Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
As fases da organização do trabalho
Adalberto Romualdo Pereira Henrique


     No século XVI até aproximadamente século XVII deu-se o início da organização do trabalho. Nesta época, conforme Maçaneiro (2002), os mestres passavam seus ofícios aos aprendizes, e o trabalho era artesanal. A ferramenta era utilizada pelo trabalhador, e o mesmo tinha controle da produção em suas mãos. O resultado do seu trabalho era para seu próprio consumo e às vezes para a troca.
     No final do século XVIII os mestres já tinham vários aprendizes ao seu comando, e o capital passou a planejar o trabalho. Em um mesmo ambiente, aprendizes e mestres se organizavam, e fabricavam a mesma mercadoria, diante disto, deu-se o início da fragmentação do conhecimento. Surgi o trabalhador parcelar, onde o aprendiz se especializa em uma das operações, sem conhecer todo o processo. Para esta fase da organização deu-se o nome de “manufatura”.
     Segundo Maçaneiro (2002), nesta fase, o maquinário era usado para processos mais simples, em conseqüência, ocorreu o início da perda do controle do trabalho pelo trabalhador.
     Com a Revolução Industrial, no século XVIII, surgiu o Taylorismo, onde o ritmo do trabalho é comandado pelas maquinas. Consolida a expropriação técnica do trabalhador e surge o proletariado.
     O Fordismo aparece no século XIX, nesta fase o trabalhador se torna ferramenta humana em vez de profissional, e mesmo tendo um ganho relevante em habilidades técnicas e específicas, ele perde a visão do total. A função do trabalhador se resume a gestos mecânicos, desqualificando a mão-de-obra.
     De acordo com o mesmo autor, para gerar produtividade, economia de energia, tempo e movimento, deu-se a entrada da esteira rolante, momento marcante na história do trabalho. Formou-se assim o exército de reserva, resultado da substituição de trabalhadores que não desempenhavam o serviço bem feito.
     O Toyotismo, que vigora nos dias atuais, aparece para atender as necessidades de consumo, onde o instrumento de trabalho é essencialmente a máquina, e os trabalhadores, simples complementos vivos de um mecanismo morto.      As tarefas são unidas reduzindo o número de trabalhadores; formou-se a era da robotização e da informática, a globalização.
     Como observa FRIGOTTO (1999):
(...) mais de uma década e meia tem se passado e o que se verifica concretamente é que, ao contrário de mais empregos para egressos do ensino superior, temos cada vez mais exércitos de ‘ilustrados’ desempregados ou subempregados (p. 27).
     Diante disto, com o Capitalismo, surge o exército de desempregados, gerando o subemprego, subsalário, sub-condição de vida etc.


Biografia:
Acadêmico de Terapia Ocupacional pela Faminas/Muriaé-MG.
Número de vezes que este texto foi lido: 52840


Outros títulos do mesmo autor

Artigos TERAPIA OCUPACIONAL NO ATENDIMENTO AMBULATORIAL Adalberto Romualdo Pereira Henrique
Artigos HOSPITALIZAÇÃO NO BRASIL Adalberto Romualdo Pereira Henrique
Artigos DESENVOLVIMENTO HUMANO Adalberto Romualdo Pereira Henrique
Poesias Reforma Sanitária Adalberto Romualdo Pereira Henrique
Artigos Estudo de Caso - Terapia Ocupacional Adalberto Romualdo Pereira Henrique
Artigos DISLEXIA – Distúrbio de aprendizagem Adalberto Romualdo Pereira Henrique
Artigos A História da loucura no Brasil Adalberto Romualdo Pereira Henrique

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 11 até 17 de um total de 17.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
1 centavo - Roni Fernandes 54795 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54794 Visitas
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54653 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54553 Visitas
Amores! - 54517 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54503 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54495 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54456 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 54415 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54386 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última