Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Intoxicação de gente
Amigos Mágicos
Nilton Salvador

Nos últimos tempos tenho sido assaltado por uma dúvida cruel.

Quis o destino que eu desenvolvesse um grave problema de saúde, hoje sob controle, e como nem tudo pode ser tão ruim, meu infortúnio serviu para descobrir que grande parte daqueles que eu tinha como amigos e os cultuava como tal, eram mágicos.

Sem mais nem menos descobri que eram mestres na arte de desaparecer. E por mais que eu tentasse, não consegui fazê-los reaparecer, pois não sou afeto a truques sub-reptícios.

Esses tipos nós podemos chamar de amigos instrumentais. Nós, e me perdoem a expressão em terceira pessoa, de boa fé, descobrimos que eles não cultuam amizades autênticas. Só interesses. Para eles o que mais importa é estar ligado em algum tipo de Messenger, pois ficar frente a frente já é quase desnecessário.

Afinal de contas o Messenger da vida nos torna dedorrágicos – falamos pelos dedos – e ficamos muito mais corajosos do que quando romanticamente brigávamos com outros por telefone hoje quase sem identidade, pois afinal, agora ninguém mais sente as oscilações reveladoras da nossa voz.

Hoje em dia ficar frente a frente está ficando desnecessário.

Outro dia li um artigo no qual estava omitido o autor, achei espetacular ele estar definindo que era crescente o número de “gente que se sente intoxicada de gente” e vai daí que cada um inventa um tipo de fuga do tipo amor com prazo de validade, ficando, em um relacionamento faz-de-conta.

E eu, ao ler aquele artigo que não consegui descobrir o autor, mas de tudo que me lembro ele falou sobre amizade.

Imediatamente me lembrei da extraordinária sensação de carinho ao receber no peito o impacto das patas dos meus cachorros quando vieram ao meu encontro depois de uma temporada hospitalizado, festejando a minha chegada lambendo meu rosto e minhas mãos, abanando a cauda e latindo alucinados de alegria como que criticando as minhas inexplicáveis ausências, enquanto os amigos do relacionamento faz-de-conta não conseguem arrumar nada mais que um bichinho eletrônico, frio e recarregável, pois ao acabar a bateria pode ter o lixo como destino.

Lembro-me do velho adágio que um professor nos falava a cada dia de aula: “hoje é o primeiro dia do resto da minha vida.”

O ditado pode até estar meio desgastado, mas para mim é mais atual do que nunca, pois aqueles que o pronunciam ao acaso pouco sabem da sua grandeza, o que não o torna menos verdadeiro.

É tempo de levar em consideração os erros cometidos e aproveitar os acertos. Terei que recomeçar a minha própria história, aplicando o que aprendi durante este tempo, a partir do primeiro passo na calçada além do jardim do hospital.

Estou concluindo que saindo dali mesmo sem ter um certificado de garantia da vida, todos os meus sentidos estão mais apurados.

Tenho tempo para reavaliar tudo o que me for permitido, junto com aqueles que me amam, que com o que aconteceu só me enriqueceram de estímulos em direção à vida e continuarão enriquecendo cada minuto que eu viver, desprovido de outra ambição que não seja o amor fraterno.

Não devemos aceitar que amizade está em declínio.

A vida é democrática. Podemos escolher entre correr o risco de ter gente por perto, ou morrer de solidão.



Biografia:
Escritor amador - Articulista em jornais, revistas, sites, grupos e listas de discussão, do ponto de vista bio-psico-sócio-espiritual. Autor dos livros: Vida de Autista; Autismo - Deslizando nas Ondas; Deficiência ou Eficiência – Autismo uma leitura espiritual e Vivo e Imortal - Ensinando a Aprender e Adoção - O Parto do Coração.Vida de Autista... E Eles Cresceram. Autista... Os Pequenos Nadas. Brasileiro,casado com Roseli Antonia, pai do Eros Daniel, a causa, da Anna Carolina e do Gabriel Lucca os efeitos, nascido em Joinville – SC.
Número de vezes que este texto foi lido: 52810


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Que mais pareça circunstância Nilton Salvador
Artigos A vida dos brasileiros não está melhor Nilton Salvador
Crônicas Quando o Autismo é mal lembrado Nilton Salvador
Artigos Autismo imaginário, filmes reais? Nilton Salvador
Artigos Proxima Atração: Novela Índigo ou Autista? Nilton Salvador
Artigos Crianças Índigo ou Transição Planetária Nilton Salvador
Artigos EDUCAÇÃO INCLUSIVA – UMA LIÇÃO Nilton Salvador
Artigos Culpa da Escola Nilton Salvador
Artigos Alzheimer e Autismo, iguais ou parecidos? Nilton Salvador
Artigos Medicina Paliativa Nilton Salvador

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 53.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69002 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57912 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56752 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55825 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55088 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55030 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54907 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54879 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54794 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54764 Visitas

Páginas: Próxima Última