Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
UMA GUERRA SILENCIOSA
DIRCEU DETROZ

Acostumamo-nos a ouvir notícias das matanças durante a chamada “Primavera Árabe”. Agora é a vez da Síria. Então descobrimos que quando está em jogo o poder, a vida de um ser humano não tem o menor valor. E ainda existem os malucos que decidem sair atirando dentro de um cinema. Ou na Noruega.

Para o brasileiro, num primeiro momento, isso causa indignação. E pela distância e desconhecimento do que acontece no nosso quintal, às vezes, até nos enchemos de orgulho. Alguns chegam a dizer que vivemos num paraíso. Existe a noção geral de que aqui nada está acontecendo.

Mas está. Mesmo que se tente camuflar os números aqui ou ali, o Brasil vive uma guerra silenciosa. Anualmente 50 mil pessoas são mortas por armas de fogo. E nos últimos 30 anos, não houve no Brasil nenhuma guerra ou revolução. Aqui essas mortes são simplesmente crimes.

E novamente para o brasileiro, num universo de 200 milhões de habitantes, 50 mil mortes passam por fração despercebida. Coisa pouca. Agora vai assustar um pouco. Toda a população de Rio Negrinho, e mais um pouquinho está sendo assassinada todos os anos. E 80% desses assassinatos são de jovens com até 19 anos.

Quando essas estatísticas são divulgadas pela mídia, começados a perceber várias coisas. Em alguns lugares como São Paulo, esse tipo de crime diminuiu. No Nordeste aconteceu o inverso. Houve uma explosão. Então quando a entrevistadora de um programa, e este telespectador pensou que a segurança tinha aumentado em São Paulo veio a grande decepção.

Decepção acompanhada de medo. Entre os especialistas, a razão dos assassinatos terem diminuídos em São Paulo é outra. Dizem eles que isto aconteceu porque uma facção criminosa se apoderou da cidade toda. Não existem mais oponentes para matar. Já no Nordeste, outra vez, ocorre o inverso. Lá as facções estão começando a guerra pelo poder agora. Uau. A entrevistadora quase engasgou.

E ainda restam outras perguntas. Uma delas é saber o motivo dos nossos jovens estarem entrando no mundo do crime. Pelo dinheiro? Status? Pelo “eu posso?”. Pensem como deve ser enfadonha a rotina de frequentar uma escola sem motivação. Não poder trabalhar. E ainda passar várias horas diante de um computador ou videogame.

Está claro que não é bem isso que a nossa juventude deseja. Estamos perdendo nossos jovens para o crime porque ali estão as aventuras e as compensações. São reais. Apesar de viver numa espécie de roleta russa, é ali que as coisas acontecem. E jovem quer fazer acontecer. Ninguém pensa em morrer amanhã, quando se vive intensamente. É urgente para o Brasil que se refaça o caminho das nossas futuras gerações.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 28653


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas O alvorecer do transumanismo DIRCEU DETROZ
Crônicas Do homem palito a Annie DIRCEU DETROZ
Crônicas Sinais terráqueos DIRCEU DETROZ
Poesias PROMÍSCUOS DIRCEU DETROZ
Poesias POSSUÍDOS DIRCEU DETROZ
Crônicas 10% humano DIRCEU DETROZ
Poesias A ideologia dos algoritmos DIRCEU DETROZ
Poesias TEMPOS DE NEGAÇÃO DIRCEU DETROZ
Poesias PARAÍSO DIRCEU DETROZ
Crônicas A "IA" e o xadrez DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 952.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2019
 
  Textos mais lidos
The crow - The Wiki World - The Crow 58834 Visitas
A Arte De Se Apaixonar - André Henrique Silva 53324 Visitas
Minha namorada - Jose Andrade de Souza 42463 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 39512 Visitas
Reencontro - Jose Andrade de Souza 36131 Visitas
OS ANIMAIS E A SABEDORIA POPULAR - Orlando Batista dos Santos 35615 Visitas
PÃO E CIRCO - Tércio Sthal 34359 Visitas
Amores! - 33904 Visitas
Desabafo - 33505 Visitas
Faça alguém feliz - 32082 Visitas

Páginas: Próxima Última