Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
E VIVA A CLASSE MÉDIA
DIRCEU DETROZ

E lá se foram vinte anos desde o impeachment de Collor de Mello. Nesta semana, as televisões e os jornais apresentaram programas, e estamparam reportagens sobre o acontecimento. Revendo a ênfase com que deputados e senadores gritavam o “sim”, fica a impressão que estavam livrando o Brasil do diabo. E sabemos que ficaram outros tantos súditos.

Cabem algumas reflexões dessas duas décadas. O ex-presidente corrupto hoje é um senador da República. Apoia com unhas e dentes, o principal partido responsável pela sua queda. Politicamente a regressão do Brasil foi fantástica. Não precisamos apenas de uma reforma política. Precisamos refundar a República. Reescrever nossa Democracia.

Que com o julgamento do “mensalão” tem mostrado sua fraqueza. E não é apenas isso. Nossa Democracia tem um mal maior. Atenta contra um dos seus maiores princípios, quando exclui o povo. No Brasil, o peso do nosso voto é uma das maiores enganações. No fim, acabamos sendo coautores de tudo o que está acontecendo. Incluindo a corrupção.

Estruturalmente o caminho percorrido também foi pequeno. Com a economia e a inflação estabilizadas, deveríamos deslanchar no nosso crescimento. E quem está no poder, conta sempre com a sorte de ter um culpado para esconder seus erros. Desta vez, Dilma Rousseff culpa a crise financeira Europeia.

Cresceremos menos de 2% neste ano. E muito deste crescimento pífio deve ser colocado na conta do endividamento da sociedade. Crescer à custa de crédito fácil e endividamento futuro, não é a fórmula adequada. A produção foi esquecida. E chegará o momento, que nossa “bolha” também será alfinetada.

Educação e saúde é um caos. Infraestrutura idem. A voracidade fiscal do governo federal eleva o chamado “Custo Brasil”, minando nossa competividade no exterior. Duas décadas após Collor de Mello, o Brasil continua sem uma política industrial, educacional e social. Vivemos de lampejos.

São algumas migalhas aqui. Outras acolá. Não se enxerga no horizonte projetos e políticas robustas. Não vemos além da ponta do nariz, quando deveríamos mirar trinta anos adiante. No Brasil, somos amantes do imediatismo e da indolência. Só acordamos em épocas de eleições.

E ainda resta o susto de se descobrir fazendo parte da classe média. Se a tua renda mensal estiver entre R$ 291,00 e 1.019,00, você faz parte dela. Achamos o máximo o governo comemorar e fazer média em cima de nós. Garanto que neste momento tem muita gente se descobrindo classe alta e nem sabia. Uau! “Nunca antes na História deste país”, tivemos tantos ricos.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52906


Outros títulos do mesmo autor

Artigos BOAS NOTÍCIAS AQUI PERTINHO DIRCEU DETROZ
Poesias VIVER DIRCEU DETROZ
Poesias ENCONTRO MARCADO DIRCEU DETROZ
Artigos FRACASSOS E NENHUMA PERSPECTIVA DIRCEU DETROZ
Poesias DESENHOS DIRCEU DETROZ
Poesias POLIVALENTE DIRCEU DETROZ
Artigos RETRATOS DO BRASIL DIRCEU DETROZ
Poesias TEMPORAL DIRCEU DETROZ
Artigos JULGAMENTO, PIZZA OU CIRCO? DIRCEU DETROZ
Poesias HOUVE UMA VEZ... UM VERÃO DIRCEU DETROZ

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 1011 até 1020 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Águas de Paixão - José Ernesto Kappel 53092 Visitas
COMO O CÉU DE VERÃO - Deborah Valente Borba Douglas 53092 Visitas
VIAGEM AO ENCONTRO DE DEUS - Jonas B. Vasconcelos 53091 Visitas
Arqueologia Pop – VAN - Caliel Alves dos Santos 53091 Visitas
Amar - Aldo Moraes 53091 Visitas
🔴 Canetada - Rafael da Silva Claro 53091 Visitas
A máquina voadora - MartinhodoRio 53091 Visitas
Solidão de Vestir - José Ernesto Kappel 53091 Visitas
A CHUVA É O SANGUE DA TERRA - Viegas Fernandes da Costa 53091 Visitas
Um livro diferente - Ana Mello 53091 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última