Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
As fases da organização do trabalho
Adalberto Romualdo Pereira Henrique


     No século XVI até aproximadamente século XVII deu-se o início da organização do trabalho. Nesta época, conforme Maçaneiro (2002), os mestres passavam seus ofícios aos aprendizes, e o trabalho era artesanal. A ferramenta era utilizada pelo trabalhador, e o mesmo tinha controle da produção em suas mãos. O resultado do seu trabalho era para seu próprio consumo e às vezes para a troca.
     No final do século XVIII os mestres já tinham vários aprendizes ao seu comando, e o capital passou a planejar o trabalho. Em um mesmo ambiente, aprendizes e mestres se organizavam, e fabricavam a mesma mercadoria, diante disto, deu-se o início da fragmentação do conhecimento. Surgi o trabalhador parcelar, onde o aprendiz se especializa em uma das operações, sem conhecer todo o processo. Para esta fase da organização deu-se o nome de “manufatura”.
     Segundo Maçaneiro (2002), nesta fase, o maquinário era usado para processos mais simples, em conseqüência, ocorreu o início da perda do controle do trabalho pelo trabalhador.
     Com a Revolução Industrial, no século XVIII, surgiu o Taylorismo, onde o ritmo do trabalho é comandado pelas maquinas. Consolida a expropriação técnica do trabalhador e surge o proletariado.
     O Fordismo aparece no século XIX, nesta fase o trabalhador se torna ferramenta humana em vez de profissional, e mesmo tendo um ganho relevante em habilidades técnicas e específicas, ele perde a visão do total. A função do trabalhador se resume a gestos mecânicos, desqualificando a mão-de-obra.
     De acordo com o mesmo autor, para gerar produtividade, economia de energia, tempo e movimento, deu-se a entrada da esteira rolante, momento marcante na história do trabalho. Formou-se assim o exército de reserva, resultado da substituição de trabalhadores que não desempenhavam o serviço bem feito.
     O Toyotismo, que vigora nos dias atuais, aparece para atender as necessidades de consumo, onde o instrumento de trabalho é essencialmente a máquina, e os trabalhadores, simples complementos vivos de um mecanismo morto.      As tarefas são unidas reduzindo o número de trabalhadores; formou-se a era da robotização e da informática, a globalização.
     Como observa FRIGOTTO (1999):
(...) mais de uma década e meia tem se passado e o que se verifica concretamente é que, ao contrário de mais empregos para egressos do ensino superior, temos cada vez mais exércitos de ‘ilustrados’ desempregados ou subempregados (p. 27).
     Diante disto, com o Capitalismo, surge o exército de desempregados, gerando o subemprego, subsalário, sub-condição de vida etc.


Biografia:
Acadêmico de Terapia Ocupacional pela Faminas/Muriaé-MG.
Número de vezes que este texto foi lido: 52830


Outros títulos do mesmo autor

Artigos DEFICIÊNCIA: EVOLUÇÃO HISTÓRICA Adalberto Romualdo Pereira Henrique
Artigos As fases da organização do trabalho Adalberto Romualdo Pereira Henrique
Artigos VISÃO HISTÓRICA DO TRABALHO Adalberto Romualdo Pereira Henrique
Artigos Doenças Ocupacionais (LER / DORT) Adalberto Romualdo Pereira Henrique
Artigos Mecânica da Postura Sentada Adalberto Romualdo Pereira Henrique
Artigos O Trabalho e a Ergonomia Adalberto Romualdo Pereira Henrique
Artigos Relações Trabalho e Saúde Adalberto Romualdo Pereira Henrique
Artigos Baixo peso ao nascimento e o desenvolvimento cognitivo Adalberto Romualdo Pereira Henrique
Artigos Traumatismos da mão Adalberto Romualdo Pereira Henrique
Artigos Humanização Adalberto Romualdo Pereira Henrique

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 17.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69018 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57926 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 57561 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55844 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55126 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55083 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54965 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54905 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54835 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54833 Visitas

Páginas: Próxima Última