Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Beleza: um direito de todos
Dr. Pedro Alexandre

Resumo:
A cirurgia plástica pode ser um instrumento maravilhoso capaz de aliviar o sofrimento das pessoas

O emérito cirurgião plástico, Ivo Pitanguy, chamado carinhosamente por seus discípulos espalhados pelo mundo de Professor, na sua obra “Direito à beleza” ensina que o ser humano busca na cirurgia plástica não a perfeição estética, mas um equilíbrio entre o seu aspecto físico e a sua autoimagem. Na minha experiência como seu aluno, de 1989 a 1992 e, depois, como cirurgião plástico especialista, observando meus próprios pacientes e aprendendo com eles, desenvolvi o conceito de que a beleza deve ser um direito de todos e não um privilégio de poucos.
Em outras palavras, a cirurgia plástica pode ser um instrumento maravilhoso capaz de aliviar o sofrimento das pessoas. É comum que muitos pacientes nem procurem auxílio médico por acreditarem equivocadamente que “plástica não é para eles”, tão baixa está sua autoestima. Para isso, contribui também uma visão, a meu ver, equivocada dos próprios profissionais de Medicina.
As outras especialidades médicas, por lidarem com doenças e problemas de saúde que ameaçam a vida, têm a tendência, muitas vezes, de enxergar a cirurgia plástica como supérflua ou como excesso de vaidade das pessoas. Não se dão conta de que a dor psíquica é, muitas vezes, tão ou mais deletéria do que a física. Muitos cirurgiões plásticos, por sua vez, misturam o seu próprio conceito estético e aspectos do seu ego, na avaliação do paciente, deixando de interpretar, adequadamente, a verdadeira causa da insatisfação deste.
Exemplo comum é o de pacientes que não se encontram no seu peso ideal e têm uma correção plástica do excesso de pele e gordura abdominal ou do volume e forma das mamas, contraindicada pelo cirurgião plástico que se recusa a operá-los caso não emagreçam antes da cirurgia. Ora, a não ser que o sobrepeso seja tanto a ponto de afetar a saúde e, consequentemente , aumentar o risco do procedimento, esse rigor do cirurgião em relação ao peso acaba apenas por excluir muitas pessoas da cirurgia tão desejada e necessária.
E isso simplesmente por elas não se enquadrarem num padrão de beleza que não deveria, no meu ponto de vista, ser aplicado como uma fórmula matemática, pois cada ser humano é física, psíquica e culturalmente único. O que esses pacientes querem é apenas se sentir melhor, com um contorno mais harmônico e não obterem uma perfeição estética que é, muitas vezes, o ideal do cirurgião. Aliás, este, inconscientemente, ao se posicionar como um verdadeiro “escultor da matéria viva”, acaba por se sentir dono dela, quando, na verdade, é simplesmente um médico com sensibilidade e técnicas a serem utilizadas conforme a necessidade de cada indivíduo que lhe pede auxílio, buscando a beleza desejada por cada um deles e não por si mesmo ou por outrem.
Os pacientes têm esse direito!

Dr. Pedro Alexandre
Cirurgião Plástico      
drpedroalexandre@bol.com.br
www.drpedroalexandre.com.br


Biografia:
Graduado em Medicina pela PUCRS (1986) Residência em Cirurgia Geral Hospital São Lucas da PUCRS (1987/1988) Especializado em Cirurgia Plástica no serviço do Prof. Dr. Ivo Pitanguy (1989 a 1992) Membro especialista da SBCP – Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - São Paulo (1991) - http://www.cirurgiaplastica.org.br Chefe do Setor de Reconstrução Mamária do Serviço de Mastologia do Hospital Nossa Senhora da Conceição – Porto Alegre Instrutor de Ensino da Residência Médica – Cirurgia Plástica – Hospital São Lucas da PUC. Consultor de Gluteoplastia (Plástica de Glúteo) – Clinica do Dr. Pietro Lorenzetti – Catania – Itália Preceptor da Residência em Cirurgia Plástica do Hospital Conceição
Número de vezes que este texto foi lido: 61637


Outros títulos do mesmo autor

Artigos A cirurgia plástica na terceira idade Dr. Pedro Alexandre
Artigos Próteses de silicone: quando tudo começou Dr. Pedro Alexandre
Artigos A origem da Cirurgia Plástica Dr. Pedro Alexandre
Artigos Cirurgia plástica estética: Dr. Pedro Alexandre
Artigos Cirurgia plástica: verdades e mitos Dr. Pedro Alexandre
Artigos A cirurgia plástica na era da informação Dr. Pedro Alexandre
Artigos A bela e a fera Dr. Pedro Alexandre
Artigos Cirurgia plástica estética na adolescência e infância Dr. Pedro Alexandre
Artigos Procedimentos complementares em cirurgia plástica: Dr. Pedro Alexandre
Artigos Cirurgia plástica em homens Dr. Pedro Alexandre

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 17.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Os Dias - Luiz Edmundo Alves 63386 Visitas
Jornada pela falha - José Raphael Daher 63373 Visitas
O Cônego ou Metafísica do Estilo - Machado de Assis 63204 Visitas
Insônia - Luiz Edmundo Alves 63151 Visitas
Namorados - Luiz Edmundo Alves 63148 Visitas
Viver! - Machado de Assis 63119 Visitas
A ELA - Machado de Assis 63021 Visitas
Negócio jurídico - Isadora Welzel 63018 Visitas
Eu? - José Heber de Souza Aguiar 62909 Visitas
PERIGOS DA NOITE 9 - paulo ricardo azmbuja fogaça 62885 Visitas

Páginas: Próxima Última