Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
JULGAMENTO, PIZZA OU CIRCO?
DIRCEU DETROZ

Ele já ganhou um bordão. “O julgamento do século”. Que pode muito bem terminar na “pizza do século”. Seja como for, o julgamento que começa essa semana do STF, (Supremo Tribunal Federal), vai ser um julgamento feito para as elites. Num país despolitizado como é o Brasil, muitos nem saberão do que se está falando.

Alguns apostam que o julgamento será um divisor. Outros perguntam se será um julgamento político. Eu apostaria num circo. Com grande chance de nunca terminar. Talvez, uma grande parte da população não estará nem aí. É compreensível. Neste momento, o que interessa mesmo são os holofotes. E esses não faltarão.

Muitos ainda juram que o mensalão nunca existiu. Que foi uma grande armação da oposição para desestabilizar o governo Lula. O julgamento está aí. Os réus estão aí. Com o mensalão a porta da corrupção escancarou-se. Tivemos conhecimento de como funciona os esquemas de desvio de dinheiro em troca de apoio político.

E já me perguntei muitas vezes, como o ex-presidente Lula, passou incólume por tudo isto. Ainda mais estranho foi o papel da oposição. Muito forte naquele momento. E que sem uma explicação logica, foi fundamental na blindagem do ex-presidente. Salvo por nunca “saber de nada”.

E se Lula não está, o Partido dos Trabalhadores como um todo, estará no banco dos réus. Réus que serão julgados por cinco Ministros do Supremo colocados lá pelo próprio ex-presidente. E mais um que durante muitos anos prestou serviços ao PT. Devemos sempre acreditar na boa fé e na lisura desses Ministros. Eu esperava que alguns deles levantassem o dedo, e se declarasse impossibilitado do julgar.

O Supremo Tribunal Federal tem nas mãos uma rara oportunidade de mudar a cara de uma nação inteira. No que diz respeito à justiça, e o que ela representa. Não usaria o bordão de “julgamento do século”. Porque depois, o sabor da pizza pode ser ainda pior. Que pode ser um divisor na nossa História, isso é uma certeza.

E haverá muitas variáveis com força bastante para atrapalhar a vitória da justiça. O número de réus é absurdo. Cada um com um tipo de culpa. Que no fim terá um tipo de sentença. Estou curioso pelas penas. E se elas serão cumpridas. Fico com a impressão que estará mais para um grande circo mesmo.

Mesmo porque, à medida que o julgamento vem se aproximando, o natural seria ver os réus cada vez mais pressionados. E aconteceu justamente o contrário. A pressão passou para os Ministros do Supremo. Até de convites para jantares com ex-presidente, ficamos sabendo. Acho que vou sair. Vou comprar o meu nariz de palhaço. Antes que acabe o estoque.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 65808


Outros títulos do mesmo autor

Poesias SEM TALVEZ DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossas cabeças-duras DIRCEU DETROZ
Crônicas A vez do ciclone DIRCEU DETROZ
Crônicas Bonecas de porcelana DIRCEU DETROZ
Crônicas O murmúrio da verdade DIRCEU DETROZ
Crônicas O filão da autoajuda DIRCEU DETROZ
Crônicas A falta de sorte deles DIRCEU DETROZ
Poesias TEMPORÁRIO DIRCEU DETROZ
Crônicas A História e a lenda DIRCEU DETROZ
Crônicas Um inimigo desconhecido DIRCEU DETROZ

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 31 até 40 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2026
 
  Textos mais lidos
ARPOS - Abacre Restaurant Point of Sale 5 - Juliano 67019 Visitas
Amores! - 67003 Visitas
eu sei quem sou - 66946 Visitas
Menino de rua - Condorcet Aranha 66939 Visitas
O pseudodemocrático prêmio literário Portugal Telecom - R.Roldan-Roldan 66924 Visitas
Insônia - Luiz Edmundo Alves 66912 Visitas
A múmia indígena - J. Athayde Paula 66898 Visitas
Chuva de Verão - Dennys Robert Franklin 66896 Visitas
O Desafio do Brincar na Atualidade - Daiane schmitt 66887 Visitas
O BOLO DE GIRASSÓIS - ELLEN RAQUEL LIMA SANTANA 66882 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última