Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
ELOGIO DA LOUCURA?
Silvio Dutra

Em reforço ao argumento apresentado no texto que postei ainda há pouco, aqui no Escrita (Sim sim, não não) acabei de ler algumas porções do livro de Erasmo de Rotterdam, intitulado O Elogio da Loucura, que em forma de sátira, bem retrata aquilo que ele chama de elogio barato, interesseiro, ao que é desprovido de real valor e mérito, como sendo uma tendência inerente à humanidade.
Todavia, deve ser considerado que quando Erasmo fala de “real valor e mérito” vislumbrava a si mesmo, notadamente no que se refere à erudição escolástica que tinha nele o seu maior expoente.
Ora, o gosto pela filosofia grega, e o conhecimento aprofundado de literatura clássica, já foi considerado algo de muito valor pelo mundo, mas muito pouco pelo pós-moderno tecnológico dos nossos dias, que também passará como todos os que lhe antecederam.
Tudo passa e passará, menos as palavras de Cristo, que permanecem verdadeiras e valorosas para cumprirem o propósito de salvar, em qualquer época.
Então, voltamos ao vazio de sempre quando tentamos fixar real valor e mérito fora de Cristo e da verdade, que somente Ele é em sua natureza divina, e que nos revelou, no registro da Bíblia.
Contudo, de um modo geral, na contramão desta grande verdade, caminha a humanidade.
De valor passageiro a valor passageiro. E cada geração refém da própria época gabando-se de coisas que logo, logo, demonstrarão que não se mantêm e se sustentam.
Mas Erasmo teve o mérito de fazer em sua época um crítica e reflexão aguda desta inclinação da natureza humana que se inclina, conforme o seu dito, a se ocupar com “investigações futilíssimas”.
E ainda:
“De fato, que mais poderia convir à Loucura do que ser o arauto do próprio mérito e fazer ecoar por toda parte os seus próprios louvores!”
E também, quando cita a Loucura justificando o estar elogiando a si mesma:
“De resto, esta minha conduta me parece muito mais modesta do que a que costuma ter a maior parte dos grandes e dos sábios do mundo. É que estes, calcando o pudor aos pés, subornam qualquer panegirista adulador, ou um poetastro tagarela, que, à custa do ouro, recita os seus elogios, que não passam, afinal, de uma rede de mentiras”.
Não cito Erasmo para indicá-lo como referência, mas porque, de fato, há no que escreveu, um fiel retrato da condição pecaminosa da natureza humana, que a conduz a não poder se firmar por si mesma num exímio sim sim; não não.
Contudo, o próprio Erasmo padecia do mesmo mal que criticou acidamente, e como ele, qualquer mortal está sujeito ao mesmo.
Não basta condenar o mal. É necessário praticar o bem.
Daí Lutero ter estado às turras com ele, por não ter se definido em defesa da verdade de Jesus Cristo, no evangelho.
Afinal, nada há na loucura que possa ser elogiado. Nem a título de brincadeira.


Biografia:
Servo de Deus, que tendo sido curado, pela graça de Jesus, de um infarto do miocárdio e de um câncer intestinal, tem se dedicado também a divulgar todo o material que produziu ao longo dos 43 anos do seu ministério, que sempre realizou para a exclusiva glória de Deus, sem qualquer interesse comercial ou financeiro. Há alguns anos atrás, falou-me o Senhor numa visão que eu fosse ter com os puritanos e com Martyn LLoyd Jones. Exatamente com estas palavras. Por incrível que possa parecer, até então, nunca havia ouvido falar sobre os puritanos e LLoyd Jones. Mais tarde, fui impelido pelo Senhor a divulgar todo o material que havia produzido como fruto do referido estudo. Você pode ler e baixar estas mensagens nos meus seguintes blogs e site: http://livrosbiblia.blogspot.com.br/ Comentário dos livros do Velho Testamento https://www.legadopuritano.com/ https://spurgeonepuritanos.net/ https://jenyffercarrandier.wixsite.com
Número de vezes que este texto foi lido: 59433


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Início, Meio, Fim e Recomeço – Parte 1 Silvio Dutra
Artigos Voltando às Origens – Parte 2 Silvio Dutra
Artigos Voltando às Origens – Parte 1 Silvio Dutra
Artigos Como Ir para o Céu Silvio Dutra
Artigos Santificação – Progressiva ou Instantânea? Silvio Dutra
Artigos A Adoração no Culto Público Silvio Dutra
Artigos Qual é a Nossa Parte? Silvio Dutra
Artigos Domínio do Pecado ou da Graça Silvio Dutra
Artigos Hebreus 1 - Versos 13 e 14 – P1 Silvio Dutra
Artigos Tabernaculando Silvio Dutra

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 2088.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Anistia para a imprensa - Domingos Bezerra Lima Filho 60647 Visitas
TE VEJO CONTO GAY IND 18 ANOS - paulo ricardo azmbuja fogaça 60604 Visitas
Mulheres - Ana Maria de Souza Mello 60540 Visitas
"Fluxus" em espanhol - CRISTIANE GRANDO 60420 Visitas
O Senhor dos Sonhos - Sérgio Vale 60415 Visitas
frase 499 - Anderson C. D. de Oliveira 60413 Visitas
Roupa de Passar - José Ernesto Kappel 60392 Visitas
Um conto instrumental - valmir viana 60348 Visitas
Arnaldo - J. Miguel 60346 Visitas
É TEMPO DE NATAL! - Saulo Piva Romero 60337 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última