Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
UMA GUERRA SILENCIOSA
DIRCEU DETROZ

Acostumamo-nos a ouvir notícias das matanças durante a chamada “Primavera Árabe”. Agora é a vez da Síria. Então descobrimos que quando está em jogo o poder, a vida de um ser humano não tem o menor valor. E ainda existem os malucos que decidem sair atirando dentro de um cinema. Ou na Noruega.

Para o brasileiro, num primeiro momento, isso causa indignação. E pela distância e desconhecimento do que acontece no nosso quintal, às vezes, até nos enchemos de orgulho. Alguns chegam a dizer que vivemos num paraíso. Existe a noção geral de que aqui nada está acontecendo.

Mas está. Mesmo que se tente camuflar os números aqui ou ali, o Brasil vive uma guerra silenciosa. Anualmente 50 mil pessoas são mortas por armas de fogo. E nos últimos 30 anos, não houve no Brasil nenhuma guerra ou revolução. Aqui essas mortes são simplesmente crimes.

E novamente para o brasileiro, num universo de 200 milhões de habitantes, 50 mil mortes passam por fração despercebida. Coisa pouca. Agora vai assustar um pouco. Toda a população de Rio Negrinho, e mais um pouquinho está sendo assassinada todos os anos. E 80% desses assassinatos são de jovens com até 19 anos.

Quando essas estatísticas são divulgadas pela mídia, começados a perceber várias coisas. Em alguns lugares como São Paulo, esse tipo de crime diminuiu. No Nordeste aconteceu o inverso. Houve uma explosão. Então quando a entrevistadora de um programa, e este telespectador pensou que a segurança tinha aumentado em São Paulo veio a grande decepção.

Decepção acompanhada de medo. Entre os especialistas, a razão dos assassinatos terem diminuídos em São Paulo é outra. Dizem eles que isto aconteceu porque uma facção criminosa se apoderou da cidade toda. Não existem mais oponentes para matar. Já no Nordeste, outra vez, ocorre o inverso. Lá as facções estão começando a guerra pelo poder agora. Uau. A entrevistadora quase engasgou.

E ainda restam outras perguntas. Uma delas é saber o motivo dos nossos jovens estarem entrando no mundo do crime. Pelo dinheiro? Status? Pelo “eu posso?”. Pensem como deve ser enfadonha a rotina de frequentar uma escola sem motivação. Não poder trabalhar. E ainda passar várias horas diante de um computador ou videogame.

Está claro que não é bem isso que a nossa juventude deseja. Estamos perdendo nossos jovens para o crime porque ali estão as aventuras e as compensações. São reais. Apesar de viver numa espécie de roleta russa, é ali que as coisas acontecem. E jovem quer fazer acontecer. Ninguém pensa em morrer amanhã, quando se vive intensamente. É urgente para o Brasil que se refaça o caminho das nossas futuras gerações.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 28618


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Cenários de 2050 DIRCEU DETROZ
Poesias FEITIÇO DIRCEU DETROZ
Crônicas Estamos aqui porque ela está ali DIRCEU DETROZ
Poesias AQUARELAS DIRCEU DETROZ
Poesias COMPÊNDIO DIRCEU DETROZ
Crônicas Uma estranha China DIRCEU DETROZ
Poesias COBAIAS DIRCEU DETROZ
Artigos A garota de Sugar Beach DIRCEU DETROZ
Crônicas As interrogações sobre os alienígenas DIRCEU DETROZ
Crônicas A descoberta da Terra DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 939.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2019
 
  Textos mais lidos
The crow - The Wiki World - The Crow 55707 Visitas
A Arte De Se Apaixonar - André Henrique Silva 52870 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 39224 Visitas
OS ANIMAIS E A SABEDORIA POPULAR - Orlando Batista dos Santos 34227 Visitas
PÃO E CIRCO - Tércio Sthal 33772 Visitas
Amores! - 33012 Visitas
Desabafo - 32599 Visitas
Reencontro - Jose Andrade de Souza 31640 Visitas
Faça alguém feliz - 31451 Visitas
Vivo com.. - 31112 Visitas

Páginas: Próxima Última