Vejamos agora cada mandamento em separado:
1 – Primeiro Mandamento
“Não terás outros deuses diante de mim.” (Êx 20.3).
O sentido deste mandamento é que o Senhor terá que ser glorificado na vida das pessoas do Seu povo, e reivindica a posse delas como sua propriedade exclusiva.
Um cristão não pertence nem mais a si mesmo, quanto mais a qualquer outra pessoa ou falso deus.
Tendo sido libertado da escravidão do pecado e da morte, pelo Senhor, a sua vida pertence inteiramente a Ele.
A palavra para “deuses” usada em Ex 20.3 é Elohim, que significa no hebraico pluralidade de majestades, de soberanos.
Assim, o sentido no mandamento é a proibição de ter outros soberanos espirituais sobre o governo de nossas vidas, seja ele de qual origem for, porque este governo deve pertencer somente e exclusivamente ao Senhor.
Nisto se proíbe portanto o culto, devoção e busca de obediência a anjos, demônios, gurus espirituais, ou qualquer entidade física e espiritual que elejamos para o governo espiritual de nossas vidas.
Ao exigir exclusividade de governo espiritual, o Senhor também impõe ao seu povo, exclusividade de tudo a que se refere a este governo, como a saber, a adoração que é devida somente a Ele, a obediência da Sua vontade tendo prioridade sobre tudo o mais, inclusive sobre a nossa própria vontade, a entrega total de nossas vidas e futuro, em suas mãos, para o uso e serviços que bem Lhe aprouver, seja na vida espiritual, sentimental, secular, emocional, financeira, profissional etc.
O filho de Deus deve buscar conhecer qual é a vontade do Senhor para cada uma das áreas da sua vida e fazer valer o cumprimento da Sua boa, santa e agradável vontade, pois é da vontade do Senhor fazer valer o Seu governo sobre as nossas vidas.
Deste modo. é totalmente errado pensar que devemos apenas culto de adoração religiosa ao Senhor, e que tudo o mais que se refira às nossas vidas não deve ser dirigido por Ele, ou mesmo ter a Sua interferência.
Nós somos ensinados na Bíblia que tudo o que fizermos deve ser feito para a exclusiva glória de Deus, e para que assim seja de fato, deve ter a marca da Sua mão poderosa e direção sobre tudo o que fizermos.
|
Biografia: Servo de Deus, que tendo sido curado, pela graça de Jesus, de um infarto do miocárdio e de um câncer intestinal, tem se dedicado também a divulgar todo o material que produziu ao longo dos 43 anos do seu ministério, que sempre realizou para a exclusiva glória de Deus, sem qualquer interesse comercial ou financeiro.
Há alguns anos atrás, falou-me o Senhor numa visão que eu fosse ter com os puritanos e com Martyn LLoyd Jones. Exatamente com estas palavras.
Por incrível que possa parecer, até então, nunca havia ouvido falar sobre os puritanos e LLoyd Jones.
Mais tarde, fui impelido pelo Senhor a divulgar todo o material que havia produzido como fruto do referido estudo.
Você pode ler e baixar estas mensagens nos meus seguintes blogs e site:
http://livrosbiblia.blogspot.com.br/
Comentário dos livros do Velho Testamento
https://www.legadopuritano.com/
https://spurgeonepuritanos.net/
https://jenyffercarrandier.wixsite.com
|