Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
BIOGRAFIA: FRANCISCO CARLOS DE AGUIAR NETO
FRANCISCO CARLOS DE AGUIAR NETO

Resumo:
CONHECENDO UM POUCO MAIS PROF.FRANCISCO NETO DA BAHIA



Francisco Carlos de Aguiar Neto, nasceu em 1973, na ilha da Gamboa do Morro, distrito de Cairu, filho caçula do pescador, Edson Aguiar dos Anjos e Neusa Machado da Silva dos Anjos, mudou-se ainda pequeno para a cidade de Valença com seus pais, estudando nas séries iniciais no Colégio Conselheiro Zacarias e todo o seu curso fundamental no Colégio Complexo Escolar Gentil Paraíso Martins, passando posteriormente para o CENEVA -Centro Educacional de Valença, nível médio, onde formou-se em técnico em Contabilidade. Trabalhou como aprendiz na COOPESVA-Cooperativa Mista dos Pescadores de Valença .Sempre apaixonado pelos esportes, foi no Karate que encontrou como ponto base corpóreo na sua vida, participando de vários campeonatos locais, estaduais e interestaduais, conseguindo medalha de Bronze em Luta por Equipes no Baiano de 1995 e o 2º lugar no campeonato norte-nordeste realizado no ginásio Antônio Balbino na Capital do Estado. Em 1997 passou no concurso publico do Estado para Detetive da Policia Civil da Bahia pela ACADEPOL- Academia de policia civil do Estado da Bahia, galgando a Chefia de Investigação(S.I) de toda a Coordenadoria de Policia de Valença englobando 15 cidades; Anos depois foi aprovado em 2º lugar no Vestibular de Historia da UNEB Campus V, conseguindo assim a sua licenciatura plena, destacando-se com sua monografia intitulada “Os Trabalhadores do Mar: Labuta Cultura e Memória na Ilha da Gamboa do Morro”, por retratar a realidade e cotidiano e dificuldades dos pescadores da região. Logo em seguida especializou-se em Psicopedagogia Institucional pela FACE-Faculdade de Ciências Educacionais, elaborado a monografia “A violência nas Salas de Aula: Constrangimento, Brutalidade nos Bairros de Valença”, mostrando os diversos tipos de violência que existem no micro cosmos escolar ; Ministrou aulas na FACTIVA-Instituto Teológico e Integrado de Valença, Universidade Luterana do Brasil Ead; Instituto Lume, Faculdade Batista Brasileira, Convalidação de Filosofia, Teologia e Administração; Faculdade Zacarias de Góes nos Centros de Extensão Universitárias CEU- e Pós Graduação, Faculdade Montenegro Extensão Universitária e Complementação de Estudos em Pedagogia, e no Instituto de Educação Social e Tecnológico em varias cidades da Bahia. Em 2003 foi aprovado em 1º lugar no concurso de professor do Estado para lecionar Historia e Sociologia na cidade de Taperoá onde ministrou aulas do Colégio Estadual Estela Aleluia Guimaraes. Neste ínterim desenvolveu trabalhos comunitários nos colégios públicos e particulares da região no que se refere a palestras sobre Tóxicos e Entorpecentes, alertando então os jovens contra o risco das drogas, além de ministrar palestras na Bahia e Maranhão com o tema “Motivando para a Educação e o Trabalho”. Amante dos esportes implementou em Valença com seu fiel amigo e colega de artes marciais Edézio Santos Andrade, o Projeto Respeito Acima de Tudo, onde jovens e adultos aprendem gratuitamente o karate, juntamente com um estudo especifico em Filosofia Oriental, onde os atletas/cidadãos aprendem a convivência em sociedade, o respeito e urbanidade. Sendo sua equipe de atletas saindo vitoriosa do campeonato baiano de Karate na vila Militar, Dendezeiros, Salvador 09/2007 com 07 medalhas.

