande ilusão. Quando a realidade chegar, ela será implacável.

A segregação racial empurrou para debaixo do tapete as questões humanas da África do Sul. Na Copa do Mundo de 2010, reportagens feitas mostraram que esses problemas foram escondidos dos turistas e da mídia por tapumes.

Somos hipócritas demais quando se trata da cor das raças. Será que haveria Copa do Mundo na África do Sul sem Mandela? Mandela ganharia o prêmio Nobel da Paz se fosse branco? Sem esquecer que por muito tempo, 90% dos países apoiaram abertamente o governo de minoria branca. Muitos agora foram chorar o morto.

A União Soviética teve seus mitos. Quando eles se foram o império russo desmoronou. Na Iugoslávia aconteceu à mesma coisa. Com consequências ainda piores. Etnias inteiras foram dizimadas. As feridas da Guerra dos Bálcãs, ainda não estão totalmente cicatrizadas. A Venezuela será outro bom exemplo.

E sem Mandela veremos que as feridas da segregação racial sul-africana estão longe de cicatrizar. O Ser Humano carrega muito mais maldade do que ousamos acreditar. Essa maldade é ainda mais explícita nas diferenças.

No vácuo do mito morto, o perigo dessas cicatrizes sangrarem novamente deve ser levado em consideração. O que poderá acontecer quando os órfãos de Mandela finalmente acordarem do sonho é a grande interrogação. O grande temor.

É impossível extirpar o mal do racismo e suas variáveis. Isso tem uma explicação quase lógica. Como eu disse no poema “Reflexo Hipócrita”, ninguém pode cuspir o que está na cabeça. Tomara que a África do Sul me desminta. E Mandela seja mais que um mito.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52819


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Os donos da nossa privacidade DIRCEU DETROZ
Crônicas Da felicidade ao necroceno DIRCEU DETROZ
Poesias DEVORADOS DIRCEU DETROZ
Poesias DESVIOS DIRCEU DETROZ
Crônicas Humanos demais DIRCEU DETROZ
Poesias BANDEJAS DIRCEU DETROZ
Crônicas As araucárias do sul DIRCEU DETROZ
Crônicas As teorias do charuto DIRCEU DETROZ
Poesias TEUS CABELOS DIRCEU DETROZ
Poesias INSÓLITO DIRCEU DETROZ

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54752 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54725 Visitas
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54619 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54495 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54457 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54441 Visitas
Amores! - 54423 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54390 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54334 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 54307 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última