Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Sobre Limões e Laranjas
Sementes
Mauro Antonio Guari

Resumo:
Breve ensaio sobre a frase: "Se a vida der um limão, faça uma limonada.

Sobre limões e laranjas

É certo que a vida nos dá limões, quando pedimos laranjas.
E por quê? Por que pedimos laranjas e nos dão limões?
Não sei.
Não podemos fazer uma laranjada com limões, isso também é certo.
Mas, com os limões podemos fazer uma limonada, ou uma caipirinha, se tivermos um pouco de açúcar e cachaça, também isso é certo.
Mas o que podemos fazer com os limões que a vida geralmente nos dá?
Chupar um limão pode não ser lá muito agradável, mas parece que faz bem a saúde.
Apesar de serem quase irmãos, não podemos transformar limões em laranjas, não no sentido real, mas podemos fazer isso no sentido simbólico.
Podemos entender o limão. Saber que faz parte de o projeto limão ser azedo e ácido.
E o que podemos fazer com limões?
Podemos transformá-lo em limonada ou podemos simplesmente chupá-lo; entender que o limão é azedo mesmo e muitas vezes a vida também é. Muitas vezes não há açúcar por perto para adoçar esses momentos.
E quando pedimos laranjas e a vida nos dá exatamente ... laranjas?
Mas, pode ser que a vida nos de laranjas não muito doces, afinal de contas, também existem laranjas azedas, o que fazer?
Chupar uma laranja azeda, apesar de ser muito mais doce que um limão, para muitas pessoas pode também não ser a mais agradável das tarefas.
Certo que podemos se houver algum açúcar por perto, transformar uma laranja, mesmo azeda, em uma laranjada.
É, certamente podemos fazer isso.
E, se pedindo por laranjas, nos forem dadas, lindas, amarelas, grandes e muito doces ... laranjas. As vezes isso também acontece.
Também podemos transformá-la em laranjada (meio sem graça, pois já é doce). Como também podemos enfiá-la goela abaixo, sentindo cada gotinha de seus gomos doces.
Até que, em um belo dia, enjoamos da laranja muito doce, certas coisas muito açucaradas costumam enjoar.
Começamos então a pensar naquela laranja não muito doce e naquele limão muito azedo, mas que podemos transformar, pelo nosso gosto e criatividade em algo muito agradável.
Entre limões e laranjas está a vida.
Faz parte da vida aprender com o azedume, com a acidez e com a doçura, aprender que uma laranja não precisa ser tão doce para ser gostosa.
Aprender que uma laranja muito doce pode enjoar. Pode inclusive nos fazer perder a vontade de modificar seu gosto pela nossa vontade e criatividade. E que na vida mais importa as transformações que fazemos com as laranjas e limões que encontramos pelo caminho. Na vida mais importa o que fazemos dela.
Importa as transformações do limão em limonada ou caipirinha. Da laranja azeda que nos faz sentir vontade de uma laranja doce. Ou, mesmo, uma laranja muito doce, com gomos de açúcar, que, geralmente não conseguimos transformar em nada, apenas sentir sua doçura e dessa fruta doce, por vezes, nos vem a necessidade de transformá-la em um limão.
Pois, me parece, que é só quando temos apenas limões é que pensamos em laranjas doces.
Ainda, sobre limões e laranjas. Pensando que é preciso haver uma semente, para gerar uma árvore, que vai gerar uma flor que será transformada em uma fruta é perfeitamente possível pensar em um pomar a partir dessa única semente.


Biografia:
Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas, professor da rede estadual de ensino.
Número de vezes que este texto foi lido: 52814


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas O homem que queria sorrir Mauro Antonio Guari
Crônicas O que tem além da linha do trem Mauro Antonio Guari
Crônicas Adeus Tâmara Isis ou um pequeno recorte sobre a existência Mauro Antonio Guari
Crônicas O colibri branco Mauro Antonio Guari
Crônicas Columbus, Ohio Mauro Antonio Guari
Crônicas Prelúdio Mauro Antonio Guari
Crônicas Da grande paixão que o Senhor M sentiu pela Senhorita S Mauro Antonio Guari
Crônicas O Anjo da melâncolia Mauro Antonio Guari
Contos Dudu, um retrato do contempoâneo Mauro Antonio Guari
Crônicas Agridoce Mauro Antonio Guari

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 11.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69006 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57916 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56756 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55828 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55098 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55046 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54933 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54884 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54805 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54793 Visitas

Páginas: Próxima Última