Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O PERIGO DOS MITOS
DIRCEU DETROZ

Por duas semanas só se ouviu falar de Nelson Mandela. A sua morte foi um dos acontecimentos marcantes de 2013. No seu trajeto da prisão a presidente da África do Sul, Mandela transformou-se num mito. Mitos geralmente são intocáveis.

Infelizmente o mundo não pode viver de mitos. Creio que muito ainda ouviremos falar da África do Sul sem Mandela. E não serão coisas boas. A primeira delas nós já ouvimos. Antes mesmo de o morto ser enterrado, a família já brigava pelo seu espólio.

O legado de Nelson Mandela, talvez o único, foi o racial. Depois de dez dias de cantorias, a ficha devagar começa a cair, e se os sul-africanos ainda não chegaram neste estágio, o mundo já se pergunta: E agora?

Nelson Mandela sempre foi mais mito do que político. No seu governo, o país atolou-se na corrupção. E para o resto do mundo, a África do Sul sempre foi o confronto de negros contra brancos. Uma grande ilusão. Quando a realidade chegar, ela será implacável.

A segregação racial empurrou para debaixo do tapete as questões humanas da África do Sul. Na Copa do Mundo de 2010, reportagens feitas mostraram que esses problemas foram escondidos dos turistas e da mídia por tapumes.

Somos hipócritas demais quando se trata da cor das raças. Será que haveria Copa do Mundo na África do Sul sem Mandela? Mandela ganharia o prêmio Nobel da Paz se fosse branco? Sem esquecer que por muito tempo, 90% dos países apoiaram abertamente o governo de minoria branca. Muitos agora foram chorar o morto.

A União Soviética teve seus mitos. Quando eles se foram o império russo desmoronou. Na Iugoslávia aconteceu à mesma coisa. Com consequências ainda piores. Etnias inteiras foram dizimadas. As feridas da Guerra dos Bálcãs, ainda não estão totalmente cicatrizadas. A Venezuela será outro bom exemplo.

E sem Mandela veremos que as feridas da segregação racial sul-africana estão longe de cicatrizar. O Ser Humano carrega muito mais maldade do que ousamos acreditar. Essa maldade é ainda mais explícita nas diferenças.

No vácuo do mito morto, o perigo dessas cicatrizes sangrarem novamente deve ser levado em consideração. O que poderá acontecer quando os órfãos de Mandela finalmente acordarem do sonho é a grande interrogação. O grande temor.

É impossível extirpar o mal do racismo e suas variáveis. Isso tem uma explicação quase lógica. Como eu disse no poema “Reflexo Hipócrita”, ninguém pode cuspir o que está na cabeça. Tomara que a África do Sul me desminta. E Mandela seja mais que um mito.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52810


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A pandemia do egoísmo DIRCEU DETROZ
Poesias Oceanos no centro da Terra DIRCEU DETROZ
Crônicas Da placenta ao Antropoceno DIRCEU DETROZ
Crônicas A garota dos coturnos voltou DIRCEU DETROZ
Crônicas Os ossos esquecidos DIRCEU DETROZ
Poesias MUROS DIRCEU DETROZ
Crônicas O monstro, a ciência e as reflexões DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa inteligência é ficção DIRCEU DETROZ
Crônicas Os biosferanos DIRCEU DETROZ
Crônicas Um desengonçado Daniel DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68980 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57900 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56726 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55804 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55057 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54980 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54858 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54850 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54755 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54720 Visitas

Páginas: Próxima Última