Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
OPOSIÇÃO SEM RUMO
DIRCEU DETROZ

O que eu esperava para depois da Copa das Confederações já começou. O Partido dos Trabalhadores está em campanha para 2014. Talvez, nem fosse necessária tamanha antecipação. Não acontecendo nenhuma grande tragédia politica, mais uma vez, a vitória virá fácil.

Neste momento, não existem adversários para o PT. A oposição transformou-se numa caricatura moribunda. O PSDB não está apenas sem discurso. Está sem rumo. A oposição brasileira elitizou-se demais. Esqueceu completamente do povo. Hoje, existe um abismo entre os dois.

Não pensei que um partido que já foi governo, se conformasse tanto no papel de oposição. Só se lembra da eleição quando ela está batendo na porta. Então tenta fazer em um ano e meio, o que não fez em doze anos. E já está provado que não é assim que se vence uma eleição.

Para tirar o PT do poder, a oposição precisará muito mais que nomes. É urgente que o PSDB inove e se renove. Que consiga mostrar aos eleitores, que não somos esse paraíso com o qual o PT sabe tão bem nos seduzir. Ou será que a própria oposição acabou seduzida?

Ouvi um dos caciques da oposição se vangloriando. Disse que todas as eleições perdidas foram em segundo turno. Até disso a oposição se esquece. Em 2006, passou raspando. Em 2010, o segundo turno só foi possível porque Marina Silva ficou com 19% dos votos.

E não vou ficar nada surpreso se em 2014, a oposição passar uma vergonha ainda maior. Assistir a um hipotético segundo turno, entre Dilma Rousseff e Marina Silva. Certamente Marina Silva, será a opção de eleitores politizados, que já se cansaram de PT e PSDB se alternando no poder. Vinte anos é demais.

Com 2014 sem muitas novidades, já podemos olhar para 2018. Quando finalmente o PMDB promete descer do murro. Sem Dilma, e com Lula ainda mais envelhecido, seria o momento certo do PMDB chegar ao governo. Resta saber qual será o destino da aliança. E se o PT estará disposto a entregar o poder de mãos beijadas ao aliado de tantos anos.

Então em 2018, o cenário será totalmente diferente. Poderemos ter uma disputa pelo poder de verdade. E ainda será o momento para coisas engraçadas acontecerem. Por exemplo, PT e PSDB subirem no mesmo palanque. Mesmo numa cronologia de seis anos, seria improvável. Não impossível. Nessa mesma cronologia, espero viver até lá. Eu quero ver.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52840


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A pandemia do egoísmo DIRCEU DETROZ
Poesias Oceanos no centro da Terra DIRCEU DETROZ
Crônicas Da placenta ao Antropoceno DIRCEU DETROZ
Crônicas A garota dos coturnos voltou DIRCEU DETROZ
Crônicas Os ossos esquecidos DIRCEU DETROZ
Poesias MUROS DIRCEU DETROZ
Crônicas O monstro, a ciência e as reflexões DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa inteligência é ficção DIRCEU DETROZ
Crônicas Os biosferanos DIRCEU DETROZ
Crônicas Um desengonçado Daniel DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68995 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57910 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56747 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55822 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55076 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55015 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54890 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54874 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54778 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54746 Visitas

Páginas: Próxima Última