Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A Submissão à Verdade
Silvio Dutra

“1 Todos os servos que estão debaixo do jugo considerem seus senhores dignos de toda honra, para que o nome de Deus e a doutrina não sejam blasfemados.
2 E os que têm senhores cristãos não os desprezem, porque são irmãos; antes os sirvam melhor, porque eles, que se utilizam do seu bom serviço, são cristãos e amados. Ensina estas coisas.
3 Se alguém ensina alguma doutrina diversa, e não se conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade,
4 é soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, injúrias, suspeitas maliciosas,
5 disputas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade é fonte de lucro;”

Paulo havia falado anteriormente sobre o relacionamento do cristão na Igreja, e também em sua família, e agora ele passa a falar deste relacionamento no local de trabalho, e destaca o dever de fazer tudo com submissão, zelo e amor, para confirmar a doutrina de Cristo, que ensina que todos os atos do cristão devem ser feitos por amor, não como que servindo a homens, mas ao próprio Deus, que é merecedor do melhor dos nossos esforços em tudo o que fazemos neste mundo, de forma que ao elogiarem o nosso bom procedimento, o nome de Deus, que levamos sobre nós, possa ser honrado e glorificado.
O fato de o cristão estar a serviço de outros cristãos implica em servi-los ainda melhor, porque são cristãos e amados, de maneira que não se deve valer da condição de serem da mesma família de Deus, para se pretextar igualdade, de modo a não se colocar em posição de submissão e serviço.
Deus mesmo ordenou as coisas desta forma para que todos sejam exercitados em obediência prática, que em última instância é obediência a Ele próprio.
E na submissão há uma chamada à renúncia ao eu, tão necessária para quebrar o orgulho que herdamos em razão do pecado original.
A aprendizagem da sã doutrina requer esta renúncia do eu, este negar-se a si mesmo, de maneira que se possa aprender conforme convém, em humildade, porque a graça do Senhor é concedida somente a quem se humilha, e esta humildade há de se ver de forma prática em quem é pobre de espírito, e daí Jesus ter afirmado que estes que são pobres de espírito são os que são bem-aventurados, porque poderão aprender de Deus e viver para Ele.
A afirmação do ego é o maior empecilho para o aprendizado e prática da sã doutrina. E não é de se admirar que os falsos mestres, que resistem à sã doutrina, ensinando doutrinas diversas, façam isto por motivo de endurecimento no seu próprio orgulho.
Eles querem afirmar a sua própria opinião, e não o evangelho revelado nas Escrituras, ainda que argumentando que têm aprendido diretamente de Deus pelo Espírito.
Assim resistirão aos verdadeiros mestres ou a qualquer outro mestre, porque não se trata tanto de resistência a quem ensina, mas de afirmarem as suas próprias convicções, tal como Alexandre, o latoeiro, que havia resistido muito às palavras do apóstolo Paulo, no ensino da sã doutrina, e que era da própria Igreja de Éfeso:
“14 Alexandre, o latoeiro, me fez muito mal; o Senhor lhe retribuirá segundo as suas obras.
15 Tu também guarda-te dele; porque resistiu muito às nossas palavras.” (II Tim 4.14,15).
Não raro, estas pessoas inchadas em si mesmas, e que não se submetem à verdade de Deus, e nem mesmo querem estar debaixo do Seu governo, fazem estas coisas simplesmente para produzirem contendas, divisões, desconfortos, para se sentirem vitoriosos em debates, mas nunca para investigar de fato sobre a verdade para aplicá-la à própria vida.
Por isso o apóstolo disse destes o que nós lemos nos versos 3 a 5:
“3 Se alguém ensina alguma doutrina diversa, e não se conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade,
4 é soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, injúrias, suspeitas maliciosas,
5 disputas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade é fonte de lucro;”.
Assim, há uma conexão do que havia dito antes da submissão dos servos aos seus senhores, por amor ao Senhor, com o que disse adiante quanto à necessidade de submissão em relação ao aprendizado e ensino da doutrina, porque isto deve ser feito também em submissão a Deus e por amor a Ele.
Quando se perde isto de vista, ainda que conscientemente ou não, a pessoa estará andando no caminho amplo que conduz à perdição, em vez do caminho estreito estabelecido por Deus para a salvação.
Na verdade é necessário muita paciência e diligência para se aprender a sã doutrina, pela sua prática na vida, conforme se encontra revelada nas Escrituras.
Se fosse coisa tão fácil de se conseguir, a Bíblia não teria sido produzida com tantos livros e com tantos ensinos, e num longo espaço de tempo.
É evidente que é muito leviana a atitude de afirmar que se tem um bom conhecimento da vontade de Deus antes mesmo de se abrir a Bíblia para meditar nela com um espírito submisso a Deus.
A pessoa que se deixar vencer pela soberba jamais aprenderá de Deus porque Ele resiste ao soberbo, e somente concede a Sua graça aos humildes, conforme Ele afirma em várias passagens das Escrituras.
Ninguém se surpreenda, portanto, que num mundo como o nosso dominado pelo humanismo, que coloca o homem no centro de tudo, e não a Deus, que se deseje efetivamente ouvir a sã doutrina, a qual não é da invenção do homem, mas uma revelação que nos veio diretamente do céu.
É de fato nos nossos dias que se tem cumprido, como nunca antes, o que o apóstolo afirmou em II Tim 4.3,4:    
“3 Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos,
4 e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas.” (II Tim 4.3,4).
Mas mesmo diante deste quadro, é ordenado aos fiéis ministros de Cristo que continuem fazendo o que Paulo ordenou a Timóteo:
“prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda longanimidade e ensino.” (II Tim 4.2).
Ao mesmo tempo, quanto aos falsos mestres é ordenado que os ministros fiéis fujam deles e da sua influência e do seu falso ensino (v. 10).
De modo nenhum devem se permitir estar na sua companhia, e fazerem deles seus companheiros de ministério, porque não pode haver comunhão entre luz e trevas.
No verso 3 Paulo destaca que a sã doutrina é aquela que se conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, reveladas nos Evangelhos, e que esta sã doutrina produz um bom efeito, a saber, ela gera santificação nos que a praticam e lhes conduz a viverem piedosamente.
Esta é uma das formas de se identificar portanto, qual é o reto ensino.
Importa, portanto, a todo custo, manter a sã doutrina na Igreja, porque o ensino de homens orgulhosos, que não se conforma à sã doutrina, produzirá rupturas na mesma, e não se poderá ver nela aquele unidade pela qual Jesus intercedeu que houvesse entre os cristãos, mutuamente, e com o próprio Deus.
Que unidade espiritual em paz e em amor poderá existir entre corações soberbos?
Isto não é somente para corações verdadeiramente humildes, que consentem aprenderem e serem guiados por Deus?


