Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
COMPRANDO GATO POR LEBRE
DIRCEU DETROZ

A Europa vive uma crise sem fim. O certo seria dizer quebrada. Alguns países estão ainda piores. Entre eles se incluem Itália e Espanha. Na Espanha a pobreza cresce assustadoramente. Quase 30% dos trabalhadores estão desempregados. E ninguém sabe ainda como sair dessa situação.

Neste ano pude perceber que algo aconteceu na Espanha. No torneio de tênis “Master 1000” de Barcelona, a exceção da final, com a presença do ídolo da casa Rafael Nadal, as quadras estavam vazias. Muito diferente de anos anteriores. Quem imaginaria países de primeiro mundo empobrecidos.

É dentro desta Espanha, que dois times de futebol parecem desconhecer a derrocada dos seus torcedores. Barcelona e Madrid, dois poderosos da Europa, estão em busca de redenção. Para isso, não se importam de abrir seus cofres. Ou aumentar suas dívidas. Que dizem serem pagáveis. Só não se sabe até quando.

Atrás dessa redenção, os dois rivais espanhóis atravessaram a Linha do Equador e estão disputando um leilão particular. A bola da vez está no Brasil. Joga no time do Santos. O nome dele é Neymar. Tanto o Santos quanto Neymar, torcem pelo fim do leilão antes da Copa das Confederações. O perigo de o preço desabar depois é grande.

Que Neymar é um talento acima da média não se discute. Que ele é um produto da mídia esportiva também não. Nunca Neymar chegou perto de ser o craque que a mídia inventou. Pior. Estragaram o menino. Que agora vive mais para astro superstar do que jogador de futebol.

Neymar não revolverá os problemas de Barcelona ou Madrid. Também cegos pela mídia estão comprando gato por lebre. Neymar está mais para David Beckham do que para Messi. E nenhum dos dois está à procura de um David Beckham. Um quer um Messi. O outro quer mais um.

Um Messi é tudo que Neymar nunca será. Assim como aconteceu com Robinho e Alexandre Pato, Neymar poderá ser a nova enganação brasileira. E muito antes do que se pensa, estará pedindo e implorando para voltar. Lá podem não faltar “Marias” chuteiras espanholas. O que vai faltar são os “manos”.

O dinheiro envolvido numa transação dessas é quase inimaginável. Neymar como jogador de futebol, não vale nem um quinto desse valor. Ai entra toda a engrenagem do culto à imagem. Messi chama a possível chegada de Neymar ao Barcelona de “contratação maravilhosa”. Mesmo um craque como ele, às vezes, pisa na bola.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52811


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A pandemia do egoísmo DIRCEU DETROZ
Poesias Oceanos no centro da Terra DIRCEU DETROZ
Crônicas Da placenta ao Antropoceno DIRCEU DETROZ
Crônicas A garota dos coturnos voltou DIRCEU DETROZ
Crônicas Os ossos esquecidos DIRCEU DETROZ
Poesias MUROS DIRCEU DETROZ
Crônicas O monstro, a ciência e as reflexões DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa inteligência é ficção DIRCEU DETROZ
Crônicas Os biosferanos DIRCEU DETROZ
Crônicas Um desengonçado Daniel DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69005 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57916 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56752 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55826 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55092 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55031 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54916 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54880 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54798 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54773 Visitas

Páginas: Próxima Última