Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Cenários de 2050
DIRCEU DETROZ

Por certo há muitos livros escritos cujos cenários focam em como os seres humanos e o planeta estarão em 2050. Esse novo marco se aproxima velozmente. Mais três décadas e chegaremos na metade do século 21. Se temos a impressão de que os anos passam voando, duas décadas deste século já voaram.

Vou falar de dois desses livros com cenários e visões totalmente opostas de como os humanos viverão no planeta em 2050. Um deles é “Homo Deus — Uma Breve História do Amanhã” escrito em 2015 pelo israelense Yuval Noah Harari. O outro é “A Terra Inabitável — Uma História do Futuro”, um ensaio do americano David Wallace-Wells, transformado em livro em 2019. Harari leciona na Universidade Hebraica de Jerusalém. Wallace-Wells desde 2011 é o editor da revista “New York Magazine.

Em Homo Deus, Harari detalha os caminhos que a humanidade seguirá no futuro. Um planeta altamente tecnológico. A atualidade é apenas um prenúncio do quanto estaremos dependentes das máquinas quando 2050 chegar. Apesar das barreiras éticas e morais que de alguma forma continuarão a existir, a ciência mais e mais colocará os dogmas das crenças contra a parede. Lembrando que foram sempre os dogmas das crenças que tiveram de se adequar a ciência. Nunca o inverso.

Essa dependência das máquinas abrirá a possibilidade para dois caminhos. Um é os humanos perderem por completo o sentido da vida. O outro, como consta no título do livro, é a perspectiva do homem se transformar num deus. Um deus que não estará apenas em busca da felicidade e do poder. A perseguição será pela imortalidade. O Homo deus, o verdadeiro super-homem provocará a extinção do Homo sapiens.

“A Terra Inabitável” mostra o cenário de 2050 através das mudanças climáticas. Os incêndios na Amazônia deixaram claro a nossa total ignorância do que ainda está por vir. E quase como terminar de assistir “O Dia depois do Amanhã”, e achar que a ficção terminou. É fato. Já estamos vivenciando as mudanças climáticas.

Baseado em vários modelos climatológicos. Wallace-Wells narra as consequências para o planeta e os seres humanos com a temperatura se elevando entre 1ºC e 4ºC. Atualmente estamos muito próximo do planeta ficar 1ºC mais quente. Ter a consciência do caos se espalhando pelo planeta devido as mudanças climáticas é perturbador. então em 2050 o planeta estará 2ºC mais quente.

“A Terra Inabitável atinge o leitor como um meteoro”. Foi o que Andrew Solomon disse sobre o livro. Creio ser mais do que um meteoro. À medida que vamos lendo, começamos a nos sentir criminosos. As futuras gerações pagarão pelo nosso crime.

Como será brincar de deus e viver a imortalidade num planeta moribundo devastado por deuses criminosos? Isso daria um ótimo filme de ficção sobre a futura realidade.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 77


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas O alvorecer do transumanismo DIRCEU DETROZ
Crônicas Do homem palito a Annie DIRCEU DETROZ
Crônicas Sinais terráqueos DIRCEU DETROZ
Poesias PROMÍSCUOS DIRCEU DETROZ
Poesias POSSUÍDOS DIRCEU DETROZ
Crônicas 10% humano DIRCEU DETROZ
Poesias A ideologia dos algoritmos DIRCEU DETROZ
Poesias TEMPOS DE NEGAÇÃO DIRCEU DETROZ
Poesias PARAÍSO DIRCEU DETROZ
Crônicas A "IA" e o xadrez DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 952.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2019
 
  Textos mais lidos
The crow - The Wiki World - The Crow 58769 Visitas
A Arte De Se Apaixonar - André Henrique Silva 53297 Visitas
Minha namorada - Jose Andrade de Souza 42440 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 39486 Visitas
Reencontro - Jose Andrade de Souza 36107 Visitas
OS ANIMAIS E A SABEDORIA POPULAR - Orlando Batista dos Santos 35567 Visitas
PÃO E CIRCO - Tércio Sthal 34333 Visitas
Amores! - 33856 Visitas
Desabafo - 33461 Visitas
Faça alguém feliz - 32057 Visitas

Páginas: Próxima Última