Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
NOSSA CULTURA Ó!
DIRCEU DETROZ

A TV por assinatura nos lares brasileiros seja ela oficial ou “gatos” está em expansão. Em 2012, esse ramo cresceu 12%. Quase todos os canais da TV aberta estão disponibilizados na TV por assinatura. Uma espécie de cortesia. Com isso no interior do Brasil, o que realmente se busca é uma qualidade de imagem melhor.

E tudo estava indo muito bem. Até que nossos governantes resolveram estragar. Na verdade eles sempre estragam. Nós é que deveríamos nos acostumar. De repente, nossos senadores e deputados se proclamaram guardiões da cultura brasileira.

O resultado dessa decisão fica evidente quando zapeamos os canais. E isso pode ser a qualquer hora do dia ou da noite. O que deveria ser cultura, não passa de programas e filmes de péssima qualidade. Verdadeiros lixos. A maioria nociva para crianças.

Com um agravante. Creio ser baixíssimo o número de pais que censuram com senha, quando o filme é impróprio para uma determinada idade. E nem falo das cenas de sexo. Essas, as novelas da Rede Globo, mostram diariamente entre seis e dez horas da noite. Cenas de sexo são perfeitamente aceitáveis. Elas não atentam contra a saúde.

Mas há outras coisas. No Brasil a publicidade de cigarros foi abolida. A de bebida também. O que nossos senadores e deputados não perceberam é que “nossa cultura”, esta cheia de maus exemplos de personagens que bebem e que fumam. Nesse fumar estão o cigarro e a maconha. Isso sem contar aqueles que dão uma cheirada básica na cocaína. Os viciados.

Vi dois exemplos recentemente. No primeiro o personagem principal é o ator Caio Blat. Assisti da metade para o fim, e nem me lembro do nome. O enredo narra um triângulo amoroso. Ele, a esposa e (a) amante da esposa. Uau! Um tema atualíssimo nos dias de hoje. O que me deixou estarrecido, foi à quantidade de cigarros que o ator fumou, nesse tempo que assisti do filme. Ator e cigarro. Igual publicidade. Onde está a cultura?

O outro exemplo foi um sucesso nacional de bilheteria nos cinemas. Que agora está no Telecine. Tem o sugestivo nome de “E Aí... Comeu?”. Quem quiser conferir marque o tempo. Em mais de 70% da duração do filme, os três personagens estão sentados ao redor de uma mesa de bar tomando cerveja. Cerveja não é bebida alcoólica? Onde está a Cultura? Uau! E tem uma que é patrocinadora oficial da Copa do Mundo de 2014.

Acredito que não é desse tipo de cultura que as famílias brasileiras precisam. Nesses casos, o discurso cultural é vazio. Foi apenas uma forma de pressionar os canais a mostrarem entulhos brasileiros. O mesmo bordão que Chico Anísio usava para o salário serve para esse tipo de cultura, que se tenta empurrar goela abaixo dos brasileiros. Mais uma, entre tantas outras.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52817


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A pandemia do egoísmo DIRCEU DETROZ
Poesias Oceanos no centro da Terra DIRCEU DETROZ
Crônicas Da placenta ao Antropoceno DIRCEU DETROZ
Crônicas A garota dos coturnos voltou DIRCEU DETROZ
Crônicas Os ossos esquecidos DIRCEU DETROZ
Poesias MUROS DIRCEU DETROZ
Crônicas O monstro, a ciência e as reflexões DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa inteligência é ficção DIRCEU DETROZ
Crônicas Os biosferanos DIRCEU DETROZ
Crônicas Um desengonçado Daniel DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68980 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57900 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56726 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55804 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55057 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54980 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54858 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54850 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54752 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54720 Visitas

Páginas: Próxima Última