Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
MEDO DE TER MEDO
Tânia Du Bois

“A cada novo dia, / a vida me oferece / o tesouro das horas, / inteiramente minhas.”
           (Helena Kolody)

          Medo de ter medo, de estar desprovido de idéias, de recorrer ao velho hábito de ligar a televisão e assistir sem participar. De não ter e nem ouvir a melhor história de todos os tempos, em troca da TV. De não compartilhar nada de agradável a quem poderá me fazer companhia.
          Luiz Coronel alerta que “A TV / é a vida / em máscaras contidas. // A TV / é uma metralhadora giratória / A câmara dispara imagens, estórias... // A TV / é a verdade entre aspas.”
          Medo de ter medo de ser condicionado pela imagem e pelas palavras; e permanecer estático ante o ilusório, sem atenção e fascinado pela própria obsessão, não percebendo que esse hábito se transforma em solidão, como em Pedro Du Bois: “... Sem futuro //... sós / sozinhos / isolados / indeterminados // não desligamos a televisão.” “Nem mais um sussurro... / apenas a televisão ligada / e mãos nervosas trocando de canal, trocando de canal.”
          Medo de ser um jogo alucinatório – de um canal para o outro – desencadeando sentidos que possam cobrir a razão. Rubens Rodrigues Toner Filho atesta que “cada gesto novo é o seu silêncio”. E Álvaro Pacheco ressalta, “No espelho / as imagens da noite / e, por trás delas, / a televisão: //... a concupiscência exata / atrás do espelho / que se esconde da noite / na televisão.”
          Medo de ter medo de não saber aproveitar o tempo com as obras que os escritores oferecem para conhecer o medo através da arte e da literatura. E de reconhecer uma paisagem apenas pela televisão. E assim, se tornar um consumidor com carência para o bem viver; como na visão de Arnaldo Massari, “... O cultural e a cultura estão nos sebos. Contudo, na casa de cada um, a TV aberta ensebando ao que existe de pior...”.
          De que perdidos gestos onde me alheio, encontro argumento para desvendar o medo de ter medo?


Biografia:
Pedagoga. Articulista e cronista. Textos publicados em sites e blogs.Participante e colaboradora do Projeto Passo Fundo. Autora dos livros: Amantes nas Entrelinhas, O Exercício das Vozes, Autópsia do Invisível, Comércio de Ilusões, O Eco dos Objetos - cabides da memória , Arte em Movimento, Vidas Desamarradas, Entrelaços,Eles em Diferentes Dias e A Linguagem da Diferença.
Número de vezes que este texto foi lido: 61669


Outros títulos do mesmo autor

Artigos REINVENTE A BELEZA: a ponte Tânia Du Bois
Artigos PASSAGEM DO TEMPO: lembranças Tânia Du Bois
Artigos A Construção do Gesto Tânia Du Bois
Artigos AS MÃOS Tânia Du Bois
Artigos “A CURVA DA IDADE” Tânia Du Bois
Artigos a LUA de Nuno Dempster Tânia Du Bois
Artigos Em exposição: GLAUCO RODRIGUES Tânia Du Bois
Artigos A MAGIA DO NATAL Tânia Du Bois
Artigos “POEMA - CORAL DAS ABELHAS”: POR QUE NÃO? Tânia Du Bois
Artigos CAVALOS Tânia Du Bois

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 241 até 250 de um total de 340.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
COMO VIVER MAIS DE CEM ANOS - Henrique Pompilio de Araujo 62081 Visitas
Pensamentos Duvidosos - José Ernesto Kappel 62081 Visitas
Sem Destino - José Ernesto Kappel 62080 Visitas
O legado de Judit Polgar - Vander Roberto 62079 Visitas
Sou Parte do Vazio - José Ernesto Kappel 62079 Visitas
A Pressa do Cântico Negro de José Régio - João Tomaz Parreira 62079 Visitas
Os quatro elementos - Água - Nelson Maia Schocair 62079 Visitas
Minha Terra - José Ernesto Kappel 62079 Visitas
TRANSPARÊNCIAS DAS CORES - Lailton Araújo 62078 Visitas
Porta do Sol - José Ernesto Kappel 62078 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última