Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Culpa da Escola
Preconceito Inato
Nilton Salvador

Resumo:
Como se já não bastasse o preconceito, ao terror do fantasma que impede a oportunidade do progresso, obriga-os a viver permanentemente no seu passado de ignorância, não se importando evidentemente com a crueldade da discriminação.

Com base em certos filósofos, idéias inatas não provêm da nossa experiência, pois elas estão no nosso espírito desde que nascemos.
    Já para colocar alguém a par de alguma ação premeditada, no contexto psicológico, o paciente deve estabelecer uma relação com o terapeuta, para atrair para si o que busca dentro do espaço desejado no encadeamento das idéias, pois se não sabemos a situação, não haverá compreensão, que sendo interpretada equivocadamente apenas gerará outro processo equivocado e de lamentáveis consequências.
    Ainda repercute o lançamento do livro didático “Por Uma Vida Melhor” aprovado pelo Ministério da Educação, que promove o não ensino da norma culta, ou seja, o português formal, como coroamento do descaso ao povo brasileiro, por alguns luminares da cultura nacional, submetendo determinadas classes de alunos porque falam e escrevem errado.
    Como se já não bastasse o preconceito, ao terror do fantasma que impede a oportunidade do progresso, obriga-os a viver permanentemente no seu passado de ignorância, não se importando evidentemente com a crueldade da discriminação.
    O Ministério da Educação informou que a norma culta da língua será sempre a exigida nas provas e avaliações, mas que o livro publicado estimula a formação de cidadãos para que usem a língua com flexibilidade.
    O livro foi tão criticado que cheguei a pensar que até quem o concebeu o renegou, pois ele nega nosso direito de bem usar nosso idioma, talvez como uma das únicas facetas que possa no distinguir do subdesenvolvimento, mundo afora.
    Com isso, em benefício da desinformação, o MEC deseja que as nossas escolas onde labutam abnegados mestres, ignorem o idioma padrão que todos temos o direito de discernir, como se fossemos incapazes.
    A decepção com a obrigatoriedade de engolir livros oficiais como esse, distribuído para mais de 500 mil alunos, impedirá que desta forma se possa descobrir por que pessoas se tornam queridas, pois a comunicação não se estabelecerá.
    Mas eu posso falar “os livro?”. Claro que pode, autoriza o MEC. Mas fique atento porque, dependendo da situação, você corre o risco de ser vítima de preconceito linguístico, alerta.
    As chamadas redes sociais mudaram completamente a forma de comunicação, a ponto de estarmos em contato instantâneo com pessoas do nosso relacionamento em qualquer país do mundo, simultaneamente, inclusive para intercâmbio cultural, o que favorece a experiência, mas, não em nossa língua, porque um idioma universal ainda não foi posto em prática, embora tentativas não faltem.
    Fico entristecido quando vejo a baixa qualidade da escrita de muitos internautas, além do comportamento inadequado.
    O Ministério Público Federal (MPF) arquivou inquérito civil público contra o Ministério da Educação (MEC) por ter autorizado a distribuição do livro didático com "erros de concordância, e o ministro da Educação no Senado Federal, explicou, mas não justificou a obra, dizendo que as críticas são de quem analisa frases fora do contexto.
    Não seria o caso de perguntar aos nossos governantes que apóiam aberrações em livros como é o caso do nosso assunto aqui, em começar já uma campanha, via ferramentais da internet, para que nosso povo leia e escreva melhor, sem se deixar burlar por escritas ininteligíveis e palavras xulas?
    Seria pedir demais para quem escreve pedir uma escrita clara, objetiva e deixando transparecer pensamentos úteis?
    Aquilo que escrevemos, além de contar quem somos, em realidade o queremos mesmo é uma pátria melhor organizada onde pelo menos o respeito dos governantes por nós se revele.
    Pior do que aplicarmos mal o uso do nosso próprio idioma é termos que conviver com as infantilidades e atitudes de pessoas mal resolvidas, que trazem para o mundo real e virtual suas insatisfações pessoais ou convivem com a agressividade como deixaram fazer no livro chancelado pelo governo.
    Cada um é responsável por aquilo que faz e, portanto, pelo conteúdo de sua escrita.     
    Mas, devemos refletir que o livro é, e continuará sendo instrumento para contribuir, positivamente, para o crescimento do ser humano. Continuará sendo um instrumento, para que nossos governantes aprendam como cumprir seu papel social.
    Uma palavra dita a alguma pessoa não tem volta e pode marcar o futuro dela. Às vezes, quando nos identificamos intensamente com uma determinada visão do mundo, é necessário que haja uma crise pessoal intensa para nos levar a buscar algo melhor.
    Quanto ao livro, é ele que nos leva a traçar metas e ambicionar bons resultados desde que iniciamos a vida.
    Sem um bom livro é impossível encontrar o que buscamos.
    Mas, não tem problema, qualquer coisa a gente culpa a escola.


Biografia:
Escritor amador - Articulista em jornais, revistas, sites, grupos e listas de discussão, do ponto de vista bio-psico-sócio-espiritual. Autor dos livros: Vida de Autista; Autismo - Deslizando nas Ondas; Deficiência ou Eficiência – Autismo uma leitura espiritual e Vivo e Imortal - Ensinando a Aprender e Adoção - O Parto do Coração.Vida de Autista... E Eles Cresceram. Autista... Os Pequenos Nadas. Brasileiro,casado com Roseli Antonia, pai do Eros Daniel, a causa, da Anna Carolina e do Gabriel Lucca os efeitos, nascido em Joinville – SC.
Número de vezes que este texto foi lido: 52840


Outros títulos do mesmo autor

Poesias Tatuagens Nilton Salvador
Artigos Aprendendo dar sem receber Nilton Salvador
Artigos Preconceito Velado Nilton Salvador
Artigos EDUCAÇÃO INCLUSIVA OU EXCLUÍDA? Nilton Salvador
Artigos FILHO SEM MANUAL DE INSTRUÇÃO Nilton Salvador
Artigos Autista ou Cobaia Involuntário? Nilton Salvador
Artigos Autistas Nilton Salvador
Crônicas Santos 10 x Cidadania 0 Nilton Salvador
Artigos RETOMADA Nilton Salvador
Artigos Parada para Pensar Nilton Salvador

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 53.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54784 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54777 Visitas
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54638 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54537 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54486 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54483 Visitas
Amores! - 54478 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54438 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 54369 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54363 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última