Biografia:
Servo de Deus, que tendo sido curado, pela graça de Jesus, de um infarto do miocárdio e de um câncer intestinal, tem se dedicado também a divulgar todo o material que produziu ao longo dos 43 anos do seu ministério, que sempre realizou para a exclusiva glória de Deus, sem qualquer interesse comercial ou financeiro. Há alguns anos atrás, falou-me o Senhor numa visão que eu fosse ter com os puritanos e com Martyn LLoyd Jones. Exatamente com estas palavras. Por incrível que possa parecer, até então, nunca havia ouvido falar sobre os puritanos e LLoyd Jones. Mais tarde, fui impelido pelo Senhor a divulgar todo o material que havia produzido como fruto do referido estudo. Você pode ler e baixar estas mensagens nos meus seguintes blogs e site: http://livrosbiblia.blogspot.com.br/ Comentário dos livros do Velho Testamento https://www.legadopuritano.com/ https://spurgeonepuritanos.net/ https://jenyffercarrandier.wixsite.com
Número de vezes que este texto foi lido: 52817


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Deus Requer Santificação aos Cristãos 3 Silvio Dutra
Artigos Deus Requer Santificação aos Cristãos 2 Silvio Dutra
Artigos Deus Requer Santificação aos Cristãos 1 Silvio Dutra
Artigos Porque a Vida Eterna é Dependente da Fé Silvio Dutra
Poesias O Selo do Crente Silvio Dutra
Artigos O EVANGELHO QUE NOS LEVA A OBTER A SALVAÇÃO Silvio Dutra
Artigos O Real Sentido da Vida Silvio Dutra
Artigos Satisfação Silvio Dutra
Poesias Salvação sem Jesus? Silvio Dutra
Artigos Quem São os Puritanos? Silvio Dutra

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 2088.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69079 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57977 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 57630 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55903 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55222 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55198 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 55078 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54961 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54945 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54934 Visitas

Páginas: Próxima Última