Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
UMA GUERRA SILENCIOSA
DIRCEU DETROZ

Acostumamo-nos a ouvir notícias das matanças durante a chamada “Primavera Árabe”. Agora é a vez da Síria. Então descobrimos que quando está em jogo o poder, a vida de um ser humano não tem o menor valor. E ainda existem os malucos que decidem sair atirando dentro de um cinema. Ou na Noruega.

Para o brasileiro, num primeiro momento, isso causa indignação. E pela distância e desconhecimento do que acontece no nosso quintal, às vezes, até nos enchemos de orgulho. Alguns chegam a dizer que vivemos num paraíso. Existe a noção geral de que aqui nada está acontecendo.

Mas está. Mesmo que se tente camuflar os números aqui ou ali, o Brasil vive uma guerra silenciosa. Anualmente 50 mil pessoas são mortas por armas de fogo. E nos últimos 30 anos, não houve no Brasil nenhuma guerra ou revolução. Aqui essas mortes são simplesmente crimes.

E novamente para o brasileiro, num universo de 200 milhões de habitantes, 50 mil mortes passam por fração despercebida. Coisa pouca. Agora vai assustar um pouco. Toda a população de Rio Negrinho, e mais um pouquinho está sendo assassinada todos os anos. E 80% desses assassinatos são de jovens com até 19 anos.

Quando essas estatísticas são divulgadas pela mídia, começados a perceber várias coisas. Em alguns lugares como São Paulo, esse tipo de crime diminuiu. No Nordeste aconteceu o inverso. Houve uma explosão. Então quando a entrevistadora de um programa, e este telespectador pensou que a segurança tinha aumentado em São Paulo veio a grande decepção.

Decepção acompanhada de medo. Entre os especialistas, a razão dos assassinatos terem diminuídos em São Paulo é outra. Dizem eles que isto aconteceu porque uma facção criminosa se apoderou da cidade toda. Não existem mais oponentes para matar. Já no Nordeste, outra vez, ocorre o inverso. Lá as facções estão começando a guerra pelo poder agora. Uau. A entrevistadora quase engasgou.

E ainda restam outras perguntas. Uma delas é saber o motivo dos nossos jovens estarem entrando no mundo do crime. Pelo dinheiro? Status? Pelo “eu posso?”. Pensem como deve ser enfadonha a rotina de frequentar uma escola sem motivação. Não poder trabalhar. E ainda passar várias horas diante de um computador ou videogame.

Está claro que não é bem isso que a nossa juventude deseja. Estamos perdendo nossos jovens para o crime porque ali estão as aventuras e as compensações. São reais. Apesar de viver numa espécie de roleta russa, é ali que as coisas acontecem. E jovem quer fazer acontecer. Ninguém pensa em morrer amanhã, quando se vive intensamente. É urgente para o Brasil que se refaça o caminho das nossas futuras gerações.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52942


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Os donos da nossa privacidade DIRCEU DETROZ
Crônicas Da felicidade ao necroceno DIRCEU DETROZ
Poesias DEVORADOS DIRCEU DETROZ
Poesias DESVIOS DIRCEU DETROZ
Crônicas Humanos demais DIRCEU DETROZ
Poesias BANDEJAS DIRCEU DETROZ
Crônicas As araucárias do sul DIRCEU DETROZ
Crônicas As teorias do charuto DIRCEU DETROZ
Poesias TEUS CABELOS DIRCEU DETROZ
Poesias INSÓLITO DIRCEU DETROZ

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54471 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54449 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54441 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54239 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54188 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54138 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54124 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54047 Visitas
Depressivo - PauloRockCesar 53963 Visitas
Cansei de modinha - Roberto Queiroz 53939 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última