Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A MAIORIDADE PENAL
DIRCEU DETROZ

Acho que está na hora dos brasileiros esquecerem um pouco a ficção das novelas e encarar a realidade. No Brasil se deixa acontecer muitas coisas. Depois não sabemos como lidar com elas. Estamos vendo proliferar no país, um novo tipo de marginal e assassino. Os menores de dezoito anos.

É preciso com urgência uma revisão do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA). Ele foi pensado para proteger nossas crianças dos abusos. Até aí, ele continua perfeito. O que o estatuto não poderia prever é a explosão de assassinatos, cometidos por menores. É inadmissível que menores que matam por motivos fúteis tenham tratamento diferenciados.

Garanto que o resto do mundo nos olha, às vezes, assustado. Eu mesmo não entendo. E gostaria de uma resposta para a minha pergunta. Se um maior matar, pode pegar uma pena de trinta anos de prisão. Se quem cometer o mesmo crime for menor, passará no máximo nove meses internado.

Depois disso estará solto e de ficha limpa. Também é preciso discutir os objetivos dessa internação. Sabemos que uma reeducação está longe de funcionar nesses lugares. Basta dizer que 70% reincidem no crime. Já existem denúncias do Ministério Público, que esses lugares foram dominados pelas facções criminosas.

As matanças são diárias. Há uma variável que assusta ainda mais. Você nunca verá os responsáveis pelos direitos humanos preocupados com as famílias esfaceladas. Eles ficam sempre do lado oposto. Sobre isso, o cantor Zezé de Camargo, deu um depoimento muito esclarecedor.

Outra coisa que assusta no Brasil, é o nosso status na sociedade. A atriz Carolina Dieckmann, que teve suas fotos divulgadas na internet, virou nome de lei rapidinho. Enquanto isso, uma mulher comum denunciou um estupro dentro de um automóvel Van, e ninguém fez nada. Quando aconteceu com uma turista americana...

O governo de      Dilma Rousseff é contra a mudança na maioridade penal. O vice-presidente Michel Temer falou disso. O Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo também. Fato é que eles não estão lá para dar opinião. Eles são pagos pela sociedade. E têm a obrigação de ouvi-la.

O clamor por um plebiscito que diga sim ou não a mudança da maioridade penal começa a ganhar as ruas do Brasil. Talvez, população esteja tendo a coragem que os nossos políticos não têm. O temor de um sim esmagador assusta o governo. Que ainda não acordou para famílias enterrando seus entes queridos antes da hora. Até aparecer uma outra Carolina Dieckmann.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52805


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A pandemia do egoísmo DIRCEU DETROZ
Poesias Oceanos no centro da Terra DIRCEU DETROZ
Crônicas Da placenta ao Antropoceno DIRCEU DETROZ
Crônicas A garota dos coturnos voltou DIRCEU DETROZ
Crônicas Os ossos esquecidos DIRCEU DETROZ
Poesias MUROS DIRCEU DETROZ
Crônicas O monstro, a ciência e as reflexões DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa inteligência é ficção DIRCEU DETROZ
Crônicas Os biosferanos DIRCEU DETROZ
Crônicas Um desengonçado Daniel DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69000 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57911 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56750 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55824 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55080 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55028 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54897 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54879 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54790 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54756 Visitas

Páginas: Próxima Última