Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
PODER E FÉ CAMINHAM JUNTOS
DIRCEU DETROZ

Talvez, podemos usar a mesma lenda do ovo ou a galinha, para perguntar o que o homem descobriu antes. O poder. Ou como manipular a fé. E desde onde sabemos da História do homem no planeta, poder e fé sempre caminharam juntos. O mundo seria muito diferente se a fé não fosse abstrata.

O poder é especialista em lavagens cerebrais. E a fé é a matéria-prima perfeita para essas lavagens. O começo de tudo é acreditar que as religiões se baseiam na fé. Essa é a grande mentira que muitos aceitam engolir goela abaixo. E desses existem milhões nas filas de espera.

Nenhuma religião sobreviveria apenas pela fé. Os livros sagrados estão repletos de muito poder e pouca fé. Um dos maiores perigos para o mundo está no uso da fé pelo poder. E não estamos falando de poder político. Falamos das cúpulas que comandam as religiões ao redor do mundo.

Há vários exemplos. As Cruzadas não foram um movimento de fé. Foi de poder. De aniquilação. A Inquisição não matou e assassinou em nome da fé. As matanças se deram, porque em algum momento, o poder se viu ameaçado. Essa fé fica ainda pior, quando se mistura com a mesquinhez e a hipocrisia da Raça Humana.

Toda essa sordidez da raça está espelhada no Oriente Médio. Terra Santa. Terra Prometida. Uau! E judeus e palestinos na interminável saga de se aniquilarem mutuamente. Certamente ninguém gostaria de varrer um vizinho do seu quintal em nome da fé.

Até a cidade de Rio Negrinho serve de exemplo. Como o ex-prefeito não era católico, agora parece que o atual prefeito nunca saiu de dentro da igreja. Uma lua-de-mel que nada tem haver com fé. Um pacto único e exclusivo de poder. Até enoja ver no Facebook, fotos de pessoas ligadas à administração pública com uma cruz no pescoço. Quem precisa aparecer para provar a sua fé...

Podemos ainda dar uma passadinha pela Irlanda. Por lá, neste momento, católicos e protestantes estão se apedrejando mutuamente. O motivo. Uma bandeira da Grã-Bretanha. Será que as pedras estão sendo atiradas em nome da fé. Qual seria a fé desses católicos e protestantes? Essa é fácil. Nenhuma. Tudo se resume em poder.

E ainda tem a capa da Revista Forbes. Nela estão estampados alguns milionários da fé. Claro que nem estão todos lá. E aqueles que estão têm algo comum. Além dos saldos gordos nas contas bancárias, todos estão em busca de poder. Os caminhos para chegarem lá todos já conhecem. Manipular a fé. Sempre será fácil.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52827


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A pandemia do egoísmo DIRCEU DETROZ
Poesias Oceanos no centro da Terra DIRCEU DETROZ
Crônicas Da placenta ao Antropoceno DIRCEU DETROZ
Crônicas A garota dos coturnos voltou DIRCEU DETROZ
Crônicas Os ossos esquecidos DIRCEU DETROZ
Poesias MUROS DIRCEU DETROZ
Crônicas O monstro, a ciência e as reflexões DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa inteligência é ficção DIRCEU DETROZ
Crônicas Os biosferanos DIRCEU DETROZ
Crônicas Um desengonçado Daniel DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69002 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57912 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56752 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55825 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55088 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55030 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54907 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54879 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54794 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54764 Visitas

Páginas: Próxima Última