Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
De Repente Um Herói
Jô Mendonça


   E lá se vai o Fulano, com um punhado de papéis embaixo do braço, quer dar uma de bom samaritano. Quer mostrar que trabalha, faz o bem social e coisa e tal.
Quando criança era bem malvadinho, agredia e roubava seus amiguinhos. Roubou e roubou, bateu, machucou, respondeu, desrespeitou e desafiou. Foi expulso da escola. Pobre diabo! Sempre odiado. Já adolescente, virou delinqüente, fez malvadezas ainda mais contundentes, agia sempre fora da lei e ainda saía contente, zombando de um monte de gente. Ganhava grana sem ter que trabalhar, só sabia usurpar e arrancar o dinheiro, de um pobre coitado que deu duro o mês inteiro. Com o tempo seu malfeito evolui, virou gangster do narcotráfico, digno de filmes de Hollywood! Pequenos furtos já não davam tanto dinheiro, precisava de algo mais lucrativo! Mente brilhante de um bom meliante! Eram muitos os malfeitos, mas a polícia nunca dera as caras para prender o cabra, pois estava ocupada demais com outros afazeres ou presa no engarrafamento do trânsito, vai lá se saber o motivo dela ter sumido na hora! Mas o que vai se fazer, se as coisas são mesmo assim? Depois de tanto penar na pele do lobo mal, cansou-se da vida de marginal. Resolveu estudar e estuda e estudar. Agora quer educar, lencionar, mas o que esse camarada irá ensinar? Cidadania? Respeito ao próximo?Pregar a paz? Será que ele sabe mesmo fazer isso?
E lá se vai o Fulano, tentando ser mais um herói latino-americano, tentando seguir os passos de Che Guevara. Será que ele consegue? Estou pagando para ver.
Que sorte tem o esse moço! Nunca viu o Sol nascer quadrado, pois a justiça estava muito ocupada na hora, e não teve tempo de ir lá pegar ele, com a boca na botija. Agora é apenas um famigerado ex qualquer coisa que não presta, e quer mostrar que o mundo está enganado, e que ele está mudado. Mas e o Sol quadrado que ele não pode ver nascer? Mas agora ele é “ O Cara” , ou o cara-de-pau, depende do ponto de vista, ou seria vista grossa? Bem, de qualquer forma lá se vai o Fulano, orgulhoso de si mesmo, do que faz de bom, mas no passado, também se orgulhava do que fazia de mau. Afinal, qual é a cara dessa cara? Ou será que ele tem duas? Poderia até ter três ou quatro, desde que fosse lhe dado seu devido direito, o direito de permanecer calado, encarcerado e de ver o Sol nascer quadrado, depois desse “direito” recebido, poderia até ser o bom homem, seguidor dos passos de Gandhi ou coisa que o valha, mas o serviço do Fulano ficou incompleto, deixou algo pendente. Será que a consciência dele segue contente? Que importância isso tem agora? Afinal de contas, o que está feito, está feito e temos que nos conformar. Todavia esse Fulano é o novo herói latino-americano.


Biografia:
Sou carioca, escritora e atriz de teatro.Escrevo romances, contos, crônicas e poemas.
Número de vezes que este texto foi lido: 65770


Outros títulos do mesmo autor

Contos A Festa Jô Mendonça
Poesias Lute! Jô Mendonça
Poesias O Pária Jô Mendonça
Poesias Noite de Pânico! Jô Mendonça
Crônicas A Saga do Anti-Herói Jô Mendonça
Contos O Jogo da Verdade Jô Mendonça
Contos Os Donos da Noite Jô Mendonça

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 11 até 17 de um total de 17.


escrita@komedi.com.br © 2026
 
  Textos mais lidos
O que você precisa para ser feliz? - Rejane Boeira 68611 Visitas
Haikai AA-I - Antonio Ayrton Pereira da Silva 68502 Visitas
O Sábio - Deborah Valente Borba Douglas 67980 Visitas
O crime é hereditário - Roberto Queiroz 67919 Visitas
O que e um poema Sinetrico? - 67734 Visitas
O LIVRO DE JASPER 3 - paulo ricardo azmbuja fogaça 67602 Visitas
“O CARNAVAL TAMBÉM PASSA” - Sílvia Araújo Motta 67589 Visitas
ENCONTROS E DESENCONTROS - katia leandra lima pereira 67458 Visitas
Faça alguém feliz - 67440 Visitas
O LIVRO DE JASPER 2 - paulo ricardo azmbuja fogaça 67265 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última