No ano de 2005 foi condecorado com a mais honrosa comenda da cidade ,o titulo de Cidadão Valenciano, reconhecimento das autoridades e do povo pelos relevantes serviços prestados a comunidade. Neste mesmo ano recebeu o troféu imprensa do Jornal Litoral e Região como melhor policial Civil da região de Valença. Ainda neste ano já como aluno do Curso de Direito pela Faculdade Dois de Julho em Salvador, ministrou seminário Interdisciplinar sobre As duas realidades do Bairro do Garcia, atingindo nota máxima no conceito da turma. Um ano após elaborou artigo sobre Segurança Publica e Cidadania, sendo a ideia básica para o curo de capacitação de Policiais Civis e Militares ocorrido em maio de 2007, desenvolvido em parceria com a 5ª COORPIN - Valença e a FACEBAHIA , onde contou com a presença do representante do Secretario de Segurança Publica do Estado da Bahia, Delegado Chefe da Policia Civil e do Comandante Geral da PM-Bahia, além de varias autoridades de Valença e Região. Dirigiu ainda outras instituições de Ensino e Extensão na região. Sendo aprovado então para o Mestrado em Educação e Contemporaneidade na Universidade do Estado da Bahia, UNEB-Campus I,-Salvador ,Ba, onde desenvolveu um projeto sobre a educação dos Índios Botocudos Tapuias de Valença.Graduou-se em Direito pela Universidade Independente do Nordeste-FAINOR- em Vitoria da Conquista-BA. É Licenciado em Filosofia da Faculdade Batista Brasileira- FBB-Salvador-BA e fora a provado para o Mestrado em Teologia, Educação Comunitária com Infância e Juventude pela Escola Superior de Teologia/Faculdades EST- São Leopoldo no Rio Grande do Sul, terminando seu Mestrado no final de 2010. Foi palestrante/Comunicador do II simpósio do Mestrado Profissional da EST-RS com o tema “ A violência contra a criança e a mulher na histórica sociedade Patriarcal em 2009.0; Fez ainda uma Pos Graduação Lato Sendu em Direito Penal e Crime Organizado pela Faculdade de Tecnologia e Ciências- FTC em 2010, com o titulo O crime Organizado na Bahia e no Brasil. Em meados de 2011 foi aprovado para o Doutorado em Direito pela Universid Católica Santa Fé na Argentina, onde elaborou sua tese sobre “La Reducção da Mayoridad Penal en Brasil”

Como professor Universitário da Face Bahia em Valença, atuou como Diretor do Pólo da FACE da cidade de Jaguaquara,´Ba, onde desenvolveu cursos nas áreas de Extensão, nas áreas de Gestão Empresarial, Filosofia, Pedagogia, Matemática e Letras, Pós-graduação . Diretor Geral do IESTE-Instituto de Educação Social e Tecnológico atuando em varias cidades no Sudoeste da Bahia e na cidade de Valença; Entrou para a AVELA-Academia de Educação Letras e Artes de Valença em 2010, ocupando a cadeira do Poeta Lírico Satírico Gregório de Matos, tendo vários livros publicados em 2010 como Antologia Cidade I e II, Vivendo e Lembrando: Historias, Filosofia e Poesias , Sendo um dos ganhadores do Premio Literário Valdec de Jesus com o livro Ontologia Poética 2009; A historia da Igreja de Nossa Senhora do Amparo de Valença 2010; O livro Ontologias Jurídicas Lançado com os colegas Doutorandos em Direito na Argentina em 2011; Publicou vários artigos em revistas especializadas nas áreas de Historia: Leituras na Historia 2009 e 2010 e Revista Especializada em Direito: Revista Escola Superior de Justiça de Minas Gerais 2012, além de diversos artigos em varias áreas do conhecimento na Editora Komedi; e publicou algumas citações na Agenda Literária 2011; Fundou em 2011 Valença ,a franquia do Complexo Educacional Damásio de Jesus Unidade Valença, atuando como seu Gestor, que figura como a franquia do maior preparatório para Concursos Públicos do Brasil, aprovando varias pessoas na cidade de Valença e Região nos concursos do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, INSS, Exame da O.A.B, Concurso de Delegado e Agente de Policia –BA ,além de Pós gradação em Direito e outros cursos Ead que aguardam autorização do MEC.

