Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Juízo e Discernimento Espirituais – Mateus 7.6
Silvio Dutra

“Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis aos porcos as vossas pérolas, para não acontecer que as calquem aos pés e, voltando-se, vos despedacem.” (Mt 7.6)

Neste versículo de Mateus nosso Senhor conclui o que tem vindo dizendo relativamente ao tema difícil e complexo do juízo.
Esta afirmação parece uma contradição com o que o Senhor havia dito anteriormente neste sétimo capitulo. Aqui vemos o que o Senhor dissera anteriormente não era tudo que se relaciona a este assunto do juízo. De modo que para que haja um equilíbrio adequado e para que a afirmação relativa a este assunto seja completa, é essencial esta observação do sexto versículo.
Se nosso Senhor tivesse concluído o ensino com os cinco primeiros versículos do sétimo capítulo, teria conduzido sem dúvida a uma posição falsa. As pessoas teriam cuidado em evitar o terrível perigo de julgar. Não haveria o que se chama de disciplina na Igreja; e a vida cristã, em sua totalidade seria caótica. Não haveria coisas como denunciar uma heresia e emitir juízo sobre a mesma, porque todo mundo teria tanto medo de julgar ao herege, que cerraria os olhos diante da heresia, e o erro se iria introduzindo na igreja mais do que já o tinha feito.   
Assim pois, nosso Senhor passa a fazer esta afirmação, porque o esquecimento deste acréscimo ao ensino acerca do juízo, faz com que tantas pessoas mostrem falta de discernimento e estão prontas a louvar e a recomendar qualquer coisa que se lhes apresente e que pretenda vagamente ser cristã. Dizem que não devemos julgar. E esta posição é considerada como apropriada a um espírito amistosos e caritativo, e por isso tantas pessoas caem em erros graves e suas almas imortais correm grandes perigos.   
Como reconciliamos estas duas coisas A resposta simples é que, enquanto nosso Senhor nos exorta a que não sejamos hipercríticos, nunca nos diz que não discirnamos.
A Bíblia nos exorta continuamente ao espírito de discernimento.
Como podemos “provar os espíritos”, como podemos nos guardar dos falsos profetas, sem não exercitarmos nosso juízo e discernimento?
Em outras palavras, temos que reconhecer o erro, porém, temos que fazê-lo, não para condenar senão para ajudar. (E também para manter a verdade e a justiça entre os cristãos – nota do tradutor).
Ao fazer a afirmação deste sexto versículo nosso Senhor quer se referir à verdade, que é santa, e que tem sido comparada com s pérolas. A pérola aqui referida é a mensagem cristã, a mensagem do reino, as coisas relativas ao reino de Deus.   
O cachorro, nos dias de nosso Senhor, na Palestina, não era o animal doméstico que temos hoje. Mas viviam nas ruas comendo do lixo, e era um animal selvagem e perigoso. E na sociedade judaica o porco representava a tudo o que era impuro e condenado pela Lei.
E estes são os dois termos que nosso Senhor emprega para nos ensinar como discernir entre pessoa e pessoa. Temos que reconhecer que há um tipo de pessoa que, relativamente á verdade, se coloca na posição de cão e de porco.
Isto não se refere à posição de todos os não cristãos, porque de outro modo nunca poderiam se converter porque estariam impedidos de ouvir a verdade.    
Mas se refere a discernir entre pessoa e pessoa quanto ao modo que se posicionam em relação ao evangelho.
Veja como nosso Senhor evitou em expor a verdade quanto interpelado por Pilatos e por Herodes.
Veja como Paulo e Barnabé se opuseram a continuar pregando o evangelho aos judeus de Antioquia que estavam resistindo à verdade (At 13.46).   
Não há nada tão trágico e antibíblico como testemunhar aos outros de forma mecânica. Há cristãos que são réus disto. Dão testemunho, porém o fazem numa forma totalmente mecânica. Nunca pensam na pessoa com a qual tratam; nunca tratam de avaliá-la nem em descobrir exatamente em que posição está. Falham completamente em por em prática esta exortação. Apresentam a verdade exatamente na mesma forma a todos e a cada um. Aparte do fato de que seu testemunho se torna bastante inútil, a única coisa que conseguem é um sentimento de autocomplacência, e expõem o santo nome do Senhor à ignomínia e desonra.
Nosso Senhor descreve a reação do cão e do porco, ao pisotear e destroçar, a blasfêmia e a maldição. E devemos ter sempre cuidado em não dar base a ninguém para que blasfeme e maldiga.
Por D. M. Lloyd Jones ( traduzido e adaptado por Silvio Dutra)


Biografia:
Servo de Deus, que tendo sido curado, pela graça de Jesus, de um infarto do miocárdio e de um câncer intestinal, tem se dedicado também a divulgar todo o material que produziu ao longo dos 43 anos do seu ministério, que sempre realizou para a exclusiva glória de Deus, sem qualquer interesse comercial ou financeiro. Há alguns anos atrás, falou-me o Senhor numa visão que eu fosse ter com os puritanos e com Martyn LLoyd Jones. Exatamente com estas palavras. Por incrível que possa parecer, até então, nunca havia ouvido falar sobre os puritanos e LLoyd Jones. Mais tarde, fui impelido pelo Senhor a divulgar todo o material que havia produzido como fruto do referido estudo. Você pode ler e baixar estas mensagens nos meus seguintes blogs e site: http://livrosbiblia.blogspot.com.br/ Comentário dos livros do Velho Testamento https://www.legadopuritano.com/ https://spurgeonepuritanos.net/ https://jenyffercarrandier.wixsite.com
Número de vezes que este texto foi lido: 52811


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Deus Requer Santificação aos Cristãos 3 Silvio Dutra
Artigos Deus Requer Santificação aos Cristãos 2 Silvio Dutra
Artigos Deus Requer Santificação aos Cristãos 1 Silvio Dutra
Artigos Porque a Vida Eterna é Dependente da Fé Silvio Dutra
Poesias O Selo do Crente Silvio Dutra
Artigos O EVANGELHO QUE NOS LEVA A OBTER A SALVAÇÃO Silvio Dutra
Artigos O Real Sentido da Vida Silvio Dutra
Artigos Satisfação Silvio Dutra
Poesias Salvação sem Jesus? Silvio Dutra
Artigos Quem São os Puritanos? Silvio Dutra

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 2088.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68980 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57900 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56726 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55804 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55057 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54980 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54858 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54850 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54752 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54720 Visitas

Páginas: Próxima Última