Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A importância da leitura nos anos iniciais
O gostar de ler que capacita as aprendizagens.
Olina de Araujo Spigolon

Resumo:
Com este artigo, quero ressaltar a importância da leitura no início da vida escolar, adquirindo assim um gostar de ler.

A importância da leitura nos anos iniciais
A valorização da leitura que capacita as aprendizagens e a autonomia
Olina de Araujo Spigolon
Resumo:
Com este artigo, quero ressaltar a importância da leitura no início da vida escolar, adquirindo assim um gostar de ler.

A importância da leitura nos anos iniciais
Olina de Araujo Spigolon
Resumo
Com esse artigo, queremos ressaltar a importância da leitura no início da vida escolar, adquirindo assim um gostar de ler.
O gostar de ler que capacita as aprendizagens.
A leitura é uma forma de linguagem, então podemos usá-la como um dos meios para nos comunicar, aprender, nos divertir, nos informar, etc. Para fazer da criança um leitor é preciso percorrer um caminho onde ela busque ser um cidadão capaz, autônomo e crítico da realidade em que vive. Tendo o cuidado para não transformá-lo em um alfabetizado funcional, onde o gosto pela leitura seja prazeroso atendendo as necessidades dessa criança e abrindo não apenas as portas para conviver em sociedade, mas que dê a ela a capacidade de desenvolver habilidades, estas que nos percalços da vida seu conhecimento adquirido desde a mais tenra idade faça-o lutar por um lugar ao sol.
Desenvolver nas crianças o gosto de ler e por consequência formar leitores, hoje é um desafio, visto que nossas crianças tanto quanto os adultos vivemos numa realidade pautada por diversos afazeres.
Segundo Freire (1989, p.9) “a leitura do mundo precede a leitura da palavra (...)”
A criança aprende a observar o mundo que a cerca fazendo interiormente uma leitura de tudo que olha, depois quando aprende os signos para escrever e por consequência ler fará a relação da leitura do mundo particular com a decodificação das letras.
Segundo Veridiana Almeida (2011, pg.9)
                                        Ler, pensar, sentir, ouvir, falar, sonhar, fantasiar, conhecer, experimentar, tudo isso que faz parte do nosso dia a dia e dá sentido à nossa vida só acontece por meio da literatura. Ela sempre significou, para mim, a abertura de todas as janelas para entender o mundo por meio dos olhos dos autores e das experiências das personagens.
Ler é um prazer que se aprende e precisa ser estimulado em todos os ambientes em que a criança vive e convive; daí a importância de ter pais leitores e mediadores da leitura, como professores ou qualquer pessoa que faça parte do cotidiano dela.
O professor antecipadamente quando planeja algum tipo de leitura, tem em mente o objetivo de onde pretende que o aluno chegue através dessa leitura, essa intencionalidade fará o docente perceber o crescimento intelectual do leitor, mas sem descuidar de incentivar a imaginação dele e junto o desafiando a criar.
           
               Se quisermos induzir as crianças a se tornarem leitores, nossos métodos de ensino devem estar em concordância com a riqueza do vocabulário falado pela criança, em concordância com sua inteligência, com sua curiosidade natural, sua ânsia de aprender novas coisas, seu desejo de desenvolver sua mente e sua compreensão do mundo, e seu desejo ávido de que se estimule a sua imaginação, em resumo, tornando a leitura uma atividade de interesse intrínseco. (Bettelheim e Zelan, 1992)

O ato de ler será prazeroso para a criança quando junto dele tiver algo que a estimule a continuar, que seja de seu interesse, que faça o elo de ligação daquilo que a criança sabe com o desconhecido, com o que quer aprender.
A leitura amplia os horizontes da criança, a faz exercitar o seu pensamento, é uma habilidade aprendida onde o conhecimento cresce transformando-se numa teia de ligações que a educação só tende a crescer.


Bibliografia
ALMEIDA, Veridiana. Literatura infanto-juvenil. Curitiba: Editora Fael, 2011. 122p.:il.
BETTELHEIM. Bruno e ZELAN, Karen. Um estudo psicanalítico do ato de ler. Editora: Artemed ano 1992. Porto Alegre. Artes Médicas.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: CFortez, 1989.
.



Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 52960


Outros títulos do mesmo autor

Artigos A importância da leitura nos anos iniciais Olina de Araujo Spigolon


Publicações de número 1 até 1 de um total de 1.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68892 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57830 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56644 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55697 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 54920 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54735 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54727 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54641 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54630 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54550 Visitas

Páginas: Próxima Última