Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
EDUCAÇÃO ATRAVÉS DO ESPORTE
PROJETO SOCIAL RESPEITO ACIMA DE TUDO
francisco carlos de aguiar neto

Resumo:
Este pequeno ensaio ressalta o projeto social chamado respeito acima de tudo onde atraves da aprendizagem das artes marciais KARATÊ SHOTOKAN os alunos adquirem noção de respeito, cidadania, convivencia em sociedade e urbanidade, pois acreditamos que a educação se faz também atraves do esporte



BIOGRAFIA DE FUNAKOSHI
Iventor do Karatê Moderno



                     Gichin Funakoshi nasceu em Shuri, Okinawa, em 1868, o mesmo ano da Restauração Meiji. Funakoshi era filho único, e logo após o seu nascimento fora levado para a casa dos seus avós maternos, com quem foi educado e aprendeu poesias clássicas chinesas. Aos 11 anos de idade iniciou seus estudos, com o mestre Asato, no duro sistema Naha-Te (força e contração), e com o mestre Itosu no sistema Shuri-Te (velocidade e elasticidade). Foi perto do fim do ano de 1921, mestre Funakoshi, numa exposição de educação física promovida pelo governo Japonês em Tokyo, foi escolhido como representante da ilha, para fazer oficialmente a primeira demonstração pública do Okinawa-te à capital japonesa. Mestre Funakoshi reestruturou e codificou as técnicas de luta passando a chamá-las de Karate Do. Funakoshi sempre enfatizava o desenvolvimento do caráter e autodisciplina nas suas narrações. "Assim como um vale vazio pode ecoar o som da voz, do mesmo modo a pessoa que segue o Caminho do Karate Do deve esvaziar-se livrando-se de todo egoísmo e ambição. Tornar-se vazio interiormente, mas reto por fora. Este é o significado verdadeiro de vazio no Karate Do."

Por volta de 1933, Funakoshi desenvolveu exercícios básicos para prática das técnicas em duplas. Tanto o ataque de cinco passos (Gohon Kumite) como o de um (Ippon Kumite) foram usados. Em 1934, um método de praticar esses ataques e defesas com colegas de um modo levemente mais irrestrito, semi-livre (Ju Ippon Kumite), foi adicionado ao treinamento

Em 1936, Funakoshi mudou os caracteres Kanji utilizados para escrever a palavra Karate. O caracter "Kara" significava "China", e o caracter "Te" significava "Mão". Para popularizar mais a arte no Japão, ele mudou o caracter "Kara" por outro, que significa "Vazio". De "Mãos Chinesas" o Karate passou a significar "Mãos Vazias", e como os dois caracteres são lidos exatamente do mesmo jeito, então a pronúncia da palavra continuou a mesma. Além disso, Funakoshi defendia que o termo "Mãos Vazias" seria o mais apropriado, pois representa não só o fato de o Karate ser um método de defesa sem armas, mas também representa o espírito do Karate, que é esvaziar o corpo de todos os desejos e vaidades terrenos. No mesmo ano (1936), foi fundado o primeiro DOJO Oficial de Karate, pelo Comitê Nacional e devido aos feitos do mestre Funakoshi, foi batizado com o nome de SHOTO-KAN. Daí surgiu o nome de uma escola (estilo) que até hoje é cultivada em várias partes do mundo. SHOTO (pseudônimo de Funakoshi) + KAN (escola, classe...) = Escola de Funakoshi. Funakoshi tinha 71 anos em 1939, e foi quando ele deu o primeiro passo dentro de um Dojo de Karate em 29 de Janeiro. O prédio foi feito de doações particulares, e uma placa foi pendurada sobre a entrada e dizia: "Shotokan". "Sho" significa pinheiro. "To" significa ondas ou o som que as árvores fazem quando o vento bate nelas. "Kan" significa edificação ou salão. "Shoto" era o pseudônimo que Funakoshi usava para assinar suas caligrafias quando jovem, pois quando ele ia escrevê-las se recolhia em um lugar mais afastado, onde pudesse buscar inspiração, ouvindo apenas o barulho do pinheiros ondulando ao vento. Esse nome dado ao Shotokan Karate Dojo foi uma homenagem de seus alunos.

