Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
DESENVOLVIMENTO HUMANO
Adalberto Romualdo Pereira Henrique


     Para Papalia (2000) o desenvolvimento humano evidência o estudo científico de como as pessoas podem mudar, e de como podem ficar iguais desde a concepção até a morte. As mudanças são mais perceptivas na infância, porém ocorre durante toda a vida.
Ainda citando Papalia muitos cientistas que estudam o desenvolvimento humano reconhecem que o mesmo ocorre durante toda a vida, sendo um processo vitalício conhecido cientificamente como Desenvolvimento no Ciclo Vital.
           Rodrigues (2005) disserta sobre o desenvolvimento infantil relatando que:
(...) a criança nasce com uma série relativamente grande de possibilidades motoras e que a maior parte destes comportamentos motores é representada por reflexos involuntários e têm como função garantir a sobrevivência do bebê e servir de base para suas futuras habilidades motoras (p. 26).

Gesell (2003) considera que para o desenvolvimento humano do ato de “acontecer algo” leva algum tempo, sendo um processo contínuo, cada fase representa um grau ou nível da maturidade do ciclo deste desenvolvimento.
O desenvolvimento da criança, segundo relatos de Gallahue et al, Ozmun (2002), inclui todos os aspectos do comportamento humano, e como resposta, pode ser separado em áreas do cérebro, fases na qual estão vivendo e faixas etárias.
O desenvolvimento humano, para Papalia (2000), não apresenta momentos de modificações radicais; a evolução é gradual e contínua. Entretanto, em alguns momentos ocorrerão maiores alterações sendo isso parte de uma evolução normal do ser humano.
Castro (2006) tomou como base o desenvolvimento neuropsicomotor normal ocorrendo a partir de amplas experiências sensório-motoras promovidas para a realização dos movimentos efetivos, que o indivíduo vai selecionando até encontrar seu repertório funcional. O desenvolvimento da criança é dependente e interligado a vários sistemas como o visual, tátil, proprioceptivo, sinestésico, vestibular, auditivo, e olfativo. Considerando que o desenvolvimento neuropsicomotor é de natureza sensório-motora tanto as obtenções motoras orais quanto as globais surgem conjuntamente a partir de um retorno a estes estímulos sensoriais.
Eickmann (2003), acredita que a evolução neuropsicomotora infantil consiste na criação e adaptação às modificações de antigos padrões que, quando combinados, estabelecem os marcos do desenvolvimento normal.


Biografia:
Acadêmico de Terapia Ocupacional pela Faminas/Muriaé-MG.
Número de vezes que este texto foi lido: 52817


Outros títulos do mesmo autor

Artigos TERAPIA OCUPACIONAL NO ATENDIMENTO AMBULATORIAL Adalberto Romualdo Pereira Henrique
Artigos HOSPITALIZAÇÃO NO BRASIL Adalberto Romualdo Pereira Henrique
Artigos DESENVOLVIMENTO HUMANO Adalberto Romualdo Pereira Henrique
Poesias Reforma Sanitária Adalberto Romualdo Pereira Henrique
Artigos Estudo de Caso - Terapia Ocupacional Adalberto Romualdo Pereira Henrique
Artigos DISLEXIA – Distúrbio de aprendizagem Adalberto Romualdo Pereira Henrique
Artigos A História da loucura no Brasil Adalberto Romualdo Pereira Henrique

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 11 até 17 de um total de 17.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54748 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54715 Visitas
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54606 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54484 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54437 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54432 Visitas
Amores! - 54387 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54375 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54319 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 54289 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última