Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Paranóia e Temperança
Joseph Shafan

Paranóia* e Temperança**

Eu sei que me ama, eu sei...porque sei, me odeia, sei...numa perseguição, eu sei ...que nem liga pra mim, eu sei. E eu que desejo a paz, tenho que disso me vingar, pois essa confiança faz com que faça desconfiar. Mas...o carinho é só para mim?... a certeza é só para mim?... aceitação é só pra mim? Muitos planetas girando e em torno de tantos sóis, galáxias vão se formando: tantos juntos e tantos sós. Saudade é para a falta de um carinho e da paz, não da guerra na ribalta mas de amor que aqui jaz.

Joseph Shafan





*Paranóia (do grego παράνοια, composto de παρα-, "fora" e νοῦς "mente") é uma psicose que se caracteriza pelo desenvolvimento de um delírio crônico (de grandeza, de perseguição, de zelo etc.), lúcido e sistemático, dotado de uma lógica interna própria. No indivíduo paranóico, um sistema delirante amplo e totalmente defasado da realidade pode coincidir com áreas bem conservadas da personalidade e do funcionamento social do sujeito, pelo que a repercussão da paranóia no funcionamento geral do indivíduo é muito variável - a bizarria dos comportamentos do indivíduo depende do âmbito mais ou menos restrito do sistema delirante, pois a atitude geral é coerente com as convicções e suspeitas; por exemplo, quando o delírio é amplo, integrando todos os familiares ou colegas de trabalho num conflito prejudicial ao sujeito, as suas atitudes de defesa e/ou de vingança tornam-se tão inadequadas e graves que conduzem a graves defeitos pessoais e sociais. Os conteúdos típicos dos delírios incluem a perseguição, o ciúme, a erotomania (convicção delirante de acreditar que outra pessoa está secretamente apaixonada por ela) e a megalomania (crença na própria posição e poder superiores).

**Temperança (em grego: σωφροσύνη, sophrosyne, em latim: tēmpĕrāntĭă, comedimento, sobriedade) : acurado senso de habilidades e realizações; capacidade de reconhecer os próprios erros, as lacunas no conhecimento e as limitações; abertura a novas idéias, a informações contraditórias e a aconselhamentos; capacidade de perspectiva na apreciação do valor de todas as coisas, bem como as diferentes formas em que as pessoas e as coisas podem contribuir; aceitação das imperfeições e capacidade de proporcionar chance às pessoas de demonstrarem suas motivações e convicções; restência a impulsos autodestrutivos e persistência em atividades multipessoais benéficas; escolhas reflexivas para harmonizar múltiplos objetivos e interesses; forma estável de lidar com os conflitos na coerência.



Biografia:
Escrevo porque gosto de transmitir em palavras o que penso.
Número de vezes que este texto foi lido: 55547


Outros títulos do mesmo autor

Artigos O futuro está em nossos pés Joseph Shafan
Haicais Valorosa Joseph Shafan
Poesias Condolências Joseph Shafan
Cartas Para Amy Joseph Shafan
Poesias As Noruegas de Adolf Laden Joseph Shafan
Crônicas Boa Semana (apesar dos programas de TV do domingo) Joseph Shafan
Infantil O Lobo e o Cabritinho: Joseph Shafan
Ensaios PAZ AOS DE BOA VONTADE Joseph Shafan
Crônicas Desarmamento Joseph Shafan
Haicais Ao sabor do vento Joseph Shafan

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 60.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Minha Amiga Ana - J. Miguel 61100 Visitas
O DESAFIO DA INCLUSÃO - Simone Viçoza 60663 Visitas
A Importância da Educação Digital no Ensino Fundamental - FERNANDO JUNIOR PEREIRA 60545 Visitas
Os Hackers, os Crackers e Nós - Max Bianchi Godoy 60394 Visitas
🔵 Noite sem fim - Rafael da Silva Claro 59251 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 59100 Visitas
Sete sugestões úteis para advogados: - Professor Jorge Trindade 59026 Visitas
O CONTROLE É SEU - Vinicius Pereira Brito 58777 Visitas
🔴Madonna de areia - Rafael da Silva Claro 58745 Visitas
🔵 Só se vive uma vez - Rafael da Silva Claro 58723 Visitas

Páginas: Próxima Última