Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
HUMILDADE
JONES CHAVES QUEIROZ

Resumo:
Passamos por experiência e absorvemos aquilo que é conveniente ou não, condenamos o próximo por atos diversos e jamais paramos para ouvir o que de melhor traz na bagagem da vida. Falta humildade para as percepções.

A vida do ser humano fica tão vazia quando falta esta simples palavrinha. através dela temos inibição, ousadia e frustrações. Quando nos falta a humildade, as pessoas logo se afastam e tende a criar apatia com relação a outra, isto é a inibição em se aproximar e passam a evitar contatos. Mas, o humilde é ousado, sabe conquistar e ser conquistado, sabe chegar e sair independentemente do ambiente.       
        Frustra os que se relacionam pela primeira vez com pessoas que não tem esta característica e logo percebe que esta aproximação não deveria ter sucedido. Não tem pudor os arrogantes, acham que sabem tudo, mas, sem enxergar o próprio nariz, dispara feito metralhadora palavras ofensivas, ferindo o caráter do próximo. O hábito de viver em sociedade fica harmonioso, quando no diálogo pessoas detentoras de boas maneiras no quesito humildade, se encontram. Até a maneira de conversar, em absorver as palavras, ouvir atenciosamente o outro retornando com o mesmo gesto é garantia de que ambos ficaram satisfeito com a troca de experiência. Ficamos tímidos as vezes no conhecimento do outro e antes de soltarmos o verbo, analisamos primeiro qual é o tipo de assunto dominante que o faz dar a atenção devida. Futebol, religião, política e fatos corriqueiros. Mas há pessoas que se transformam de água para vinho repentinamente, onde julgamos ter conhecido e daí decepção. Alguns dão a alcunha de duas caras, hora de um jeito, ora do outro. Porque as pessoas são assim? Perguntamos. Não podemos ser responsabilizados por acontecimentos, cuja explicação vem do alto. Somente o Senhor tem respostas para todas as coisas. Mas a humildade deve ser praticada para os que caminham e para aqueles que são carregados, para os que movimentam e para os paralisados, para aqueles que expressam, ouvem e enxergam e para os que utilizam a linguagem de libras e braile.      
        Todos devem ser humilde e jamais serem bajulados como diferente e com piedade. Levantar a cabeça diante dos problemas é um ato de coragem e tirar proveito dos problemas é cruel e injusto e não é característica da humildade. Um dos fatores mais difícil é a convivência, o ato de se acostumar é a descoberta de qualidades e defeitos. Mesmo que evitamos transmitir o lado negativo, ele é transmitido numa simples ação e frustra-se quem procurava o ideal. Até no relacionamento a dois é difícil, imagina na pessoa do outro que mau conhecemos. A confiança é uma característica também conquistada e raramente o ser humano apresenta como portador desta qualidade, que também é percebida pela convivência. Caso alguém me julga ao realizar esta salada de pensamentos, adianto que a humildade não passa despercebida dentro do contexto apresentado. Quando confiamos ou desconfiamos, são percepção positiva e negativa que temos do outro e daí falta a humildade, condenamos sem conhecer a razão e julgamos sem dar a chance do próximo se redimir.

                                                                      J. CHAVES


Biografia:
Jones Chaves Queiroz, nascido na cidade de Abre Campo/MG, no dia 11/06/1964, onde morou até os 11 anos. Mudou para a cidade de Contagem/MG onde concluiu seu estudos. Se casou com Maria Elza em 1990, onde teve dois filhos: Lorrana, hoje com 19 anos e Lindemberg com 15 anos. Reside atualmente na cidade de Betim/MG. Trabalha na área administrativa como funcionário público da Prefeitura de Contagem e cursa direito na faculdade Pitágoras em Betim.
Número de vezes que este texto foi lido: 59440


Outros títulos do mesmo autor

Artigos VIRTUDE JONES CHAVES QUEIROZ
Crônicas PALAVRA DO BEM E DO MAU JONES CHAVES QUEIROZ
Crônicas A Cidade dos Sonhos JONES CHAVES QUEIROZ
Contos LATA VAZIA JONES CHAVES QUEIROZ
Artigos CIDADÃO BRASILEIRO JONES CHAVES QUEIROZ
Crônicas CORPO VAZIO JONES CHAVES QUEIROZ
Artigos O DIREITO DE VIVER JONES CHAVES QUEIROZ
Artigos FAÇAM O QUE EU FALO, MAS, NÃO FAÇAM O QUE EU FAÇO JONES CHAVES QUEIROZ
Contos O último imperador! JONES CHAVES QUEIROZ
Poesias FAÇAM O QUE EU FALO, MAS, NÃO FAÇAM O QUE EU FAÇO JONES CHAVES QUEIROZ

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 37.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
TE VEJO CONTO GAY IND 18 ANOS - paulo ricardo azmbuja fogaça 60578 Visitas
ARPOS - Abacre Restaurant Point of Sale 5 - Juliano 60510 Visitas
Mulheres - Ana Maria de Souza Mello 60496 Visitas
frase 499 - Anderson C. D. de Oliveira 60399 Visitas
"Fluxus" em espanhol - CRISTIANE GRANDO 60386 Visitas
O Senhor dos Sonhos - Sérgio Vale 60381 Visitas
Roupa de Passar - José Ernesto Kappel 60333 Visitas
É TEMPO DE NATAL! - Saulo Piva Romero 60324 Visitas
Arnaldo - J. Miguel 60321 Visitas
Um conto instrumental - valmir viana 60311 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última