Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
SANDY NÃO FOI FICÇÃO
DIRCEU DETROZ

O tsunami no Japão em 2011, e o furacão Sandy, que varreu partes da costa leste americana, derrubaram algumas convicções. Ninguém está livre, e nem preparado para eventos dessa magnitude.

Assisti a um documentário no último domingo. Nele alguém disse que o furacão Sandy, foi à primeira catástrofe das redes sociais. E no rescaldo dos acontecimentos, a tecnologia não deve ter ido, além disso. Claro que houve milhares de vídeos postados na internet em tempo real. Porém, nada impediu a destruição.

Às vezes, criticamos os brasileiros moradores em áreas de risco. Achamos estranha a vontade de permanecer no local apesar dos avisos. Nos Estados Unidos não foi diferente. Com a tecnologia nas mãos, os americanos se sentiram poderosos e imunes. Além de não acreditarem nos seus serviços de alertas.

Na verdade, a tecnologia causa uma espécie de cegueira nos homens. Quando Sandy deixou hospitais, bombeiros e cidades inteiras na escuridão, a energia elétrica foi lembrada. Lembrou-se também, que no mundo todo, ela ainda chega até nós por torres, postes, cabos e fios.

Sobre esse detalhe, alguns cientistas emitem outros alertas. Dependendo do tamanho, e da direção das explosões eletromagnéticas do sol, poderemos ficar no escuro, e sem comunicação, por muitos dias. Talvez, por meses. E ninguém tem prestado muita atenção.

Sempre falo que neste planeta somos intrusos. Decidimos escrever a nossa História num lugar desconhecido e perigoso. Para saber o quanto é perigoso, basta dizer que já descobrimos outros planetas fora do sistema solar. E não conseguimos prever o que vai acontecer aqui na próxima meia hora.

Conhecemos algumas leis e lógicas do Universo. Ainda estamos engatinhando quando se trata das leis, lógicas e mecanismos do planeta Terra. Justamente a nossa casa. A única. Diante das forças da natureza ainda somos uma raça impotente.

Dizem às teorias que estamos mexendo com o planeta. E o planeta está respondendo. Sandy deixou uma coisa bem clara. Nossas tecnologias atuais não nos salvarão. Japoneses e americanos provaram isso. O que ainda nos deixa na Pré-História do “Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come”.

E no meio desse caos todo, também aconteceram coisas imprevisíveis e boas. Uma criança nasceu no chão de um banheiro, iluminado apenas pelas chamas de duas velas. Nasceu praticamente sozinha. Seria uma mensagem de que ainda podemos virar o jogo?


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 59426


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Os donos da nossa privacidade DIRCEU DETROZ
Crônicas Da felicidade ao necroceno DIRCEU DETROZ
Poesias DEVORADOS DIRCEU DETROZ
Poesias DESVIOS DIRCEU DETROZ
Crônicas Humanos demais DIRCEU DETROZ
Poesias BANDEJAS DIRCEU DETROZ
Crônicas As araucárias do sul DIRCEU DETROZ
Crônicas As teorias do charuto DIRCEU DETROZ
Poesias TEUS CABELOS DIRCEU DETROZ
Poesias INSÓLITO DIRCEU DETROZ

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
TE VEJO CONTO GAY IND 18 ANOS - paulo ricardo azmbuja fogaça 60587 Visitas
Mulheres - Ana Maria de Souza Mello 60517 Visitas
ARPOS - Abacre Restaurant Point of Sale 5 - Juliano 60515 Visitas
"Fluxus" em espanhol - CRISTIANE GRANDO 60404 Visitas
frase 499 - Anderson C. D. de Oliveira 60402 Visitas
O Senhor dos Sonhos - Sérgio Vale 60401 Visitas
Roupa de Passar - José Ernesto Kappel 60345 Visitas
Arnaldo - J. Miguel 60339 Visitas
Um conto instrumental - valmir viana 60335 Visitas
É TEMPO DE NATAL! - Saulo Piva Romero 60328 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última