Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Mulheres e a Previdência Social
Alexandre Triches

Resumo:
A Educação Previdenciária é algo necessário

O direito das mulheres ao trabalho é uma conquista fundamental da sociedade moderna. Ao longo das últimas décadas, as mulheres têm lutado e conquistado mais espaço no mercado de trabalho, enfrentando barreiras históricas, pois sempre foram relegadas a papéis domésticos e subalternos.
Ao impedir que uma mulher trabalhe, o homem está, em muitos casos, criando uma situação de dependência econômica, na qual a mulher não tem meios próprios para se sustentar. Essa dependência é uma das formas mais poderosas de controle, tornando a mulher vulnerável a situações de abusos. Estes abusos não são apenas emocionais, físicos ou até mesmo sexuais: eles também impactam no planejamento previdenciário.
Na atividade cotidiana da advocacia, me deparo constantemente com estas mulheres que se apresentam em situação de vulnerabilidade, justamente porque não tiveram a oportunidade de contribuir para a Previdência Social. A consequência lógica disso é a desproteção previdenciária, o que comumente ocorre na melhor idade, fase da vida em que deveriam viver na plenitude.
Muitas são as histórias de vida que indicam uma tênue relação entre a desigualdade de gênero e desproteção previdenciária. Não informo dados, mas transmito percepções dentro do contexto da minha atividade na advocacia, que é bastante intensa com este contingente populacional.
A falta de contribuições para o INSS compromete o acesso a direitos e sobrecarrega o sistema de assistência social, tão lembrado em tempos de ajuste fiscal. Por isso, a criação de políticas de Educação Previdenciária, mais do que nunca, é hoje uma medida necessária, principalmente para categorias estruturalmente excluídas do sistema, como é o caso das mulheres.
Vivemos numa fase de elevada desconfiança nas instituições, o que fomenta uma falsa crença de que o INSS não atende de forma eficaz às necessidades da população. Este ambiente de frustração não condiz com a realidade, e os números do INSS mostram isso, atendendo a diferentes perfis da população, incluindo trabalhadores, pessoas com deficiência, idosos e familiares de segurados falecidos. Por estas e por muitas outras razões, defender a Educação Previdenciária é algo necessário.

Alexandre Triches
Advogado especialista em Direito Previdenciário
https://schumachertriches.com.br/


Biografia:
Mestre em Direito Previdenciário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Pós-graduado em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Coordenador do Curso de Pós Graduação em Direito Previdenciário e do Trabalho da Faculdade Cenecista de Osório – FACOS Professor no Curso de Graduação em Direito da Faculdade Cenecista de Osório – Cnec/Facos Professor do Curso de Especialização em Direito Previdenciário da Uniritter / Facos/ Imed / Iesa Santo Angelo / Unisc/ Feevale Palestrante em eventos acerca da temática Previdenciária e autor de obras sobre Direito Previdenciário.
Número de vezes que este texto foi lido: 61877


Outros títulos do mesmo autor

Artigos União Estável e Pensão por Morte Alexandre Triches
Artigos Data de entrada do requerimento da aposentadoria: Alexandre Triches
Artigos Recebimento indevido de benefício após a morte Alexandre Triches
Artigos A prova de vida Alexandre Triches
Artigos O cumprimento de exigências da Previdência Alexandre Triches
Artigos Aposentadoria Especial e continuidade na função insalubre Alexandre Triches
Artigos Um novo INSS Alexandre Triches
Artigos Novo “pente fino” da Previdência Social Alexandre Triches
Artigos Mudanças impactantes no atendimento da Previdência Social Alexandre Triches
Artigos Reforma da Previdência Social e as eleições Alexandre Triches

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 41 até 50 de um total de 74.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Soneto Sofrido - Poeta do Amor 62300 Visitas
Faça alguém feliz - 62293 Visitas
A RELAÇÃO ENTRE CIÊNCIA E ARTE, CULTURA E NÃO-CULTURA - ELVAIR GROSSI 62274 Visitas
Idéais - valmir viana 62273 Visitas
O estranho morador da casa 7 - Condorcet Aranha 62273 Visitas
Sucesso e Fracasso - Paulo R Rezende 62273 Visitas
- Ivone Boechat 62271 Visitas
Linda Mulher - valmir viana 62259 Visitas
Canção - valmir viana 62258 Visitas
O pensar é dialógico e dialético - ELVAIR GROSSI 62258 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última