Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
DEFICIÊNCIA: EVOLUÇÃO HISTÓRICA
Adalberto Romualdo Pereira Henrique



     Antes de abordarmos a historia da deficiência, faz-se necessário introduzirmos alguns conceitos. Segundo o Dicionário da Língua Portuguesa deficiência significa insuficiência; falta; imperfeição. Deficiente quer dizer em que há deficiência; imperfeito; falho.
     Diante de uma reflexão sócio-poética sobre a deficiência e a interação social dessas pessoas, retornando a Antiguidade, tomando como base os fundamentos históricos descritos por Souza (2003), somente o “cidadão” possuía direitos políticos alem de ser o único valorizado. Já os estrangeiros, conhecidos como “metecos” e os escravos, se enquadravam no setor de subumanos. Mulheres e crianças não exerciam valor social, e pessoas que nasciam com alguma deficiência eram abandonadas, ou “expostas” pelos romanos em festividades.
     Com a chegada do cristianismo, ocorre uma valorização da vida humana; em conseqüência, os portadores de deficiência adquirem alma e passam a ser considerados filhos de Deus.
     Já na idade média, os deficientes eram tidos, ora como crianças do bom Deus, ora como bobos da corte. Durante a Reforma Protestante, deficientes foram muito negligenciados, sendo considerados por Lutero e Calvino, como “indivíduos possuídos por Satanás”. No tempo da Inquisição Católica, séculos XIV, XV e XVI, vários deficientes mentais morreram por não conseguirem se defender ao serem acusados de heresias.
     Por volta do século XVI, Paracelso e Cardano, médicos e filósofos, afirmaram que deficientes mentais constituíam problema médico, ocorrido por fatores hereditários ou cognitivos. Dessa forma, o médico é quem passa a decidir o destino dos deficientes, e não mais o clero. Entretanto, no século XVIII, com a Revolução Burguesa e o surgimento do Capitalismo Mercantil, na medida em que não se acreditava que os deficientes poderiam ser educados e se tornarem produtivos, e tendo a medicina, a responsabilidade sobre eles, os deficientes passam a ser internados em hospitais psiquiátricos que começam a surgir nessa época.
     Segundo Aranha (1994), tais hospitais são considerados como “locais para confinar, mais do que para tratar os pacientes que fossem considerados doentes, que estivessem incomodando a sociedade ou ambos” (p. 285).
     No século XIX, o médico Esquirol descreveu, pela primeira vez, as diferenças entre doença mental e deficiência mental, relatando que o critério para avaliar esta última seria o rendimento educacional do deficiente. Com essa afirmação ele retira a responsabilidade do médico em decidir o que fazer com os deficientes.
     No século XX, com as duas grandes Guerras Mundiais, além de inúmeros fatores importantes para mudanças no sistema familiar, surgiu a Declaração dos Direitos Humanos.
     Conforme Souza (2003), com o grande avanço das ciências médicas e paramédicas da psicologia e da pedagogia, muito contribuíram para o desenvolvimento de entidades multidisciplinares para o estudo, pesquisa, prevenção, habilitação e reabilitação dos deficientes.
     Contudo, vendo negado o atendimento aos seus filhos deficientes, nos recursos regulares de ensino, ainda de acordo com o autor, os pais dão início a movimentos para criação de espaços especializados para sua educação, passar a existir então a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, a APAE. Com isso, deficientes são acolhidos em espaços especializados, que tem por objetivo, educá-los, habilitá-los e reabilitá-los para que possam ser incluídos à sociedade.
     Entretanto, de acordo com Sassaki (1997), o grande número de pessoas que adquiriram alguma deficiência em conseqüência das guerras, fez surgir um batalhão de desadaptados sociais. Com isso, começa-se a falar principalmente nos EUA dos direitos dos deficientes e da necessidade de inclusão social destes. O autor conceitua inclusão social como:
(...) o processo pelo qual a sociedade se adapta para poder incluir, em seus sistemas sociais gerais, a pessoa portadora de necessidades educacionais especiais e, simultaneamente estas se preparam para assumir seus papéis na sociedade (SASSAKI, 1997, p. 41).

     Na década de 1990, a ONU e outras organizações aprovam o documento “Normas sobre a Equiparação de Oportunidades para as pessoas com deficiência”, ressaltando a idéia se uma sociedade para todos, chamando a sociedade à responsabilidade de atender as necessidades de todos os seus componentes, independente de sua condição social, física ou mental.


Biografia:
Acadêmico de Terapia Ocupacional pela Faminas/Muriaé-MG.
Número de vezes que este texto foi lido: 52847


Outros títulos do mesmo autor

Artigos TERAPIA OCUPACIONAL NO ATENDIMENTO AMBULATORIAL Adalberto Romualdo Pereira Henrique
Artigos HOSPITALIZAÇÃO NO BRASIL Adalberto Romualdo Pereira Henrique
Artigos DESENVOLVIMENTO HUMANO Adalberto Romualdo Pereira Henrique
Poesias Reforma Sanitária Adalberto Romualdo Pereira Henrique
Artigos Estudo de Caso - Terapia Ocupacional Adalberto Romualdo Pereira Henrique
Artigos DISLEXIA – Distúrbio de aprendizagem Adalberto Romualdo Pereira Henrique
Artigos A História da loucura no Brasil Adalberto Romualdo Pereira Henrique

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 11 até 17 de um total de 17.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
1 centavo - Roni Fernandes 54795 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54795 Visitas
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54657 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54553 Visitas
Amores! - 54517 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54503 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54495 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54456 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 54417 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54388 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última