Mestre Gichin Funakoshi, o "Pai do Karate Moderno", morreu em 26 de Abril de 1957. Em seu túmulo negro, em forma de cruz, estão às palavras "Karate Ni Sente Nashi" (No Karate não existe atitude ofensiva).




HISTORICO DO CLUBE DE KARATE-DO DE VALENÇA E O PROJETO "RESPEITO ACIMA DE TUDO:Educação através do Esporte"


O clube de Karatê Do de Valença é um dos Dojo’s mais antigos da região de Valença, tendo como seus Sensei’s Profs. Francisco Neto e Edézio Santos praticantes dessa arte Marcial ha mais de 25 anos. O Clube de Karatê atualmente conta com diversas participações em Campeonatos Estaduais e Interestaduais, tendo atletas campeões em diversas modalidades.

Prof.Francisco Neto e Edézio Santos começaram a treinar Karatê na antiga Academia do Prof.Del, na conhecida Recreativa na Praça Barão Homem de Mello em Valença, de onde aprenderam o estilo Shotokan Tradicional, desenvolvendo grande agilidade e reflexo, com aplicabilidade do Kimé com Hikité. Galgando rapidamente os graus hierárquicos, conseguiram o respeito e a admiração de todos os estilos de artes Marciais da Região.

Desenvolveram apresentações do Estilo Shotokan nas cidades de Taperoá, Ituberá, Distrito de Valença Orobó, Guaibim, Distrito de Taperoá Camurugi, na cidade de Camamu e seu distrito Ilha Grande, Salvador dentre outras cidades.

Como alunos, participaram de diversos Campeonatos e desafios, conseguindo ganhar medalha de Bronze por equipes no Campeonato Norte e Nordeste em 1999, Medalha como Prof. Revelação em 2007 e outros títulos com seus alunos.

O que no começo pareceu apenas um esporte, com o passar do tempo se transformou em estilo de vida para seus professores ambos atualmente como Faixas Preta 2º Dan, já pertenceram a Federação de Karatê Tradicional, posteriormente a InterEstilos e atualmente a Federação Estadual de Karatê Do, tendo como seu presidente o Shihan Evaldo Sucupira, faixa Preta 5º Dan.


O Dojo conseguiu em Setembro de 2007, Sete Medalhas no Campeonato Baiano de Karatê realizado na Sede da Vila Militar dos Dendezeiros, localizado em Salvador.
No ultimo dia 10 de Novembro de 2007 todos os atletas da Academia participaram do cortejo de festejos do dia da cidade de Valença, saindo em marcha da Praça da Bandeira até o alto da Igreja do Amparo levando o nome da Academia pelas ruas da antiga cidade Industrial de Valença.


                 Na área Social, os profs. Francisco Neto e Edézio Santos, vem desenvolvendo diversos trabalhos sociais, se destacando o Projeto “Respeito Acima de Tudo”, que consiste em dar aulas gratuitas em Artes Marciais, através do Clube de Karatê -Dô de Valença ,onde ensinam a adultos e adolescentes em situação de risco Social, não apenas uma arte Marcial, mas sobretudo um estilo de vida, através de aulas sobre a filosofia Oriental, orienta sobre a importância da tolerância e vivência em sociedade e o valor real da Urbanidade, Deferência e respeito mutuo.

Em Outubro de 2007 o Jornal do Policial, com tiragem em todo o Estado da Bahia noticiou o PROJETO RESPEITO ACIMA DE TUDO, dando notoriedade a ação social destes atletas; Tendo a Academia um espaço aberto pela Radio Clube de Valença AM e Valença FM, para divulgar os eventos e Conquistas do Grupo, como também participamos de entrevistas e divulgação de fotos em Jornal da Região.