Professor Francisco Neto, é agente de Polícia Investigador da Policia Civil do Estado da Bahia, atualmente foi aprovado/Classificado no concurso de Delegado da Polícia Civil da Bahia 2013 e participa do processo seletivo para o Doutorado em Historia da UNISINOS no Rio Grande do Sul.RS

Professor Francisco Neto é gente que mostra que seu principal referencial é sua origem e sua educação familiar, encarando a educação como mola propulsora que lubrifica as engrenagens da vida.


Biografia:
Nascido na ilha da gamboa do morro, distrito da cidade historica de Cairu,graudou-se em Historia pela UNEB, é Graduando em Filosofia pela Faculdade Batista Brasileira-Salvador-BA;pós graduou-se em Psicopedagogia pela FACE,é Mestrando em Educação e Contemporaneidade UNEB; Mestrando em Teologia e Educação Comunitaria pelas Faculdades EsT-São Leopoldo-RS e Bacharelando em Direito pela FAINOR-Vit.Conquista. Professor Universitario e Funcionario Publico Estadual.Atualmente está como Diretor de PóLO DA FACE-Faculdade de Ciencias Educacionais em Jaguaquara-Ba,na Região Sudoeste da Bahia e é Diretor Geral do IESTE-Instituto de Educação Social e Tecnologico.Desenvolve projetos Sociais adotando o esporte como uma forma de Educação "Projeto Respeito Acima de Tudo"-aulas de artes marciais(Karatê) e filosofia Oriental.Teve suas poesias escolhidas no premio literário Valdeck Almeida e publicadada no livro Ontologias Poeticas que fora lançado na 20ª Bienal Internacional do Livro em São Paulo em Agosto de 2008 e publicou o livro "A história da Igreja de Nossa Senhora do Amparo de Valença.Tem poesias publicadas no Livro Ontologia Cidade em 2009.Em 2010 publicou o livro "Vivendo e Lembrando:História, filosofia e Poesias pela editora Ieste" e Escreve para a revista especializada em História com tiragem Nacional "Leituras da História".É membro permanente da AVELA-Academia Valenciana de Letras,Educação e Artes,ocupando a cadeira Imortal do Poeta Satírico Gregório de Matos.
Número de vezes que este texto foi lido: 53006


Outros títulos do mesmo autor

Jurídicos VIDA PREGRESSA NO DIREITO ELEITORAL Francisco Carlos de Aguiar Neto
Artigos DIVERSIDADE CULTURAL DA FAMILIA E A VIOLENCIA ESTRUTURAL francisco carlos de aguiar neto
Jurídicos PRINCIPIOS CONSTITUCIONAIS NO DIREITO ELEITORAL francisco carlos de aguiar neto
Jurídicos DIREITO PENAL E AIDS Francisco Carlos de Aguiar Neto
Poesias PAI francisco carlos de aguiar neto
Jurídicos AÇÃO DE REPARAÇAO CIVIL EX-DELICTO francisco carlos de aguiar neto
Jurídicos DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL francisco carlos de aguiar neto
Poesias TAPUIA francisco carlos de aguiar neto
Frases vivendo e aprendendo francisco carlos de aguiar neto
Frases Sonhos Utópicos francisco carlos de aguiar neto

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 31 até 40 de um total de 47.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Mulher de Amor - José Ernesto Kappel 53717 Visitas
A salvação do mundo em.,, - lathea 53704 Visitas
OS ANIMAIS E A SABEDORIA POPULAR - Orlando Batista dos Santos 53657 Visitas
Preste muita atenção nos milagres - jecer de souza brito 53654 Visitas
A menina e o desenho - 53634 Visitas
O Outro anencéfalo - JACQUES CALABIA LISBÔA 53634 Visitas
Viver! - Machado de Assis 53624 Visitas
sei quem sou? - 53609 Visitas
eu sei quem sou - 53599 Visitas
IHV (IHU) e ISVA (ISUA) - Gileno Correia dos Santos 53594 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última