Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Diga "Não" quando necessário
Alci Massaranduba

Que alegria para o casal quando descobrem que serão pais. A notícia empolga toda a família. Os preparativos são feitos para que a chegada do bebê seja a mais tranqüila possível. Ao nascer, os pais se surpreendem com o rápido desenvolvimento físico e mental do seu bebezinho. As primeiras palavras pronunciadas trazem uma satisfação muito grande. Quem não se emociona com: “papa” ou “mama”. É difícil descrever a intensidade desse amor.
Por amá-lo tanto, os pais cometem alguns erros. Para alguns, o melhor a se fazer pela educação dos filhos é não contrariá-los, ou seja, todas as suas vontades devem ser satisfeitas. É uma pena, mas muitos pais caem nesse equívoco. É óbvio que o desejo sincero é fazer sempre o melhor. Ninguém quer ver o filho sofrer. O desejo é de vê-lo crescer e se tornar um homem ou mulher com caráter ilibado. Penso que há um receio inconsciente dos pais. O temor é traumatizar o filho com tanto “não pode”, pois a palavra “não” é a mais ouvida pelas crianças. Uma das prioridades dos pais é oferecer ao filho as condições necessárias para que o mesmo cresça saudável, tanto fisicamente quanto emocionalmente.
Na sociedade atual, pais e mães não têm tempo para os filhos. 44% não conseguem passar três horas por semana com os filhos. No restante do tempo, as crianças ficam em creches, com babás, com parentes ou então restritas dentro de suas casas, em frente à televisão ou o computador. Há uma busca desenfreada, os pais trabalham como loucos e acabam pensando que a qualidade e não a quantidade de tempo gasto com os filhos compensa sua ausência. Talvez você já tenha ouvido a expressão “consciência pesada”, penso que é exatamente isso o que acontece com muitos pais. Para tentar compensar a sua ausência, muitos pais acabam sendo permissivos, ou seja, toleram comportamentos que não são os mais adequados para os seus filhos.
O renomado escritor Augusto Cury, no seu livro “Pais brilhantes, professores fascinantes”, relata uma história muito interessante sobre o tema em questão. Transcrevo abaixo o seu texto.
“Havia uma mãe que não sabia dizer “não” a um filho. Como não suportava as reclamações, birras e tumultos do menino, queria atender a todas as suas necessidades e reivindicações. Mas nem sempre conseguia, e, para evitar transtornos, ela prometia o que não podia cumprir. Tinha medo de frustrar o filho.
Essa mãe não sabia que a frustração é importante para o processo de formação da personalidade. Quem não aprende a lidar com perdas e frustração nunca irá amadurecer. A mãe evitava transtornos momentâneos com o filho, mas não sabia que estava preparando uma armadilha emocional para ele. Qual foi o resultado?
Esse filho perdeu o respeito pela mãe. Ele passou a manipulá-la, explorá-la e discutir intensamente com ela. A história é triste, pois o filho só valorizava a mãe pelo que ela possuía e não pelo que ela era.
Na sua fase adulta, esse menino teve graves conflitos. Por ter passado a vida vendo a mãe dissimulando e não cumprindo a sua palavra, ele projetou no ambiente social uma desconfiança fatal. Desenvolveu uma emoção insegura e paranóica, achava que todo mundo queria enganá-lo e puxar o seu tapete. Tinha idéias de perseguição, não conseguia fazer amizades estáveis, nem parar nos empregos... Se não puder diga “não” sem medo, mesmo que seu filho esperneie. E se você errar nessa área volte atrás e peça desculpas. As falhas capitais na educação podem ser solucionadas quando corrigidas rapidamente”.
As crianças têm a extraordinária capacidade de manipular emocionalmente os pais. Em certas ocasiões, basta um sorriso encantador para “amolecer” o nosso coração. Para o bem deles, é preciso aprender a dizer “não” quando necessário. É óbvio que não se pode exagerar no uso da palavra, o uso do bom senso é sempre desejável. Sei que você ama muito o seu filho. Quando houver a necessidade, seja firme! É melhor vê-lo frustrado por um momento, do que vê-lo frustrado por toda a vida.


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 52865


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Corrente do bem Alci Massaranduba
Crônicas Igualdade ou morte! Alci Massaranduba
Poesias Herois da vida real Alci Massaranduba
Poesias Aos eternos namorados Alci Massaranduba
Artigos Sinal vermelho Alci Massaranduba
Crônicas O adulador Alci Massaranduba
Crônicas Rotina quebrada, tragédia consumada Alci Massaranduba
Crônicas Saudosa viola Alci Massaranduba
Crônicas Deixe o barro secar Alci Massaranduba
Crônicas O especialista Alci Massaranduba

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 33.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68972 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57895 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56715 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55793 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55042 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54952 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54839 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54830 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54734 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54712 Visitas

Páginas: Próxima Última