Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
SOMOS MAIS INSTINTO DO QUE RAZÃO
DIRCEU DETROZ

Antes de chegar ao massacre das crianças americanas, devemos fazer uma viagem pela História. Então chegaremos a algumas conclusões assustadoras. Ainda que muitos digam o contrário, a Raça Humana continua sendo mais instinto do que razão.

É evidente que não dominamos o planeta com a razão. Você jamais verá um Albert Einstein, sentado em cada esquina, mas já viu muitos dos seus vizinhos discutindo no portão por bobagens.

Mesmo com todas as crenças e religiões espalhadas ao redor do mundo, nosso instinto animal de sobrevivência jamais será dominado. A razão só entrou no cotidiano dos humanos, quando as sociedades se formaram. Diferente do instinto, a razão foi imposta pela civilidade da raça.

Com a razão seria difícil dizer isso. Com o instinto fica fácil. O massacre na escola americana foi apenas mais um. Muitos outros acontecerão. Infelizmente a comoção é um sentimento passageiro. O instinto não. Nascemos com ele. É herdado geração após geração.

Precisamos misturar outro ingrediente nessa discussão. A loucura e a insanidade. E descobrir qual caminho é o pior. Ir da razão a loucura. Ou do instinto a loucura. Estamos presos a uma sociedade pelas convenções. Às vezes, essas convenções nos sufocam a tal ponto, que muitos não suportam. Daí para a tragédia é um passo.

Estão todos tristes. A grande incógnita do massacre era as razões. E o atirador as levou para o túmulo. Pessoas que atingem esse nível de insanidade não devem ser culpadas sozinhas. Devemos trazer a sociedade como um todo para o meio do debate. Querendo ou não, somos todos candidatos a loucos ou insanos. Com a razão ou o instinto.

Se um estranho entrar no teu quintal em um momento impróprio, o que você não irá perguntar é se ele está precisando de alguma coisa. Não é a razão que faz brucutus trocarem socos num ringue, enquanto outros tantos urram do lado de fora. Uma mistura de êxtase e insanidade. Próprias dos humanos.

Outra grande bobagem da Raça Humana é incluir o tempo. É comum ouvir frases desse tipo: “Nossa, em pleno século XXI”. A razão e o instinto da raça não podem ser governados pelos relógios. Uma coisa é certa. O que nos trouxe até aqui. E poderá ser nossa tábua de salvação no futuro, não foi à razão. Foi nosso instinto. Então até a próxima matança.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 59448


Outros títulos do mesmo autor

Artigos BOAS NOTÍCIAS AQUI PERTINHO DIRCEU DETROZ
Poesias VIVER DIRCEU DETROZ
Poesias ENCONTRO MARCADO DIRCEU DETROZ
Artigos FRACASSOS E NENHUMA PERSPECTIVA DIRCEU DETROZ
Poesias DESENHOS DIRCEU DETROZ
Poesias POLIVALENTE DIRCEU DETROZ
Artigos RETRATOS DO BRASIL DIRCEU DETROZ
Poesias TEMPORAL DIRCEU DETROZ
Artigos JULGAMENTO, PIZZA OU CIRCO? DIRCEU DETROZ
Poesias HOUVE UMA VEZ... UM VERÃO DIRCEU DETROZ

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 1011 até 1020 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
PROFICIÊNCIA EM LEITURA: UM DESAFIO DE TODAS AS ÁREAS - RODRIGO DA COSTA ARAUJO 59662 Visitas
SÊ BEM-VINDO! - Amauri Carius Ferreira 59662 Visitas
O Ébrio - Maria 59662 Visitas
A Toca do Coelho - Martinho do Rio 59662 Visitas
Raro Efeito - José Ernesto Kappel 59662 Visitas
A Viagem da Pipa Fênix - Clayton de Jesus Camargo 59662 Visitas
A criminalização da mulher no tráfico de drogas - Isadora Welzel 59661 Visitas
ALEGORIAS DE MOMO - Ivan de Oliveira Melo 59661 Visitas
FIM - Amauri Carius Ferreira 59661 Visitas
Escreve - Maria 59661 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última