Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Cancioneiro do Acaraú
Tom Campos


     Águas de rio... Três mil versos de amor e mais um outro tanto de razões para se afogar nessa corrente fluvial, vagarosa e turva, que, mesmo calada, diz tudo ao poeta sobre as águas e o que ele mais precisa saber: navegar é preciso! Um canoeiro, quando leva pessoas de uma margem à outra, não carrega apenas isso, transporta o mundo todo em sua canoa e em um dia, cabe uma vida inteira, porque na jangada do tempo, todos os dias são sopros de vento e ele sente a mesma coisa, como o rio, fica ali, mas nunca é o mesmo...
     —Aurora, traz para mim o sol que nasce mais cedo! Ele pede porque tem roupa para lavar na beira do rio e o tempo não espera a manhã decifrar a criança ou o rei devorar o medo. Carnaúbas, montanhas, clima quente e seco, um sentimento gregário de nações diferentes que se cruzam à margem do rio ou no cais da vontade de fazer isso, de se misturar e parecer que é nativo. Acaraú corre solto no vale, desenha aldeias, guarda surpresas e quando o que sobra é mais que a sombra de grandes segredos: Sobral!, ele pensa, ainda menino, o mundo todo, do leito do rio, posso vê-lo!
     Leviatã, esfinge... Nada disso! Do fundo do rio, sim, ele vê, o banho da índia do ceará, uma outra Iracema, não a do Alencar, a do Acaraú, e do vale do porto de praia doce – que nem mesmo a encruzilhada, de onde ele saiu, da terra do açúcar com a água grande, consegue tão doçura e sossego, sem os perigos das sereias de mares salgados – ele a deseja! Já crescido, trabalha e repousa no largo do Bispo, onde passa a tarde, na costa calma e mais humilde daquele reino. Do pequeno mar doce que ameaça o povo em janeiro, ele espera a estação mais forte, aquela que ele quer sentir mais saudade, depois que passar...
     Rio abaixo! Um estrangeiro, quando chega a terras novas, vem guiado pelas águas e se pudesse, quando noite, até pelas estrelas, como um rei-mago, mas ele é apenas um cancioneiro, um marrano que, nos passos do retorno, escreve nas areias ainda úmidas, ávidas e prontas para o registro dessa história, porque não poderia tê-la escrito nas águas. A memória, o canto e a alegria de poder chamar esse pequeno mar doce, de seu, não cabem nem mesmo no barco do canoeiro, é preciso guardar tudo isso para sempre numa canção tão pequena: Rio, um doce oceano de palavras!
     Ele canta poetas do passado – em despedida, porque é indo-se embora, que se aprende a voltar – e declama canções sobre os pequenos afluentes, as águas doces, e sobre os grandes mares, os movimentos circulares, as ondas, os ventos e o encontro das águas...


Este texto é administrado por: Tom Campus
Número de vezes que este texto foi lido: 52827


Outros títulos do mesmo autor

Poesias Curto-Poema II Tom Campos
Poesias Sabe quem sou? Tom Campos
Poesias Capibaribe-Mirim Tom Campos
Poesias Esta Flor Tom Campos
Poesias Educação Profissional de Nível Médio Tom Campos
Crônicas A Solidão Tom Campos
Artigos Saúde & Meio Ambiente Tom Campos
Poesias Curto-Poema Tom Campos
Artigos 15 de Maio - Dia do(a) Assistente Social Tom Campos
Poesias O Toureiro Solitário Tom Campos

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 12.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68999 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57911 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56750 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55824 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55079 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55027 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54895 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54878 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54786 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54756 Visitas

Páginas: Próxima Última