Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A bela e a fera
Dr. Pedro Alexandre

Resumo:
"Na Medicina não existem dogmas definitivos e nem regras sem exceção. Por isso, cada caso e cada paciente devem ser avaliados individualmente, em todo o seu contexto, antes que se emitam quaisquer opiniões"

Foi muito impactante a decisão da atriz Angelina Jolie, um ícone da beleza feminina contemporânea, de submeter-se a uma mastectomia bilateral profilática, que consiste na retirada cirúrgica de ambas as mamas, poupando-se, praticamente, apenas a pele, as aréolas e os mamilos. A cirurgia foi profilática (preventiva e não terapêutica) porque a ilustre paciente não apresentava nenhuma doença nas mamas, mas realizou um exame que analisa a tendência genética de desenvolvê-lo, revelando uma porcentagem alta , de 87% no seu caso. Suas mamas foram posteriormente reconstruídas numa outra cirurgia (plástica reconstrutiva com próteses de silicone).
O impacto da notícia entre as mulheres pareceu resultar do grande simbolismo que as mamas têm na imagem feminina, fortemente associada à maternidade e à sexualidade. Mas o que parece realmente ter causado “frisson” foi a decisão de Angelina e de seus médicos de optarem por um procedimento cirúrgico que é sempre mutilante e traumático, como a mastectomia, apenas para a prevenção do câncer. Mesmo que a reconstrução das mamas seja plenamente exitosa, fato perfeitamente possível com as técnicas atuais, todo esse processo não é desprovido de riscos e de complicações.
O que parece ter pesado muito na decisão da atriz foi ela ter vivenciado o sofrimento e a morte precoce de sua mãe, justamente por essa doença que, infelizmente, ainda assusta bastante as pacientes por ser realmente grave e, em alguns casos, incurável. Ela alegou que pensou nos seus filhos e que gostaria de ter uma vida longa ao lado deles, coisa que sua mãe não pode desfrutar plenamente com os seus.
Na Medicina não existem dogmas definitivos e nem regras sem exceção. Por isso, cada caso e cada paciente devem ser avaliados individualmente, em todo o seu contexto, antes que se emitam quaisquer opiniões e, especialmente, julgamentos, como reza o bom senso. Consequentemente, não podemos afirmar que Mrs. Jolie agiu errado, deixando de optar por métodos diagnósticos tão efetivos que hoje dispomos e nem que todos os casos semelhantes devam ser conduzidos, necessariamente, da mesma forma.
Não se pode negar, entretanto, que foi um ato de coragem e de determinação admiráveis dessa “ bela “ que preferiu não enfrentar a ” fera”, mas cortar a própria carne em nome do amor.

Dr. Pedro Alexandre
Cirurgião Plástico      
drpedroalexandre@bol.com.br
www.drpedroalexandre.com.br


Biografia:
Graduado em Medicina pela PUCRS (1986) Residência em Cirurgia Geral Hospital São Lucas da PUCRS (1987/1988) Especializado em Cirurgia Plástica no serviço do Prof. Dr. Ivo Pitanguy (1989 a 1992) Membro especialista da SBCP – Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - São Paulo (1991) - http://www.cirurgiaplastica.org.br Chefe do Setor de Reconstrução Mamária do Serviço de Mastologia do Hospital Nossa Senhora da Conceição – Porto Alegre Instrutor de Ensino da Residência Médica – Cirurgia Plástica – Hospital São Lucas da PUC. Consultor de Gluteoplastia (Plástica de Glúteo) – Clinica do Dr. Pietro Lorenzetti – Catania – Itália Preceptor da Residência em Cirurgia Plástica do Hospital Conceição
Número de vezes que este texto foi lido: 61638


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Beleza: um direito de todos Dr. Pedro Alexandre
Artigos Cirurgia Plástica em pacientes HIV Positivos Dr. Pedro Alexandre
Artigos Cirurgia do rejuvenescimento facial Dr. Pedro Alexandre
Artigos Cirurgia plástica no nariz Dr. Pedro Alexandre
Artigos Mamoplastia e gluteoplastia com e sem próteses Dr. Pedro Alexandre
Artigos Plástica dos glúteos Dr. Pedro Alexandre
Artigos Lipoaspiração: prós e contras Dr. Pedro Alexandre

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 11 até 17 de um total de 17.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Resumo - Direito da Criança e do Adolescente - Isadora Welzel 62757 Visitas
A SEMIOSE NA SEMIÓTICA DE PEIRCE - ELVAIR GROSSI 62722 Visitas
O pseudodemocrático prêmio literário Portugal Telecom - R.Roldan-Roldan 62648 Visitas
A Aia - Eça de Queiroz 62630 Visitas
Mistério - Flávio Villa-Lobos 62578 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 62572 Visitas
O Senhor dos Sonhos - Sérgio Vale 62561 Visitas
Legibilidade (Configurando) - Luiz Paulo Santana 62557 Visitas
Minha Amiga Ana - J. Miguel 62545 Visitas
Você acredita em Milagres? - Keiti Matsubara 62503 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última