Tal projeto até então era mantido com recurso próprios dos professores apaixonados pelo esporte e por ganhar uma dimensão Estadual por envolver a formação Cidadã dos seus participantes, preceito tipificado pela Constituição cidadã de 1988 e corroborado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira -L.D.B- Lei 9394/06, onde se ressalta que a educação vai alem das salas de aula e deve promover a formação e consciência cidadã, abrimos os braços para a iniciativa privada empresarial.

Atualmente o projeto conta com o apoio do IESTE-Instituto de Educação Social e Tencologico com sede no sudoeste da Bahia WWW.ieste.com.br


Biografia:
Nascido na ilha da gamboa do morro, distrito da cidade historica de Cairu,graudou-se em Historia pela UNEB, é Graduando em Filosofia pela Faculdade Batista Brasileira-Salvador-BA;pós graduou-se em Psicopedagogia pela FACE,é Mestrando em Educação e Contemporaneidade UNEB; Mestrando em Teologia e Educação Comunitaria pelas Faculdades EsT-São Leopoldo-RS e Bacharelando em Direito pela FAINOR-Vit.Conquista. Professor Universitario e Funcionario Publico Estadual.Atualmente está como Diretor de PóLO DA FACE-Faculdade de Ciencias Educacionais em Jaguaquara-Ba,na Região Sudoeste da Bahia e é Diretor Geral do IESTE-Instituto de Educação Social e Tecnologico.Desenvolve projetos Sociais adotando o esporte como uma forma de Educação "Projeto Respeito Acima de Tudo"-aulas de artes marciais(Karatê) e filosofia Oriental.Teve suas poesias escolhidas no premio literário Valdeck Almeida e publicadada no livro Ontologias Poeticas que fora lançado na 20ª Bienal Internacional do Livro em São Paulo em Agosto de 2008 e publicou o livro "A história da Igreja de Nossa Senhora do Amparo de Valença.Tem poesias publicadas no Livro Ontologia Cidade em 2009.Em 2010 publicou o livro "Vivendo e Lembrando:História, filosofia e Poesias pela editora Ieste" e Escreve para a revista especializada em História com tiragem Nacional "Leituras da História".É membro permanente da AVELA-Academia Valenciana de Letras,Educação e Artes,ocupando a cadeira Imortal do Poeta Satírico Gregório de Matos.
Número de vezes que este texto foi lido: 52904


Outros títulos do mesmo autor

Biografias BIOGRAFIA: FRANCISCO CARLOS DE AGUIAR NETO FRANCISCO CARLOS DE AGUIAR NETO
Artigos O PAÇO MUNICIPAL DE VALENÇA PEDE SOCORRO FRANCISCO CARLOS DE AGUIAR NETO
Poesias Os Festejos do Dia do Indio no Mês de Abril FRANCISCO CARLOS DE AGUIAR NETO
Artigos As diversas Violencias na Escola FRANCISCO CARLOS DE AGUIAR NETO
Poesias Os Negros e a Abolição no Brasil Colonial FRANCISCO CARLOS DE AGUIAR NETO
Artigos OS SIMBOLOS NACIONAIS BRASILEIROS FRANCISCO CARLOS DE AGUIAR NETO
Jurídicos DESENVOLVIMENTO E DIREITO AMBIENTAL:QUAL OS SEUS RISCOS ? francisco carlos de aguiar neto
Artigos CONCEITO DE DIREITO E CONCEITO JURIDICO DO DIREITO francisco carlos de aguiar neto
Artigos Saudosismo da Velha Gamboa francisco carlos de aguiar neto
Artigos O VALE DO RIO UNA ERA CAIRU francisco carlos de aguiar neto

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 47.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68891 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57830 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56642 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55697 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 54917 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54735 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54720 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54641 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54628 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54545 Visitas

Páginas: Próxima Última